O objetivo, que \u00e9 aquilo que se deseja alcan\u00e7ar com aquela tarefa.<\/li><\/ul>\n\n\n\nSendo assim, \u00e9 poss\u00edvel definir a gest\u00e3o de tarefas como um processo, realizado em etapas, que possuem como objetivo a organiza\u00e7\u00e3o de seu dia, garantindo que a pessoa cumpra os prazos estabelecidos, aumente sua produtividade e assegure qualidade nas tarefas que ser\u00e3o feitas.<\/p>\n\n\n\n
Para que serve a gest\u00e3o de tarefas?<\/h2>\n\n\n\n
A gest\u00e3o de tarefas serve para a organiza\u00e7\u00e3o de atividades, que muitas vezes exigem a realiza\u00e7\u00e3o de diversas etapas, ou seja, tarefas. \u00c9 um processo que possui diversas etapas, que garantem que cada detalhe ser\u00e1 feito, priorizando a organiza\u00e7\u00e3o, o tempo e permitindo a produtividade das pessoas. <\/p>\n\n\n\n
Por isso, a gest\u00e3o pode ser aplicada em diversos meios, seja o profissional, por equipes de cria\u00e7\u00e3o, ou at\u00e9 mesmo individual, por algu\u00e9m que queira garantir que ir\u00e1 realizar tudo o que \u00e9 necess\u00e1rio e em pouco tempo. E pode ser feito em nossas vidas individuais, por exemplo, para a organiza\u00e7\u00e3o de sua rotina, como arrumar a casa, ir ao mercado ou outras atividades.<\/p>\n\n\n\n
\u00c9 comum, contudo, observar a gest\u00e3o de tarefas dentro dos ambientes de trabalho, principalmente em trabalhos em equipe, pois s\u00e3o muitas atividades a serem feitas, projetos grandes e que exigem muita organiza\u00e7\u00e3o, al\u00e9m de muitas pessoas realizando diversas tarefas e, em alguns casos, a mesma tarefa.<\/p>\n\n\n\n
Como funciona a gest\u00e3o de tarefas?<\/h2>\n\n\n\n
A gest\u00e3o de tarefas \u00e9 feita em etapas, ou seja, \u00e9 um processo que possui diversas partes, mas que juntas auxiliam na organiza\u00e7\u00e3o das atividades de seu projeto, trabalho e, at\u00e9 mesmo, tarefas pessoais. Existem 4 etapas que devem ser realizadas para criar sua gest\u00e3o de tarefas, que ir\u00e3o lhe auxiliar no processo de cria\u00e7\u00e3o de sua gest\u00e3o e que exemplificam como funciona a gest\u00e3o de tarefas.<\/p>\n\n\n\n
As 4 etapas s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n
1. Crie uma lista com todas as tarefas que voc\u00ea precisa realizar<\/h3>\n\n\n\n
Inicialmente \u00e9 necess\u00e1rio criar uma lista com as tarefas que devem ser feitas no dia. Isso ir\u00e1 garantir que nada fique de fora de seus afazeres ou que ocorram atrasos devido a uma tarefa inesperada. Ap\u00f3s listar todas as tarefas, o pr\u00f3ximo passo \u00e9 categorizar as tarefas, nas seguintes categorias: emergentes, urgentes, no prazo e planejadas.<\/p>\n\n\n\n
2. Organize e estabele\u00e7a os prazos<\/h3>\n\n\n\n
Em seguida, \u00e9 preciso estabelecer os prazos para a realiza\u00e7\u00e3o de cada tarefa, que podem ser horas, dias ou semanas, dependendo do que ser\u00e1 feito. Al\u00e9m disso, voc\u00ea pode dividir tarefas muito extensas em outras pequenas tarefas, facilitando em sua organiza\u00e7\u00e3o e na realiza\u00e7\u00e3o dela.<\/p>\n\n\n\n
3. Comunique sua equipe<\/h3>\n\n\n\n
