{"id":10366,"date":"2021-10-06T14:00:00","date_gmt":"2021-10-06T17:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=10366"},"modified":"2021-10-04T11:02:22","modified_gmt":"2021-10-04T14:02:22","slug":"funil-de-vendas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/funil-de-vendas\/","title":{"rendered":"Qual a import\u00e2ncia da organiza\u00e7\u00e3o nas etapas de funil de vendas?\u00a0"},"content":{"rendered":"\n

Em meio a procura cada vez maior por melhores servi\u00e7os e atendimentos, o funil de vendas<\/strong> surge como uma ferramenta ideal. Apenas monitorar o tr\u00e1fego n\u00e3o \u00e9 mais o suficiente para fechar vendas e aumentar o lucro. Voc\u00ea precisa tamb\u00e9m entender os motivos pelos quais os clientes escolhem o seu produto ou servi\u00e7o, como chegam at\u00e9 a empresa e quais s\u00e3o as suas d\u00favidas. <\/p>\n\n\n\n

\u00c9 aqui que ele entrar! Por meio dessa ferramenta \u00e9 poss\u00edvel atrair e converter pessoas em clientes e, consequentemente, ter mais lucro. Por isso, confira o que \u00e9, bem como quais s\u00e3o os principais aspectos do funil de vendas e como a organiza\u00e7\u00e3o pode ajudar nessa estrat\u00e9gia.<\/p>\n\n\n\n

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O que \u00e9 funil de vendas: funil de vendas \u00e9 um processo de acompanhamento e condu\u00e7\u00e3o do cliente. | Foto: Freepik<\/a>.\u00a0 <\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

O funil de vendas \u00e9 um processo em que voc\u00ea guiar\u00e1 a pessoa internada em seu produto ou servi\u00e7o at\u00e9 que ela efetue a compra. Estamos falando em v\u00e1rios leads que entram diariamente na sua p\u00e1gina e deixam ali informa\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas, que s\u00e3o muito \u00fateis para essa ferramenta.<\/p>\n\n\n\n

Sem falar nas etapas do funil de vendas, que demandam disciplina e compreens\u00e3o do n\u00edvel de amadurecimento da pessoa, isto \u00e9, se ela est\u00e1 pronta para avan\u00e7ar. Mas, como fazer isso? A chave \u00e9 muita organiza\u00e7\u00e3o! \u00c9 preciso seguir todos os passos corretamente para saber como prosseguir e identificar quantas oportunidades de neg\u00f3cios tem em cada est\u00e1gio do funil de vendas.<\/p>\n\n\n\n

Exatamente pela organiza\u00e7\u00e3o ser t\u00e3o importante para o sucesso dessa metodologia, \u00e9 indicado que voc\u00ea busque automatizar essa ferramenta o m\u00e1ximo poss\u00edvel. Assim, ir\u00e1 otimizar os processos do funil de vendas.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 um funil de vendas?<\/h2>\n\n\n\n

Antes de mais nada, para colocar em pr\u00e1tica essa estrat\u00e9gia, \u00e9 necess\u00e1rio, antes de tudo, entender o que \u00e9, certo?<\/p>\n\n\n\n

Em resumo, trata-se de um modelo que mostra a jornada completa do consumidor, ou seja, o seu caminho at\u00e9 a finaliza\u00e7\u00e3o da compra. Em alguns casos, o funil de vendas pode continuar mesmo depois das vendas acontecerem.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, tem como objetivo orientar e acompanhar o cliente para garantir a venda e at\u00e9 mesmo a sua fideliza\u00e7\u00e3o. A principal vantagem do funil de vendas \u00e9 justamente o aumento das vendas. Com essa ferramenta h\u00e1 uma maior previsibilidade e aproveitamento das oportunidades de neg\u00f3cios que podem ser fechados.<\/p>\n\n\n\n

Qual a import\u00e2ncia dessa metodologia?<\/h2>\n\n\n\n

O processo de compra se d\u00e1 atrav\u00e9s de etapas. Com o funil de vendas \u00e9 poss\u00edvel ter consci\u00eancia em qual momento o cliente est\u00e1, ou seja, o seu n\u00edvel de maturidade. Assim, voc\u00ea saber\u00e1 a melhor forma de abord\u00e1-lo e atend\u00ea-lo. Por isso, precisamos falar sobre um t\u00f3pico espec\u00edfico: as etapas desse processo.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Saiba as 4 etapas do funil de vendas<\/h2>\n\n\n\n

