Pixabay<\/a>.\u00a0 <\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\nO que \u00e9 o CRM?<\/h2>\n\n\n\n
Em primeiro lugar, \u00e9 importante entender o que \u00e9 CRM<\/strong>. Portanto, pode ser definido como um gerenciamento completo do processo de vendas, assim, tem a finalidade de potencializar os atendimentos ao cliente em todos os setores da empresa. Desse modo, a tecnologia colocou os usu\u00e1rios no centro do neg\u00f3cio, ent\u00e3o as novas ferramentas, por exemplo, o CRM tem o objetivo de ajudar nesse direcionamento, levando o relacionamento com o consumidor para um outro n\u00edvel.<\/p>\n\n\n\nNo entanto, \u00e9 fundamental diferenciar duas categorias de CRM: o CRM de marketing e o CRM de vendas, assim, o primeiro tamb\u00e9m \u00e9 chamado de plataforma de automa\u00e7\u00e3o de marketing, apoiando o processo de inbound. Al\u00e9m disso, retornou aos processos de atra\u00e7\u00e3o e nutri\u00e7\u00e3o de potenciais usu\u00e1rios, ou seja, os leads. Entre as fun\u00e7\u00f5es dessa ferramenta, est\u00e3o: <\/p>\n\n\n\n
- publica\u00e7\u00e3o de posts;<\/li>
- campanhas de e-mail marketing;<\/li>
- automa\u00e7\u00e3o de lead scoring;<\/li>
- relat\u00f3rios;<\/li>
- integra\u00e7\u00e3o com CRM de vendas, entre outros.<\/li><\/ul>\n\n\n\n
CRM de vendas<\/h3>\n\n\n\n
Por outro lado, o CRM de vendas \u00e9 um software que auxilia as empresas a aumentar o n\u00famero de vendas, como tamb\u00e9m melhorar o conte\u00fado e diminuir o tempo. Desse modo, \u00e9 considerado um sistema voltado para o comercial, ou seja, o processo de relacionamento que iniciou-se no marketing e, atualmente, est\u00e1 no segmento comercial, assim, o objetivo de vendas \u00e9 o controle do fluxo dos leads. Entre as fun\u00e7\u00f5es, est\u00e3o: <\/p>\n\n\n\n
- cadastro de clientes;<\/li>
- cria\u00e7\u00e3o de m\u00faltiplos funis;<\/li>
- gest\u00e3o de leads;<\/li>
- gest\u00e3o da equipe de vendas;<\/li>
- integra\u00e7\u00e3o com plataformas de marketing e outros sistemas;<\/li>
- relat\u00f3rios, entre outros.<\/li><\/ul>\n\n\n\n
Nesse sentido, \u00e9 comum as pessoas confundirem o CRM com o ERP, mas ambos s\u00e3o servi\u00e7os diferentes. Assim, a sigla ERP (Enterprise Resource Planning) \u00e9 uma ferramenta para organiza\u00e7\u00e3o de processos financeiros, principalmente contas a pagar, receber, planejamento e emiss\u00e3o de notas fiscais. Os dois sistemas possuem fun\u00e7\u00f5es diferentes, por\u00e9m a utiliza\u00e7\u00e3o do ERP integrado ao CRM \u00e9 estrat\u00e9gico, utilizado para conectar os fluxos informacionais na empresa.<\/p>\n\n\n\n
Para que serve o CRM?<\/h2>\n\n\n\n
O CRM possui as funcionalidades ideais para a otimiza\u00e7\u00e3o do contato com os clientes, portanto, armazena todas as informa\u00e7\u00f5es, facilitando o trabalho da equipe de vendas em todos os segmentos, assim, \u00e9 um software que organiza todos os setores do processo de vendas. Nesse sentido, um bom sistema necessita das seguintes caracter\u00edsticas: registro e gerenciamento das informa\u00e7\u00f5es dos clientes; agiliza\u00e7\u00e3o no envio de e-mails, propostas e contratos; visibilidade para as atividades do time de vendas; entre outros.<\/p>\n\n\n\n
