A produtividade no trabalho pode te ajudar a ter mais tempo para você e para sua família no fim do dia. Dessa forma nós preparamos este artigo para você que busca por alternativas para se tornar mais produtivo. Quer aprender a se organizar e a otimizar o seu tempo no trabalho? Neste artigo te daremos dicas essenciais para aumentar a produtividade no trabalho, seja ele em um ambiente home office ou externo. Confira a seguir.

O que é a produtividade no trabalho

como aumentar a produtividade no trabalho

Antes de entender o que precisa ser feito para se tornar mais produtivo, primeiro é preciso conhecer o que significa a produtividade no trabalho.

Em suma, está relacionado a quantidade e ao tempo. Uma pessoa produtiva é capaz de realizar um número “X” de tarefas em um período de tempo menor do que o normal ou do que uma pessoa considerada menos produtiva.

Mas não confunda! Ser produtivo não é realizar uma tarefa muito rápido e de qualquer jeito, mas sim finalizar uma tarefa de forma organizada, em menor tempo, porém com muita qualidade.

A produtividade está relacionada a qualidade e a praticidade na hora de executar ações necessária para o trabalho. Ou seja, utilizar menos recursos, menos energia e tempo, dessa forma obterá mais sucesso, mais qualidade e mais satisfação no trabalho.

Ser produtivo pode ser considerado um estilo de vida quando você atribui organização e inteligência para realizar as tarefas necessárias no seu dia a dia. É algo que deve ser praticado e incorporado diariamente como pequenos hábitos, e isso trará sucesso na execução das tarefas.

Dessa forma, listamos alguns pontos importantes para você se tornar mais produtivo e aumentar a produtividade no trabalho, em consequência, terá mais tempo para você e para a sua família. Veja a seguir.

Identifique o que está te atrasando

Ser produtivo requer trabalhar com a consciência e qualidade. Sendo assim, tenha em mente e identifique o que está te atrasando. Em que você está gastando toda a sua energia e tendo a sensação de que o dia é curto demais para realizar todas as tarefas?

Identificar esse ponto é o primeiro passo para se tornar mais produtivo.

Às vezes você pode se sentir distraído ou preso em uma tarefa demorada e chata. A falta de vontade e a falta de motivação para realizá-la pode estar te atrasando.

Uma dica é se concentrar em realizar primeiro as atividades prioritárias e mais demoradas. Ter paciência e encontrar formas mais práticas de realizar a tarefa pode ajudar a melhorar o seu desempenho, e com isso a sua produtividade.

Evite as distrações e aumente a produtividade no trabalho

como ser mais produtivo

Evite ficar perto de coisas que te distraia ou que tomem o seu tempo. Se você não precisa do celular para o trabalho, deixe ele longe de sua vista. Televisão, barulhos, pessoas, animais de estimação, principalmente se você trabalha em casa, podem ser consideradas distrações.

Procure um ambiente ao qual você se sinta confortável e que esteja devidamente organizado, limpo e livre de muitos ruídos. Menos é mais! Certamente, quanto menos coisas estiveram em sua mesa, menos distrações você terá e mais produtivo você será.

Estabeleça horários fixos

Quando você tem um horário fixo com começo e fim para determinada tarefa fica mais fácil focar e ir direto ao ponto. Afinal, ser produtivo não significa trabalhar mais horas durante o dia. Muito pelo contrário, queremos economizar tempo para que você possa investir em outras áreas como sua saúde, sua família e seus hobbies.

Menos estresse e mais qualidade de vida. Portanto, estabeleça horários fixos de tarefas e de horário de trabalho.

Verifique qual o horário do dia que você consegue se concentrar mais. Você trabalha melhor, ou seja, você se sente mais disposto durante a manhã ou durante a tarde? Deixe as tarefas mais importantes para o período do dia em que você está mais concentrado, assim você evitará as distrações com mais facilidade e terá mais tempo ao fim do dia.

E faça pequenas pausas durante o dia, não fique o dia inteiro sentado, alongue o corpo pelo menos a cada duas horas, beba água e se alimente de forma saudável. Evite alimentos pesados e que te deixem com sono. Um corpo cansado e desconcentrado não trabalhará com eficiência.

Produtividade no trabalho: organização e planejamento são essenciais

A organização é a chave do sucesso. Quando você organiza o seu ambiente e a sua agenda você consegue trabalhar com mais clareza, sem precisar se preocupar em organizar tudo no decorrer do dia.

Quando você tem uma rotina bem estabelecida e planejada, o tempo estará ao seu favor na hora de executar as tarefas.

Planeje a sua rotina pessoal e de trabalho semanalmente para ganhar tempo. Marque seus compromissos fixos da semana e do mês, defina os horários, defina as tarefas por ordem de prioridade, coloque uma lista de tarefas mais importantes, e outra de tarefas diárias. Anote os prazos de entregas e verifique o que você pode abdicar para outra pessoa.

E nunca se planeje de última hora, pois você perderá horas irrecuperáveis.  

Produtividade no trabalho: utilize softwares para te ajudar

organização e produtividade

Por fim, a tecnologia é bem-vinda para te ajudar neste processo de organização e com isso, mais produtividade no trabalho. Atualmente, uma série de softwares foram criados para tornar a sua vida mais prática e mais rápida, e com inúmeras possibilidades de organização.

Te indicamos o aplicativo Evernote para te ajudar neste processo de organização, assim você irá organizar tempo e dinheiro, pois não precisará contratar nenhum outro serviço para te ajudar a ser mais produtivo.

O Evernote é uma ferramenta completa e eficaz de gestão de tempo que irá te auxiliar na criação de listas de tarefas, agendas e anotações de informações necessárias que estarão sempre ao alcance de suas mãos. Quer dicas de como organizar a sua vida com o Evernote? Clique aqui e acesse esse outro artigo.

Além disso, ele é ideal para traçar metas e objetivos a curto e a longo prazo.

Em conclusão, o tempo é escasso, e com um aplicativo você consegue fazer uma gestão do seu tempo de forma mais prática e eficaz, ou seja, aumentará a produtividade no trabalho e você terá mais tempo ao fim do dia para a sua vida pessoal.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. eBook Guia Iniciantes Evernote – http://organizenapratica.com.br/ebook
  2. Treinamento Evernote na Prática – http://organizenapratica.com.br/organize-sua-vida
  3. Página de Treinamentos – https://organizenapratica.com.br/treinamentos/