Categories: Organização

Comece 2021 com organização: saiba como!

Começar um novo ano requer novos planos. Com isso, é preciso ter um planejamento da organização que você quer adotar nesta nova etapa e como manter a produtividade no novo ciclo.  O ano de 2020 ensinou como os planos são importantes, além de evidenciar que tudo pode acontecer no meio do caminho e que às vezes a sua rotina pode fugir do que foi desenhado.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você começar a organizar o seu ano de 2021 e trilhar os seus planos para este ano que está apenas começando. Então, saiba mais!

Prepare-se para atingir suas metas em 2021 | Foto: unsplash.com

Organização em 2021

Defina suas metas

Primeiramente, revisite os planos que você havia criado para o ano anterior. É bem provável que alguns deles foram interrompidos pelos acontecimentos que sucederam o início da pandemia. Mas, não desanime e veja o que você conseguiu concluir. Além disso, analise o que faltou para você completar e veja se é possível adicioná-los à sua nova lista de metas.

Em seguida, defina os objetivos que você acha mais palpáveis e com maiores chances de acontecer. Não tente colocar uma viagem super cara na lista, por exemplo, se você não está fazendo as economias necessárias para sua realização. Depois, coloque no papel ou em uma planilha todos os seus objetivos para atingir ao decorrer dos dias.

Assim, no final do ano, você pode novamente visitar a lista que criou e identificar aquelas que conseguiu fazer, o que faltou para alcançar outras metas e fazer uma mediação da evolução que teve ao longo dos meses, observando o que poderia ter mudado e o que deu certo. Com isso, você consegue pontuar exatamente aquilo que precisa melhorar ou repetir para o próximo ano.

Organização financeira

Como citado anteriormente, organizando suas finanças você consegue ter maior controle sobre outras metas ao longo do ano e o planejamento dos seus gastos. Assim, é possível ter em mente um total de gastos mensais em serviços essenciais, como água ou luz e os objetivos a longo prazo que são almejados para o novo ano.

Aquela viagem para a Europa, um carro zero ou até a entrada na casa própria não são metas que você consegue realizar de um dia para o outro, sem uma organização prévia. Por isso, fazer os cálculos financeiros para 2021 deixa suas metas mais tranquilas e iminentes.

Organize as suas metas em uma agenda ou planilha | Foto: unsplash.com

Procure por profissionais

Às vezes, a organização pode ser mais difícil para algumas pessoas que não estão acostumadas com esse planejamento anual. Uma alternativa é procurar por profissionais na área que podem te auxiliar nesse processo. Por exemplo, buscar ajuda de alguém qualificado em economia para te dar um norte em relação às suas finanças.

Outra opção para quem quer resolver suas pendências sozinho são os aplicativos de celular ou desktop. Faça uma pesquisa daqueles que são bem avaliados na aba de downloads e podem ajudar no seu controle anual para as metas.

Organizar seu espaço

Pode parecer que não, mas a organização do espaço físico ajuda na execução das tarefas e metas a longo prazo. Com o ambiente que você atua arrumado e limpo, a realização das suas responsabilidades e planos tornam-se mais naturais e trazem motivação para seus afazeres.

Aliás, começar o ano com o seu lar ou escritório organizado é um ótimo início para ver sua produtividade aumentar no decorrer dos dias. Organizar o ambiente que você passa a maior parte do tempo ajuda na concentração da sua rotina e no seu rendimento diário, evitando distrações e aflorando a sua criatividade para manter o foco em seus propósitos. 

Por fim, o que achou do nosso conteúdo sobre organização da rotina e metas em 2021? Se quiser saber mais sobre o assunto, como dicas para organizar a vida ou produtividade no home office, clique nos links e confira os outros conteúdos do blog Organize na Prática. Não deixe de ver também os cursos disponíveis!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Comece por aqui, e aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com o Evernote!
  2. Aprenda, na prática, como organizar a sua vida! Clique aqui para saber mais!
  3. Google Agenda – Organize a sua agenda de forma prática!
  4. Aprenda a organizar os processos e aumentar a sua produtividade. Clique aqui para saber mais!
  5. Página de Treinamentos – Aprenda a se organizar melhor e a render até 2 vezes mais!
Organize na Prática - Priscilla Gomes

Recent Posts

Diminua a ansiedade com organização: saiba o que fazer e como começar

Um estudo publicado na SAGE journals demonstrou que lugares muito desorganizados podem ocasionar compulsão alimentar,…

18 horas ago

Regra das 5 horas: o que é e como funciona o método de mentes brilhantes

Não ter a mente ocupada, seja com o trabalho, com o estudo, ou com novos…

2 dias ago

Google Keep: 5 vantagens do aplicativo para a sua organização

Se você precisa urgentemente organizar a vida e quer tomar as primeiras atitudes e parar…

2 dias ago

4 vantagens da padronização dos processos empresariais

Para driblar problemas e tornar a rotina empresarial mais uniforme, a padronização dos processos surge…

4 dias ago

Saiba como o método Kanban pode ser útil na sua empresa

Existem muitas alternativas conhecidas sobre gestão de tempo e que auxiliam a organizar a vida.…

4 dias ago

Veja 5 dicas de organização para o seu local de trabalho

Um local de trabalho com organização irá ajudá-lo a otimizar as suas atividades e trará…

5 dias ago