Fazer uma reuni\u00e3o com os colaboradores \u00e9 um bom jeito de come\u00e7ar a colocar em pr\u00e1tica as etapas do processo de marketing. | Foto: Unsplash\/Campaign Creators.<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\nQuantas e quais s\u00e3o as etapas de um plano de marketing?<\/h2>\n\n\n\n
Voc\u00ea acabou de descobrir quais s\u00e3o as 3 etapas do plano de marketing<\/strong>. Agora, est\u00e1 na hora de conhecer uma vers\u00e3o mais detalhada dessas etapas. Por isso, veja, a seguir, as 6 etapas do planejamento estrat\u00e9gico de marketing para promover um produto, servi\u00e7o ou marca!<\/p>\n\n\n\n1. An\u00e1lise da situa\u00e7\u00e3o da empresa<\/h3>\n\n\n\n
A primeira etapa de um plano para promover um produto, servi\u00e7o ou empresa consiste em analisar a situa\u00e7\u00e3o da empresa. Por meio dessa an\u00e1lise, voc\u00ea vai descobrir em qual momento a sua empresa est\u00e1, al\u00e9m de suas for\u00e7as e principais dificuldades.<\/p>\n\n\n\n
Inclusive, existe um m\u00e9todo chamado \u201can\u00e1lise SWOT\u201d que pode ser muito interessante para te ajudar nessa an\u00e1lise empresarial. A an\u00e1lise SWOT consiste em identificar as for\u00e7as, fraquezas, oportunidades e amea\u00e7as da empresa.<\/p>\n\n\n\n
As for\u00e7as s\u00e3o referentes aos aspectos internos que tornam a empresa competitiva. As fraquezas s\u00e3o os pontos fracos da companhia. Enquanto as oportunidades consistem nas vantagens que o ambiente externo oferece para a empresa. J\u00e1 as amea\u00e7as s\u00e3o o oposto das oportunidades, pois tratam-se de aspectos exteriores \u00e0 empresa que podem prejudic\u00e1-la a curto ou longo prazo.<\/p>\n\n\n\n
2. An\u00e1lise de mercado e concorr\u00eancia<\/h3>\n\n\n\n
Depois de analisar a empresa a fundo, \u00e9 hora de estudar o mercado no qual ela est\u00e1 inserida e, \u00e9 claro, a concorr\u00eancia. Junto com a an\u00e1lise da situa\u00e7\u00e3o da empresa, a ideia \u00e9 que essas duas outras an\u00e1lises criem uma base para que o plano de marketing seja constru\u00eddo. As tr\u00eas fazem parte das etapas do processo de pesquisa de marketing.<\/p>\n\n\n\n
3. Defini\u00e7\u00e3o da persona<\/h3>\n\n\n\n
A defini\u00e7\u00e3o da persona tamb\u00e9m \u00e9 uma das principais etapas do inbound marketing – marketing de atra\u00e7\u00e3o – ali\u00e1s, \u00e9 uma das principais etapas em quase tudo o que envolve marketing. Pois, quando voc\u00ea cria a persona da sua marca, voc\u00ea desenha exatamente a pessoa para quem seu produto ser\u00e1 vendido.<\/p>\n\n\n\n
E \u00e9 exatamente isso que \u00e9 uma persona, ela \u00e9 a personifica\u00e7\u00e3o do seu p\u00fablico-alvo. Persona \u00e9 um termo muito presente no universo do marketing que \u00e9 utilizado para definir o seu potencial cliente, a pessoa que deve comprar o seu produto.<\/p>\n\n\n\n
4. Defini\u00e7\u00e3o de objetivos a curto e longo prazo<\/h3>\n\n\n\n
A defini\u00e7\u00e3o de objetivos \u00e9 importante em qualquer planejamento, n\u00e3o seria diferente no marketing. Pois, os objetivos definem um local de chegada, por isso evita que as estrat\u00e9gias saiam da pista e percam o sentido. Quando voc\u00ea tem um objetivo definido, sabe exatamente para onde ir.<\/p>\n\n\n\n
No caso do marketing, alguns objetivos que voc\u00ea pode tra\u00e7ar s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n
- conseguir os primeiros 1 mil seguidores no Instagram at\u00e9 janeiro de 2022;<\/li>
- aumentar as vendas via e-commerce em 20% at\u00e9 a segunda metade de 2022;<\/li>
- aumentar a base de clientes fi\u00e9is em 10% dentro de 5 meses, entre outros.<\/li><\/ul>\n\n\n\n
5. Resolu\u00e7\u00e3o da parte te\u00f3rica<\/h3>\n\n\n\n
Agora, tem a etapa que muitos consideram chata, mas ningu\u00e9m diz que ela \u00e9 descart\u00e1vel. A resolu\u00e7\u00e3o da parte te\u00f3rica consiste em montar o cronograma do marketing e definir o or\u00e7amento para as campanhas.<\/p>\n\n\n\n
Aqui \u00e9 importante destacar que direcionar dinheiro para estrat\u00e9gias de marketing, a fim de promover seu produto, n\u00e3o \u00e9 um gasto, mas um investimento.<\/p>\n\n\n\n
6. Acompanhamento de resultados<\/h3>\n\n\n\n
Por fim, depois de ter seguido todos os passos e colocado o plano de marketing em pr\u00e1tica, resta acompanhar os resultados e fazer as altera\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias de modo que os objetivos iniciais sejam atingidos e voc\u00ea consiga vender seu produto ou servi\u00e7o da melhor forma poss\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n
Ent\u00e3o, esse foi apenas o b\u00e1sico sobre as etapas do plano de marketing. Se voc\u00ea quiser aprender a fundo, fique \u00e0 vontade para estudar mais sobre o assunto. E, se o seu objetivo \u00e9 colocar os processos da sua empresa em ordem, fale com a Organize na Pr\u00e1tica, n\u00f3s somos experts em organizar rotinas e otimizar processos.<\/p>\n\n\n\n