A busca por informação e conhecimento faz parte dos seres humanos, e muitas vezes permanecemos desorganizados diante de tanta informação. E o Evernote surge como um grande aliado para a criação de uma Base de Conhecimento.
Estamos constantemente prontos para receber nos diversos contextos materiais de interesses, vídeos, artigos e vários imputs de aprendizados. Mas como organizar tudo que aprendemos?
O Evernote é um ótimo aplicativo para armazenar e guardar todos esses materiais. O conceito dessas funções nós chamamos de Base de Conhecimento.
Para isto existe as funcionalidades do Evernote, um aplicativo que permite criar uma Base de Conhecimento. Você pode reunir todas informações recebidas: anotações, áudios, e diversas mídias num só lugar e de modo organizado.
No entanto, se você gostaria de organizar de maneira melhor os materiais que você encontra na internet, ou que recebe por e-mail, que acumula em suas aulas, reuniões e qualquer outro evento, é hora de criar uma Base de Conhecimento.
O que são Notas?
Ao interagir com o aplicativo, você pode ir criando os conteúdos de seu interesse, de acordo com o contexto que você estiver e assim, ir elaborando sua Base de Conhecimento facilmente.
As notas são armazenamentos de diferentes modalidades de arquivos, da qual podem ficar tudo em um mesmo lugar. Portanto, textos, formatações de textos, fotos, listas de tarefas, listas de compras, tabelas, arquivos PDFs, áudios, links para outros sites, anotações.
Qualquer outra informação pode ser armazenada, e ao ser salvo, você pode utilizar em qualquer outro dispositivo acessando sua conta. Para aprender mais, veja o tutorial para utilizar o Evernote passo a passo.
Portanto, as notas são sua memória auxiliar.
Facilidades de Organização
Depois de tudo arquivado, os benefícios estão na capacidade de buscas internas que o dispositivo apresenta, você pode escrever o que deseja procurar em inúmeras notas que você tiver já registrada.
Ao querer buscar, por exemplo, por “produtividade”, vou me deparar com os diferentes arquivos, anotações, até palavras dentro de textos também.
Outra possibilidade ainda melhor, é que você pode filtrar pelo que está buscando exatamente, eu poderia escrever produtividade tag:ebooks. Assim, iria obter os e-books relacionados com a minha pesquisa. Isto seria a capacidade de filtro do dispositivo.
A Base de Conhecimento serve para armazenar tudo que você quiser realmente, as possibilidades são inúmeras de armazenamentos de arquivos com a ferramenta Evernote. Tudo envolve o segmento que você deseja pesquisar.
Etiquetas como Auxílio na Base de Conhecimentos
Para estruturar e criar da melhor forma sua Base de Conhecimento com Evernote, como resultado você pode estabelecer etiquetas, na qual serve para poder ir colocando futuramente qualquer item relacionado aos seus assuntos específicos. Todo processo vai se dando por link de temas e suas especificidades.
As etiquetas servem como agrupamentos de suas pesquisas. Podem estar atrelados aos temas gerais com os temas específicos relacionados, aonde quer que você for encontrando em determinados contextos.
Você pode utilizar a ferramenta de WebClipper do Evernote para salvar qualquer informação encontrada que esteja relacionada ao seu tema.
Além de tudo, você pode criar no momento a sua etiqueta específica, para depois ficar armazenada todas informações de acordo com suas divisões.
Ao criar um caderno com seu tema geral, todos assuntos específicos podem ser colocados como etiquetas daquele tema. Tudo isto pode ser feito com vídeos também, selecionando links e sua melhor formatação. Podemos usar com arquivos como TCCs também, e qualquer outro documento.
Depois, ao abrir novamente seu Evernote, apenas basta sincronizar e arrastar o arquivo salvo na sua Base de Conhecimento criada. Você pode ir organizando e relacionando os temas. Assim como pensar o melhor para seu aprendizado, e para sua busca de informação.
Considerações Finais
O conceito de Base de Conhecimento juntamente com o aplicativo Evernote, está demonstrando de modo particular uma propiciação para pesquisas rápidas.
É possível encontrar em questão de pouco tempo tudo que queremos e ainda mais. É possível salvar e organizar tudo o que queremos, de modo instintivo e rápido. Usando etiquetas (tags) do Evernote, também podemos ter uma rica e completa base de conhecimentos.
Você pode fazer caminhos de conhecimentos com diversos temas de interesses e construir uma enorme pesquisa de inúmeros conteúdos e temas de modo organizado.
Sua aplicação permite guardar de modo efetivo manuais, e-books, anotações estudos, aulas, palestras, áudio, fotos, digitalizações, anotações, post its, e muitos outros benefícios.
Como Organizar os Estudos?
O Evernote possui outras diversas funções que podem auxiliar você a estudar melhor, melhorar a organização e inclusive o desenvolvimento de projetos como a escrita da sua monografia, tese de mestrado, doutorado e realização de projetos.
Se você quer se aprofundar no tema e aumentar a sua eficiência, foco e concentração na rotina dos estudos, conheça o nosso programa especial para organização dos estudos.