{"id":10775,"date":"2021-11-11T14:00:00","date_gmt":"2021-11-11T17:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=10775"},"modified":"2021-11-08T16:48:54","modified_gmt":"2021-11-08T19:48:54","slug":"poder-de-organizar","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/poder-de-organizar\/","title":{"rendered":"Saiba o poder da Organiza\u00e7\u00e3o na vida!"},"content":{"rendered":"\n

Na vida, saber organizar <\/strong>as suas tarefas e obriga\u00e7\u00f5es \u00e9 essencial para poupar tempo. A\u00e7\u00e3o importante no desenvolvimento de melhorias no desempenho, al\u00e9m de a\u00e7\u00f5es mais eficientes. Quando os arquivos n\u00e3o est\u00e3o organizados, por exemplo, \u00e9 mais dif\u00edcil de encontr\u00e1-los. Desse modo, a cria\u00e7\u00e3o de log\u00edstica ajuda a encontrar dire\u00e7\u00f5es mais simples para as solu\u00e7\u00f5es dos problemas. Portanto, com regras e padr\u00f5es tudo fica, sem d\u00favidas, muito mais f\u00e1cil. Assim, entenda melhor como organizar<\/strong> as atividades e a import\u00e2ncia desse processo. Boa leitura!<\/p>\n\n\n\n

\"Saber<\/a>
Saber como organizar as suas atividades \u00e9 essencial para o aumento da produtividade. | Foto: Pixabay.<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

O que \u00e9 se organizar?<\/h2>\n\n\n\n

Em primeiro lugar, \u00e9 importante entender o que significa organizar<\/strong>. Portanto, a palavra tem origem grega (organon) e significa utens\u00edlio, instrumento ou aquilo com que se trabalha.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Logo, consiste em um sistema feito com a finalidade de atingir os resultados desejados e melhorar a produtividade. Geralmente, \u00e9 formado por mais de uma pessoa que executam fun\u00e7\u00f5es de maneira coordenada e controlada com o objetivo de realizar as tarefas com efic\u00e1cia.<\/p>\n\n\n\n

A organiza\u00e7\u00e3o pode ser dividida em diversas \u00e1reas, como: empresarial, pessoal, eventos ou dom\u00e9stica. Nessas aplica\u00e7\u00f5es, o sentido de organiza\u00e7\u00e3o est\u00e1 relacionado ao modo como as pessoas se inter-relacionam entre si. Como tamb\u00e9m na distribui\u00e7\u00e3o e disposi\u00e7\u00e3o de diversos aspectos envolvidos, visando o mesmo objetivo. Na organiza\u00e7\u00e3o do lar, por exemplo, consiste na maneira como est\u00e1 organizado. Ou seja, os elementos dispostos e coordenados no espa\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Por que se organizar \u00e9 importante?\u00a0<\/h2>\n\n\n\n

Quando n\u00e3o existe foco, aumenta a possibilidade das pessoas dedicarem seus esfor\u00e7os em atividades que nem sempre podem trazer bons resultados para a companhia. Por isso, saber se organizar \u00e9 essencial para aumentar a produtividade de todos os setores. Al\u00e9m disso, \u00e9 importante que os l\u00edderes e gestores tamb\u00e9m estejam preparados para orienta\u00e7\u00e3o dos colaboradores. Afinal, eles ser\u00e3o respons\u00e1veis por definir quais metas s\u00e3o importantes para o desenvolvimento da empresa.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, ao se organizar de maneira correta, conseguimos otimizar o nosso tempo. Ou seja, dedicar o nosso tempo para as outras atividades, por exemplo, passeio com a fam\u00edlia ou amigos. Al\u00e9m disso, sua vida fica mais confort\u00e1vel e tranquila quando est\u00e1 organizada.<\/p>\n\n\n\n

Ainda mais, outro benef\u00edcio da organiza\u00e7\u00e3o est\u00e1 na liberta\u00e7\u00e3o da mente das preocupa\u00e7\u00f5es com tarefas e prazos, contribuindo para a diminui\u00e7\u00e3o da ansiedade e melhora na qualidade de vida.<\/p>\n\n\n\n

Nesse sentido, possuir um local para conseguir fazer a sua organiza\u00e7\u00e3o pessoal \u00e9 essencial, isso porque vai ajudar diretamente na maneira que voc\u00ea estuda ou trabalha. Logo, o espa\u00e7o tem que ser organizado para facilitar a realiza\u00e7\u00e3o das tarefas, al\u00e9m de voc\u00ea ter que saber onde est\u00e1 cada ferramenta para n\u00e3o perder tempo procurando, n\u00e3o precisa ser detalhista, apenas crie um sistema que funcione para voc\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

A agenda \u00e9 um item b\u00e1sico, mas que ajuda bastante na organiza\u00e7\u00e3o. No entanto, o recomendado \u00e9 anotar apenas atividades agendadas, por exemplo, os compromissos. Se preferir algo mais moderno, existem diversos aplicativos que podem ajudar na hora de organizar as suas atividades.<\/p>\n\n\n\n

Organiza\u00e7\u00e3o e produtividade<\/h2>\n\n\n\n

Uma das principais vantagens proporcionadas ao organizar as tarefas, est\u00e1 no aumento da produtividade. Assim, ser organizado significa que voc\u00ea consegue focar nas atividades essenciais e fazer as tarefas priorit\u00e1rias. Portanto, se n\u00e3o definirmos os nossos objetivos e n\u00e3o nos organizarmos, deixamos o mundo escolher quais s\u00e3o as nossas prioridades.<\/p>\n\n\n\n

Tipos de organiza\u00e7\u00e3o\u00a0<\/h2>\n\n\n\n

Empresarial<\/h3>\n\n\n\n

Na administra\u00e7\u00e3o de empresas, organiza\u00e7\u00e3o refere-se a uma entidade social formada por uma ou mais pessoas que realizam as atividades de maneira coordenada em ambientes espec\u00edficos e externos. E visando o objetivo e metas coletivas, assim, envolve a atribui\u00e7\u00e3o de responsabilidades e divis\u00e3o de tarefas.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, dependendo da organiza\u00e7\u00e3o, existe o profissional que exerce papel importante nas fun\u00e7\u00f5es de lideran\u00e7a, controle de recursos humanos, planejamento, entre outros recursos materiais, tecnol\u00f3gicos e financeiros dispon\u00edveis na empresa.<\/p>\n\n\n\n

Desse modo, a estrutura da organiza\u00e7\u00e3o pode ser informal ou formal. Em resumo, a primeira \u00e9 estruturada e planejada seguindo um regulamento interno. Enquanto a segunda s\u00e3o as rela\u00e7\u00f5es promovidas voluntariamente entre as pessoas, resultado da evolu\u00e7\u00e3o e funcionamento da companhia.<\/p>\n\n\n\n

Existem alguns elementos que est\u00e3o associados \u00e0 organiza\u00e7\u00e3o. Por exemplo, fornecedores, clientes, concorrentes, comunica\u00e7\u00e3o social, entre outros. Como tamb\u00e9m alguns dos principais sin\u00f4nimos s\u00e3o: <\/p>\n\n\n\n