Quando falamos em funil de vendas etapas, estamos falando de quatro est\u00e1gios principais: topo, meio e fundo do funil e o p\u00f3s-vendas.<\/p>\n\n\n\n

1 – Topo do funil de vendas: prospec\u00e7\u00e3o e qualifica\u00e7\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n

Nesse momento do funil de vendas, o cliente ir\u00e1 descobrir a empresa. Ele n\u00e3o sabe ainda qual \u00e9 a sua necessidade. Mas, se a pessoa chegou at\u00e9 voc\u00ea, ent\u00e3o ela compreende que h\u00e1 um gap, ou no m\u00ednimo est\u00e1 pesquisando sobre ele. Aqui come\u00e7a o funil de vendas.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 nessa etapa do funil de vendas que voc\u00ea deve se colocar como um especialista. O objetivo \u00e9 saber as d\u00favidas, identificar e entender o problema. Apesar dessas pessoas terem chegado at\u00e9 o seu site, voc\u00ea ainda n\u00e3o h\u00e1 informa\u00e7\u00f5es sobre elas. <\/p>\n\n\n\n

Come\u00e7a ent\u00e3o o processo do funil de vendas de educar as pessoas disponibilizando conte\u00fados. Assim, voc\u00ea n\u00e3o s\u00f3 ir\u00e1 converter os visitantes em leads, mas tamb\u00e9m conseguir\u00e1 avan\u00e7ar no funil de vendas. <\/p>\n\n\n\n

Logo, o in\u00edcio do funil \u00e9 centralizado na prospec\u00e7\u00e3o e qualifica\u00e7\u00e3o. Depois de conclu\u00eddos esses dois objetivos, a pessoa pode seguir dentro do funil de vendas.<\/p>\n\n\n\n

2 – Meio do funil de vendas: apresenta\u00e7\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n

Aqui, o passo fundamental no funil de vendas \u00e9 reconhecer o problema. A pessoa j\u00e1 se informou e sabe que precisa do produto ou servi\u00e7o. Essa demanda precisa ser atendida. Ent\u00e3o, ofere\u00e7a algumas dicas que possam ajud\u00e1-lo.<\/p>\n\n\n\n

Nessa etapa do funil de vendas, voc\u00ea j\u00e1 disp\u00f5e de algumas informa\u00e7\u00f5es dos leads, que forneceram dados b\u00e1sicos em troca de conte\u00fados, como o e-mail. Chegou a hora da empresa mostrar que \u00e9 a melhor op\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Para que as vendas se concretizem, explique para a  pessoa o porqu\u00ea ela deve adquirir o produto e mostre outras alternativas al\u00e9m da compra. N\u00e3o fique tentando vender a todo custo o produto, o foco \u00e9 estabelecer uma rela\u00e7\u00e3o de confian\u00e7a para que haja mais um avan\u00e7o no funil de vendas.<\/p>\n\n\n\n

3 – Fundo do funil de vendas: negocia\u00e7\u00e3o e fechamento\u00a0<\/h3>\n\n\n\n

Chegou a hora de finalizar as vendas! Se a pessoa chegou nessa etapa do funil de vendas \u00e9 porque ele \u00e9 um lead qualificado, ou seja, confia em voc\u00ea e iniciar\u00e1 uma negocia\u00e7\u00e3o. Mostre que voc\u00ea \u00e9 a empresa certa para atender aquela necessidade. Depois \u00e9 s\u00f3 esperar pela confirma\u00e7\u00e3o da compra. <\/p>\n\n\n\n

O funil de vendas pode ser finalizado nessa etapa ou continuar.<\/p>\n\n\n\n

4 – P\u00f3s-vendas <\/h3>\n\n\n\n

Algumas empresas estendem o acompanhamento do funil de vendas e tamb\u00e9m fazem o p\u00f3s-vendas. A ideia \u00e9 fidelizar o cliente e transform\u00e1-lo em um promotor da sua marca. <\/p>\n\n\n\n

Como fazer um funil de vendas?\u00a0<\/h2>\n\n\n\n

De maneira geral, h\u00e1 tr\u00eas passos de como fazer:<\/p>\n\n\n\n