Trabalho em equipe - dicas de produtividade

Trabalho em equipe: 7 dicas de produtividade

Não importa se você tem proximidade física com sua equipe ou não. Um bom trabalho em equipe envolve uma série de fatores, entre eles, otimizar processos com o intuito em aumentar a produtividade. Claro que, com as mudanças ocorridas nos formatos de trabalho, atualmente muitas equipes não trabalham no mesmo ambiente. Muitas vezes, nem sequer se conhecem pessoalmente.

Mas, a grande questão é, assim como a internet consegue nos proporcionar essa forma mais flexível de trabalho, ela também pode acabar sendo um empecilho se não for utilizada da maneira correta. Ou se a organização da equipe não for bem realizada. 

Pensando nisso, preparamos esse material para te ajudar. Confira a seguir 7 dicas de produtividade para um excelente trabalho em equipe.

1. Trabalho em equipe: Estabeleça metas e objetivos

produtividade e trabalho em equipe

Em resumo, muitos fatores levam os gestores a investir em estratégias com o intuito em aumentar a produtividade de suas equipes. Entre elas:

  • as constantes mudanças no mercado de trabalho,
  • a alta competitividade,
  • aumento das taxas de rotatividade dos profissionais, entre outros. 

A produtividade também está ligada à motivação. Por isso, cabe aos gestores buscar alternativas para aumentá-la. Nesse contexto, definir metas e objetivos é uma excelente estratégia para aumentar a produtividade. 

Uma vez que os profissionais sabem o que é preciso ser feito e quando é preciso ser feito, eles param de perder tempo ao realizar atividades que são, muitas vezes desnecessárias.

O ideal é que as metas sejam realistas e de curto prazo. Assim, eles não se sentirão desmotivados pelo volume de trabalho.

Portanto, divida o projeto e as metas em pequenas etapas. E não se esqueça de evidenciar o papel de cada profissional dentro do projeto.

Além disso, investir em um bom canal de comunicação não só facilita o trabalho em equipe, como também favorece o estabelecimento de metas e objetivos a serem alcançados. Sendo assim, passe para a nossa próxima dica. 

2. Compartilhe informações através das ferramentas apropriadas

Ter uma visão estratégica sobre o projeto pode ajudar a sua equipe a trabalhar melhor. Bem como, alcançar com mais facilidade os objetivos gerais. Essa visão é possível a partir de um bom canal de comunicação, para que favoreça essa troca de informações.

Em suma, compartilhar informações com a sua equipe de forma equilibrada pode demonstrar confiança. E, isso é fundamental para que os profissionais se motivem para produzir mais, e com qualidade. Pois assim, eles sabem exatamente qual é o papel deles dentro de uma organização.

Com um bom canal de comunicação você terá uma equipe que engajada, motivada, ágil e altamente produtiva. 

Além disso, a depender das necessidades da sua equipe e, principalmente se você trabalha com gerenciamento de projetos e precisa compartilhar as informações, você pode aproveitar um bom software de gerenciamento de projetos que conta com:

  • ferramentas de chat e compartilhamento eficiente de informações;
  • recursos para centralizar todas as informações em um único ambiente;
  • interface fácil e intuitiva, para que sua equipe não perca tempo procurando o que precisa.

Leia também: Gestão de Projetos: dicas para uma gestão eficiente

3. Trabalho em equipe: defina reuniões periódicas

trabalho em equipe

Não é só porque você tem um bom veículo de comunicação e toda a sua equipe sabe exatamente o que fazer, que você não precisa se reunir com os membros com uma certa periodicidade. 

Caso todos os profissionais trabalhem na mesma cidade, é interessante agendar pelo menos uma reunião quinzenal em um ambiente comum. No entanto, se isso não for possível, você pode apostar em bons aplicativos de videoconferência para reunir a sua equipe e tratar de assuntos importantes. 

Unir várias mentes, principalmente para resolver alguma questão sobre determinado projeto pode ser muito produtivo. Afinal, serão vários pontos de vistas trabalhando por um mesmo objetivo.

