{"id":10793,"date":"2021-11-13T14:00:00","date_gmt":"2021-11-13T17:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=10793"},"modified":"2021-11-15T12:29:59","modified_gmt":"2021-11-15T15:29:59","slug":"escritorios-de-arquitetura","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/escritorios-de-arquitetura\/","title":{"rendered":"Processos em escrit\u00f3rios de advocacia: Entenda a import\u00e2ncia de t\u00ea-los organizados e 4 dicas para otimizar seu processo de gest\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n

\u00c9 essencial compreender a import\u00e2ncia dos processos nos escrit\u00f3rios de arquitetura<\/strong>. Afinal, eles s\u00e3o respons\u00e1veis pela otimiza\u00e7\u00e3o e execu\u00e7\u00e3o das tarefas, al\u00e9m de melhorarem a efici\u00eancia do planejamento. Portanto, para melhor organizar as tarefas di\u00e1rias, o arquiteto deve buscar inova\u00e7\u00f5es e aprimoramento das habilidades visando melhorar a sua performance no mercado. Desse modo, saber gerir os projetos \u00e9 importante para garantir um trabalho mais produtivo. Por isso, entenda melhor como otimizar esses processos. Boa leitura!<\/p>\n\n\n\n

\"escrit\u00f3rios<\/a>
Saber como otimizar processos nos escrit\u00f3rios de direito, arquitetura e outras \u00e1reas \u00e9 essencial para o sucesso do neg\u00f3cio. | Foto: Pixabay.<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

O que s\u00e3o processos em escrit\u00f3rios de arquitetura?<\/h2>\n\n\n\n

Os processos em um escrit\u00f3rio de arquitetura s\u00e3o pr\u00e1ticas de organiza\u00e7\u00e3o que buscam desenvolver uma vis\u00e3o sist\u00eamica da empresa. Dessa forma, revelando os macroprocessos, subprocessos e tarefas, como tamb\u00e9m as rela\u00e7\u00f5es para gera\u00e7\u00e3o de valor para os consumidores e os objetivos estrat\u00e9gicos do neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 importante lembrar que essa atividade n\u00e3o \u00e9 realizada de maneira isolada e aleat\u00f3ria. Assim, faz parte de um conjunto de pr\u00e1ticas de gest\u00e3o de processos de neg\u00f3cio (BPM). E tem como finalidade alinhar esses procedimentos da organiza\u00e7\u00e3o \u00e0 estrat\u00e9gia e, assim, melhor\u00e1-los de forma constante.<\/p>\n\n\n\n

Como funciona a organiza\u00e7\u00e3o de processos em escrit\u00f3rios de arquitetura?<\/h2>\n\n\n\n

Em primeiro lugar, antes de explicar sobre como funciona a organiza\u00e7\u00e3o de processos em um escrit\u00f3rio de arquitetura, \u00e9 importante apresentar a defini\u00e7\u00e3o de cadeia de processos. Ou seja, a ordena\u00e7\u00e3o cronol\u00f3gica de cada uma dessas atividades que ocorrem no seu neg\u00f3cio de maneira que entreguem um resultado final para o cliente externo. Desse modo, envolvendo alguns processos internos, a entrega interna de um, marca o in\u00edcio de outro processo.<\/p>\n\n\n\n

Imagine a entrega de uma planta de um conjunto comercial, por exemplo. Uma das tarefas envolvida \u00e9 a coleta de informa\u00e7\u00f5es com os clientes para a cria\u00e7\u00e3o de um briefing, encaminhado ao time de projeto para ser desenvolvido um planejamento. Ao final, o respons\u00e1vel entregar\u00e1 o briefing, ent\u00e3o essa a\u00e7\u00e3o marca o in\u00edcio de outros processos. Como a elabora\u00e7\u00e3o de um cronograma.<\/p>\n\n\n\n

Nesse sentido, quando esse documento estiver pronto, servir\u00e1 de base para a cria\u00e7\u00e3o de outros projetos, dando in\u00edcio a uma cadeia de processos, at\u00e9 que a planta do conjunto comercial esteja finalizada.<\/p>\n\n\n\n

Agora que voc\u00ea entendeu esse conceito, \u00e9 essencial compreender outros dois pontos importantes para a organiza\u00e7\u00e3o dos processos: valor percebido pelo cliente e melhoria cont\u00ednua.<\/p>\n\n\n\n

Valor percebido pelo cliente<\/h3>\n\n\n\n

Esse primeiro aborda sobre o valor que ser\u00e1 agregado ao cliente ou ao neg\u00f3cio com a aquisi\u00e7\u00e3o do produto. Se o projeto desenvolvido pelo escrit\u00f3rio de arquitetura, por exemplo, atender as suas expectativas, ele vai perceber um grande valor no projeto, portanto, estar\u00e1 disposto a pagar um alto montante. No entanto, o escrit\u00f3rio teve que realizar diversos gastos, divididos em diversos processos, como: deslocamento, reuni\u00f5es, envio de e-mails e softwares.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o arquiteto precisou pensar nas melhores solu\u00e7\u00f5es para o projeto com o or\u00e7amento oferecido disponibilizado, ent\u00e3o foram gastas horas na realiza\u00e7\u00e3o dessa atividade. Nesse sentido, a organiza\u00e7\u00e3o de processos visa fazer que o custo dessas tarefas da cadeia de valor somados, sejam menores que o investimento feito pelo cliente, gerando lucro para o neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Melhoria cont\u00ednua<\/h3>\n\n\n\n

Nesse sentido, a melhoria cont\u00ednua dos processos \u00e9 feita justamente para conseguir essa diferen\u00e7a entre os custos e os valores recebidos. Essa atividade tamb\u00e9m \u00e9 conhecida como otimiza\u00e7\u00e3o de processos, \u00e9 realizada pela an\u00e1lise da tarefa atual. Al\u00e9m disso, alguns pontos s\u00e3o importantes, por exemplo:<\/p>\n\n\n\n