Categories: Produtividade

Produtividade para quem quer tempo: 5 técnicas para tornar isso possível

Uma das formas de manter o rendimento e a produtividade no seu cotidiano é criar uma rotina para tornar seus objetivos mais eminentes. Essa é uma técnica para quem quer gerar mais conteúdo e organizar a vida. Assim, gerando produtividade para quem quer tempo e aumentando a sua atenção e o foco nas principais tarefas do dia.

Com isso, confira 5 dicas para tornar isso possível e facilitar a execução das atividades que você precisa terminar. Confira!

Confira técnicas de produtividade para quem quer tempo | Foto: unsplash.com

Produtividade para quem quer tempo

Define suas prioridades

Antes de começar as suas tarefas, é importante definir quais são as prioridades em nível de urgência. Bem como, quais você pode deixar um pouco de lado. Isso ajuda a nortear o começo de quais são as prioridades que você deve ter e alinhar todas as estratégias que seguem essa linha hereditária de importância.

Uma forma de seguir esse passo é estabelecer um prazo final para as metas que precisam ser cumpridas primeiro, levando em conta o tempo, dificuldade e urgência que devem ser dedicados a esta tarefa, por exemplo. Assim, adiar as funções que precisam de maior atenção se tornam mais difíceis e evita a procrastinação. 

Técnicas de produtividade: Descanse quando necessário

Apesar de ser importante e motivador manter o foco e cumprir metas, também é fundamental ter um tempo para relaxar e descansar a cabeça das suas tarefas principais. Nesse sentido, ter boas horas de sono, alimentar-se bem, e ter um momento de lazer são relevantes para manter a saúde física e mental. Além do mais, renova as energias, o humor e a disposição para seguir com a rotina diária.

Existem diversos métodos que combinam um tempo de foco com um curto período de descanso. O mais famoso é o Pomodoro, que consiste em deixar um alarme com 25 minutos para a concentração de seus trabalhos e 5 minutos de relaxamento após esse tempo.

Quando você já tiver feito esse esquema quatro vezes, totalizando 2 horas de atenção total, terá uma recompensa de 30 minutos duradouros para mais um descanso.

Saiba seus momentos de descanso diário | Foto: unsplash.com

Organize-se diariamente

Em terceiro lugar, manter o espaço de trabalho organizado é uma forma de evitar distrações e estabelecer um ambiente saudável e limpo para executar suas tarefas. Isso facilita a divisão dos documentos importantes e as chances de perder ou buscar por seus papéis são menores.

Também, deixar o ambiente limpo é motivador para o seu desempenho diário e evita bloqueios de atenção devido a bagunças externas. Outra forma de organizar seus comprovantes e trabalhos já feitos é utilizar a tecnologia para guardar os conteúdos da sua rotina e juntar diversos formulários em um só lugar, facilitando a localização deles.

É fácil estabelecer esse contato devido aos diversos aplicativos que a internet possui para essas tarefas, seja para manter o foco ou fazer anotações das suas atuais ou já feitas tarefas. Além disso, essa opção ajuda a manter a segurança dos itens, recorrendo a um backup online ou armazenamento da nuvem.

Que tal aprender a organizar a sua vida e a render até 2x mais? Então, CLIQUE AQUI!

Técnicas de produtividade: Controle seu tempo

A intenção dessa dica é você saber qual é o seu horário mais produtivo durante o dia e controlar as suas funções para se concentrar neste momento. Isso ajuda na sua atenção para as prioridades da rotina e é uma forma de organizar o seu tempo de maneira mais incisiva.

A princípio, tente focar em regular o sono para acordar disposto e aproveitar bem o restante do dia. O ideal seria acordar cedo e começar a resolver suas questões logo de manhã para ter maior proveito ao decorrer da tarde.

Faça uma coisa por vez

Para aumentar a produtividade e render durante o dia, um passo muito importante e simples, mas nem sempre pontuado, é: fazer apenas uma tarefa por vez! Isto é, quando você tenta focar em mais de uma atividade ao mesmo tempo, a bagunça que aquilo pode se tornar é quase certa. Por isso, não busque resolver mais de um assunto ao mesmo tempo para evitar confusões entre as suas prioridades e não perder a organização das suas tarefas.

E aí, gostou desse conteúdo? Então, aproveite para compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais!

Além disso, tenha acesso a mais conteúdos gratuitos como este no Instagram do Organize na Prática, e no canal do YouTube!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Comece por aqui, e aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com o Evernote!
  2. Google Agenda – Organize a sua agenda de forma prática!
  3. Aprenda a organizar os processos e aumentar a sua produtividade. Clique aqui para saber mais!
  4. Clique aqui e aprenda um passo a passo prático de como fazer mapas mentais.
  5. Página de Treinamentos – Aprenda a se organizar melhor e a render até 2 vezes mais!

Organize na Prática - Priscilla Gomes

Recent Posts

Diminua a ansiedade com organização: saiba o que fazer e como começar

Um estudo publicado na SAGE journals demonstrou que lugares muito desorganizados podem ocasionar compulsão alimentar,…

17 horas ago

Regra das 5 horas: o que é e como funciona o método de mentes brilhantes

Não ter a mente ocupada, seja com o trabalho, com o estudo, ou com novos…

2 dias ago

Google Keep: 5 vantagens do aplicativo para a sua organização

Se você precisa urgentemente organizar a vida e quer tomar as primeiras atitudes e parar…

2 dias ago

4 vantagens da padronização dos processos empresariais

Para driblar problemas e tornar a rotina empresarial mais uniforme, a padronização dos processos surge…

4 dias ago

Saiba como o método Kanban pode ser útil na sua empresa

Existem muitas alternativas conhecidas sobre gestão de tempo e que auxiliam a organizar a vida.…

4 dias ago

Veja 5 dicas de organização para o seu local de trabalho

Um local de trabalho com organização irá ajudá-lo a otimizar as suas atividades e trará…

4 dias ago