Leia também: Aplicativos de Videoconferência: conheça os 3 melhores de 2020

4. Crie um sistema de feedback eficaz

Sem dúvidas, o fornecimento de feedbacks é uma prática que não pode ser ignorada. Essa prática dá a oportunidade para que os profissionais e a equipe possam aprimorar pontos importantes em processos. Também é uma forma de engajar os colaboradores. Pois, assim, eles entendem como podem contribuir com a organização. 

Sendo assim, crie um sistema de feedback eficaz, individual e em grupo. Aposte em conversas transparentes e bem estruturadas. Dê a oportunidade para que os membros da equipe também possam se expressar.  

Uma ferramenta ideal que pode te ajudar nessa questão são os formulários. Através dos formulários você consegue não só entender qual é a visão do colaborador sobre a empresa, mas também sobre o clima e sobre eventuais dúvidas e aprimoramentos. 

Leia também: Como ganhar agilidade com os modelos prontos do Google Formulários?

5. Ofereça ferramentas adequadas para o trabalho em equipe

utilize as ferramentas apropriadas

Uma equipe que trabalha com o máximo de eficiência não o faz apenas por conta de potencial. Pelo contrário, é importante apostar em ferramentas e infraestrutura adequadas. Assim, a sua equipe poderá desempenhar um trabalho de qualidade.

Em outras palavras, com boas ferramentas a sua equipe será capaz de:  

  • colocar todas as ideias em prática;
  • demonstrar mais proatividade;
  • otimizar o tempo gasto em cada tarefa;
  • identificar e resolver problemas com maior facilidade;
  • bem como, adquirir maior agilidade e eficiência na entrega de resultados.

Portanto, verifique se a sua equipe possui ferramentas adequadas para executar suas tarefas. Questione se há algo que você, como líder, pode fazer para proporcionar uma experiência ainda melhor a cada um deles. 

Oferecer boas ferramentas também vai impedir que o trabalho em equipe seja prejudicado por conta de etapas desnecessárias. E ainda, fará com que todos os profissionais mantenham o foco em atividades que realmente importam e contribuem com o alcance de resultados positivos para os negócios.

6. Exclua as distrações através da conscientização

Algumas distrações podem afetar consideravelmente o trabalho em equipe. Tais como:

  • sites que não têm a ver com o trabalho executado;
  • redes sociais;
  • conversas ao telefone;
  • conversas paralelas;
  • e até longas e improdutivas pausas

Uma forma de reduzir as distrações é através da conscientização. Afinal, conscientizar é muito melhor que proibir e acabar criando inimizades. Tudo depende da forma como é passada a mensagem aos membros da equipe. 

Pode ser através de uma palestra, através de dicas de como gerenciar melhor o tempo, entre outras. Essa dica é essencial, principalmente quando você tem uma equipe que trabalha em horários mais flexíveis, onde o desempenho é verificado a partir de prazos. 

7. Faça pausas e estimule as pausas

Pausas longas são improdutivas, pois podem levar a uma procrastinação. No entanto, não fazer pausas pode levar ao estresse, a desmotivação e a improdutividade. 

As pausas são essenciais para que o colaborador permaneça em um mesmo rendimento de trabalho durante a sua jornada. Assim, a possibilidade dele manter-se concentrado por mais tempo, aumenta. 

Estimule pausas para:

  • tomar um café ou uma água;
  • ir ao banheiro
  • conversar sobre assuntos que não fazem parte da rotina da empresa;
  • distrair a mente nas redes sociais, entre outras.

5 ou 10 minutos são o suficiente para que todos possam respirar, e voltar mais engajados para suas atividades. 

Além disso, se for possível, promova pequenos happy hours na empresa para que os colaboradores se mantenham motivados.  

Por fim, esse conteúdo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários. E não se esqueça de compartilhar esse material com seus amigos nas redes sociais. 

Aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram e acompanhar conteúdos incríveis no canal do YouTube.

O conhecimento não para aqui!

Que tal aprender a organizar as tarefas da equipe com agilidade? Com nosso treinamento você irá aprender rotinas práticas que vão:

  • mudar a forma como os seus projetos são gerenciados;
  • te ensinar a criar projetos em minutos;
  • acompanhar o andamento dos projetos de forma clara e rápida;
  • designar atividades de forma simples, e muito mais.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Organize as tarefas da equipe com Agilidade
  2. Otimize os processos da empresa
  3. Organize os Processos na Prática
  4. Página de treinamentos