Mesmo que esteja trabalhando individualmente, existem pessoas que aguardam por seu trabalho ou necessitam dele para realizar o seu, por isso explique sempre o que est\u00e1 sendo feito, como est\u00e1 sendo organizado e quais etapas ir\u00e1 seguir.<\/p>\n\n\n\n
4. Escolha um sistema para realizar sua gest\u00e3o de tarefas<\/h3>\n\n\n\n
Escolha sistemas que auxiliem a organiza\u00e7\u00e3o e a gest\u00e3o de suas atividades, como planilhas, ferramentas de gest\u00e3o de tarefas, metodologias, entre outros.<\/p>\n\n\n\n
5 dicas na gest\u00e3o de tarefas<\/h2>\n\n\n\n1. Defina suas metas<\/h3>\n\n\n\n
\u00c9 preciso definir suas metas para que possa se organizar e garantir uma boa gest\u00e3o de tarefas. Isso porque os objetivos tornam tudo mais f\u00e1cil, pois uma vez que sabemos o que queremos com aquela determinada tarefa, podemos organizar nosso trabalho para que isso aconte\u00e7a. <\/p>\n\n\n\n
Al\u00e9m disso, o objetivo pode envolver uma rela\u00e7\u00e3o de tempo, pois determinar um prazo pode servir como incentivo para a realiza\u00e7\u00e3o de suas tarefas.<\/p>\n\n\n\n
2. Planeje seu dia<\/h3>\n\n\n\n
Organize tudo o que voc\u00ea precisa fazer em seu dia, ou seja, todas as suas tarefas devem estar em sua lista, todas categorizadas, com prazos determinados, al\u00e9m de um pequeno planejamento de como voc\u00ea ir\u00e1 realizar tais atividades. Planejar \u00e9 fundamental para organiza\u00e7\u00e3o e para a garantia da produtividade de seu dia.<\/p>\n\n\n\n
3. Ferramentas<\/h3>\n\n\n\n
Organizar todas as tarefas, sejam individuais ou em equipe, \u00e9 um grande trabalho e muitas vezes deixamos escapar alguns detalhes. Por isso, muitas ferramentas est\u00e3o sendo criadas para facilitar a gest\u00e3o de tarefas de empresas e pessoas. Uma delas, o Asana, est\u00e1 entre as ferramentas mais populares, pela quantidade de recursos, pela facilidade da plataforma e pela efic\u00e1cia em seu trabalho.<\/p>\n\n\n\n
A melhor ferramenta de gest\u00e3o de neg\u00f3cios \u00e9 aquela que lhe proporciona todos os meios para gerir suas atividades. Por isso, compreenda suas necessidades, saiba o que voc\u00ea e sua equipe precisam, quais pontos precisam de apoio, entre outros detalhes.<\/p>\n\n\n\n
4. Reuni\u00f5es<\/h3>\n\n\n\n
Reunir-se com sua equipe para compreender como est\u00e3o sendo feitas as atividades, se est\u00e3o feitas a tempo, se existem dificuldades, entre outros pontos que auxiliam na compreens\u00e3o do projeto. Ent\u00e3o, o contato com sua equipe \u00e9 muito importante, al\u00e9m do mais, essas pessoas podem oferecer assist\u00eancia durante o trabalho.<\/p>\n\n\n\n
5. Sistemas tecnol\u00f3gicos<\/h3>\n\n\n\n
Por fim, al\u00e9m das ferramentas, que ajudam na gest\u00e3o de tarefas, existem outros softwares e ferramentas tecnol\u00f3gicas que ajudam na execu\u00e7\u00e3o das tarefas. Isso porque, para garantir que voc\u00ea conseguir\u00e1 fazer tudo, \u00e9 preciso aux\u00edlio nas execu\u00e7\u00f5es, que voc\u00ea precisa fazer de forma r\u00e1pida, por\u00e9m, bem trabalhadas.<\/p>\n\n\n\n
Para uma boa gest\u00e3o de tarefas, \u00e9 preciso organiza\u00e7\u00e3o, paci\u00eancia, ferramentas e tecnologia, al\u00e9m de um bom trabalho em equipe.\u00a0<\/p>\n\n\n\n