A princípio, trabalhar em casa pode ser uma ideia incrível. Mas, com o tempo a produtividade no home office pode ser tornar um grande desafio por inúmeros motivos e para a maioria das pessoas. Pensando nisto, criamos este conteúdo com dicas de como aumentar a produtividade no home office e render duas vezes mais. Boa leitura!

O home office aumentou devido a uma necessidade. Mas, a tendência é que permaneça nos próximos anos por causa de sua praticidade.

Há aqueles profissionais que gostam e se adaptam facilmente. Porém, há quem prefira o ambiente corporativo, o contato direto com os colegas e gestores.

Isso porque, a demanda por concentração aumenta no home office. Principalmente em um ambiente confortável, onde o profissional começa a encontrar ainda mais desafios do que no ambiente corporativo.

Nesse sentido, separamos 4 dicas para te ajudar a acabar com a procrastinação e aumentar a produtividade no home office. Confira a seguir.  

1. Produtividade no Home Office: Faça um planejamento de tarefas

Quando você passa a definir metas e atividades a serem cumpridas em seu dia, fica mais fácil evitar a procrastinação e se tornar mais produtivo. Além disso, um dos aspectos mais importantes da alta produtividade é a organização.

Portanto, saiba exatamente o que você precisa fazer durante o dia. Seja através de agenda, planners, ou aplicativos. É preciso definir suas prioridades diárias e semanais, e quais atividades merecem destaque. E não se esqueça de marcar as atividades assim que elas forem concluídas. Só assim você terá um controle maior sobre seus afazeres.

Para te ajudar neste aspecto, você pode contar com aplicativos como, por exemplo, Evernote e Todoist. Eles são excelentes gerenciadores de atividades, e ferramentas incríveis de produtividade. Pois, te ajudam a organizar a sua rotina com mais praticidade.

Além disso, com o Evernote você consegue compartilhar informações com a sua equipe de maneira prática, e em poucos minutos.

Tem interesse em render até 2x mais através de rotinas práticas e eficientes? Clique aqui e tenha acesso ao nosso treinamento completo: Evernote na Prática.

2. Invista na organização e em um local de trabalho apropriado

organização e produtividade no home office

Trabalhar em um ambiente desorganizado é uma das maiores ciladas do home office. O mesmo ocorre quando você mantém em sua mesa de trabalho uma porção de acessórios e objetos que você não irá utilizar, você aumenta as distrações e, consequentemente, diminui a produtividade.

Nesse sentido, organize a sua mesa de trabalho, mantenha por perto um copo ou uma garrafa de água para evitar ficar levantando toda hora. Isso também significa acordar cedo, e colocar uma roupa de trabalho.

Jamais trabalhe de pijamas se você pretende aumentar a produtividade. Você precisa mostrar ao seu cérebro que determinada hora é o momento exato para trabalhar, e não descansar. Quando você permanece de pijama no seu horário de trabalho, seu cérebro entende que está na hora de relaxar, de dormir. Sendo assim, pijamas e produtividade no home office não combinam.

Outro aspecto é o ambiente de trabalho. Trabalhar na cama com o computador no colo é sinônimo de distração e baixa produtividade.

Desse modo, pense em um ambiente apropriado para trabalhar. Se você não tem um local próprio como um escritório, por exemplo, busque um local organizado e longe de distrações. E, de preferência, em uma mesa com uma cadeira confortável.

Leia também: Google Drive para os negócios: aprenda estes recursos

3. Produtividade no Home Office: Acompanhe o seu progresso

Acompanhar o progresso é uma excelente maneira de entender e avaliar como está a sua produtividade no home office. Vale também definir pequenas metas e se recompensar por todo o seu desempenho.

Por exemplo, se você tem o costume de ficar navegando pelas redes sociais, e considera que o celular é uma grande distração em sua jornada de trabalho, defina metas pequenas, e assim que concluir, se permita – apenas alguns minutos – navegar pelas redes e responder amigos nos aplicativos de mensagens. Assim, você evita aquela sensação de punição ao ter que esconder o seu celular, e aumenta o aspecto de recompensa.

O celular é visto como um grande impasse da produtividade. E em um ambiente home office é ainda pior, pois não tem ninguém para vigiá-lo. Nesse sentido, ai é que entra este exemplo. O mesmo vale para qualquer outro tipo de aspecto que você julga como distração e que te afasta dos seus prazos. A ideia é evitar que você se sobrecarregue posteriormente.

E por falar em jornada de trabalho, o ambiente home office pode atrapalhar um pouco essa questão de horário fixo. Ou seja, muitas pessoas acabam não almoçando, e ultrapassam a carga horária máxima e saudável permitida.

Portanto, crie horários fixos como se você ainda estivesse em um ambiente corporativo. Em outras palavras, estabeleça um horário de início e de término. Bem como um horário de almoço.

Além disso, caso você trabalhe com várias etapas e processos, aposte em aplicativos como Asana ou Trello para facilitar este acompanhamento. E também para evitar se perder com prazos de entrega.

Leia também: Trello pode mudar a sua vida, entenda porquê

4. Faça pausas regularmente

faça pausas

Em conclusão, no ambiente corporativo é muito comum pararmos para tomar um café ou conversar com algum colega. No ambiente home office não deve ser diferente, e você deve manter este hábito.

Afinal, as pausas oferecem inúmeros benefícios. Isto é, ajudam a manter o foco, facilitam na tomada de decisões, reduzem o estresse, aumentam a satisfação e, claro, aumentam a produtividade.

Portanto, lembre-se sempre de fazer pausas para ir ao banheiro, alongar o corpo, tomar um café e respirar. As pausas são fundamentais para espairecer e seguir para uma próxima tarefa.

Certamente, com todas estas dicas você irá produzir melhor, evitar a sobrecarga e o estresse. Bem como evitar as possíveis distrações que surgem no ambiente home office.

Por fim, que tal aprender hoje mesmo a organizar toda a sua vida? Temos um exato passo a passo que irá ajudá-lo a produzir mais sem precisar trabalhar mais.

Este artigo foi útil para você? Deixe nos comentários a sua opinião. Não se esqueça de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais.

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram e acompanhar vídeos incríveis no YouTube.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA   

  1. Cadastre-se gratuitamente no Evernote – Clique aqui e comece agora mesmo.
  2. Curso Organize a Rotina Pessoal e Profissional com o Evernote
  3. Guia Evernote para Iniciantes – Clique aqui e receba gratuitamente no seu e-mail.
  4. Tenha maior previsibilidade, assertividade e paz mental – Clique aqui e aprenda a se organizar com o Google Agenda
  5. Otimize o fluxo de informações – Clique aqui para conhecer a ferramenta que irá organizar as tarefas em equipe
  6. Torne-se mais produtivo através da criação de rotinas – Clique aqui e tenha acesso a nossa página de treinamento.