Al\u00e9m disso, oferece diversas vantagens, por exemplo, elimina\u00e7\u00e3o do trabalho repetitivo, rob\u00f3tico e manual da equipe de vendas, por isso, os benef\u00edcios do CRM s\u00e3o alvos de estudo. Em s\u00edntese, a ferramenta centraliza e organiza a informa\u00e7\u00e3o de todos os consumidores e leads, tornando esses processos mais acess\u00edveis e intuitivos, como tamb\u00e9m acelera as conex\u00f5es e simplifica o passo a passo para realiza\u00e7\u00e3o das vendas.<\/p>\n\n\n\n
Portanto, esque\u00e7a blocos de anota\u00e7\u00f5es, planilhas ou documentos de textos, o CRM consegue desenvolver um sistema centralizado e online, fornecendo para o time de vendas todos os recursos para maior desenvolvimento e gera\u00e7\u00e3o de valores para os potenciais clientes.<\/p>\n\n\n\n
Tipos de CRM<\/h2>\n\n\n\nOperacional<\/h3>\n\n\n\n
O CRM Operacional \u00e9 respons\u00e1vel pela capta\u00e7\u00e3o de dados e informa\u00e7\u00f5es necess\u00e1rios ao CRM Anal\u00edtico, portanto, \u00e9 por esse software que ser\u00e3o criadas as maneiras de contato com os consumidores, por exemplo, aqui s\u00e3o criados e analisados os canais de venda. Em outras palavras, \u00e9 o CRM Operacional que permite recolher, processar e encaminhar o feedback dos clientes ao CRM Anal\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n
Anal\u00edtico<\/h3>\n\n\n\n
O CRM tem a fun\u00e7\u00e3o de analisar os dados e informa\u00e7\u00f5es dos clientes, assim, sua principal finalidade \u00e9 verificar e utilizar todos os dados de clientes e de vendas. Desse modo, \u00e9 poss\u00edvel identificar aspectos distintos de usu\u00e1rios e criar segmentos espec\u00edficos.<\/p>\n\n\n\n
Colaborativo<\/h3>\n\n\n\n
Este trata-se dos resultados obtidos pelo CRM Operacional e analisados pelo CRM Anal\u00edtico. Com isso \u00e9 poss\u00edvel colocar em pr\u00e1tica todo o conhecimento adquirido em intera\u00e7\u00f5es e dados pr\u00e9vios dos usu\u00e1rios. Al\u00e9m disso, fazem parte do CRM Colaborativo todos os pontos e canais de contato do cliente com a empresa.<\/p>\n\n\n\n
Estrat\u00e9gico<\/h3>\n\n\n\n
Por fim, o CRM Estrat\u00e9gico permite que focos, objetivos e metas sejam tra\u00e7ados no processo de vendas, lan\u00e7ando as bases para o contato com os consumidores. Ou seja, ajudando empresas nos estudos e entendimento do mercado, dos competidores e do pr\u00f3prio neg\u00f3cio. Em outras palavras, contribui para a busca das fraquezas e for\u00e7as da empresa, como tamb\u00e9m mapeia as amea\u00e7as do ambiente e as oportunidades de mercado.<\/p>\n\n\n\n
Como o CRM pode ajudar na organiza\u00e7\u00e3o empresarial?\u00a0<\/h2>\n\n\n\n
\u00c9 comum alguns empreendedores questionarem a import\u00e2ncia do CRM. Mas, se a sua empresa n\u00e3o enxerga as oportunidades de venda, possui aus\u00eancia de informa\u00e7\u00e3o dos clientes, n\u00e3o acompanha os resultados diariamente, as principais ferramentas n\u00e3o est\u00e3o integradas, tem dificuldade na gera\u00e7\u00e3o de leads, gasta muito para conquistar os consumidores, t\u00eam dificuldade na reten\u00e7\u00e3o de novos usu\u00e1rios e n\u00e3o consegue medir o desempenho da empresa, ent\u00e3o a sua organiza\u00e7\u00e3o precisa de um CRM integrado.<\/p>\n\n\n\n
Al\u00e9m disso, o software n\u00e3o serve apenas para grandes companhias. Pelo contr\u00e1rio, as pequenas empresas tamb\u00e9m podem aproveitar essa estrat\u00e9gia para:<\/p>\n\n\n\n