organiza\u00e7\u00e3o no trabalho<\/strong><\/a>, a depender da natureza do neg\u00f3cio e da prefer\u00eancia da alta administra\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\nQuais os benef\u00edcios da organiza\u00e7\u00e3o linear para uma empresa?<\/h2>\n\n\n\n
Em compara\u00e7\u00e3o com outros tipos de estruturas, a organiza\u00e7\u00e3o linear tem como principais benef\u00edcios a facilidade de identifica\u00e7\u00e3o das atribui\u00e7\u00f5es e responsabilidades de cada fun\u00e7\u00e3o presente em sua estrutura. <\/p>\n\n\n\n
Al\u00e9m disso, essa organiza\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m permite verificar, de forma objetiva, como cada cargo interage com os demais na execu\u00e7\u00e3o de tarefas diferentes.\u00a0<\/p>\n\n\n\n
As vantagens da estrutura da organiza\u00e7\u00e3o linear \u00e9 a defini\u00e7\u00e3o com clareza sobre as responsabilidades e deveres da empresa, o que implica diretamente no processo de agiliza\u00e7\u00e3o na tomada de decis\u00f5es – evitando poss\u00edveis ambiguidades. <\/p>\n\n\n\n
Possui f\u00e1cil implanta\u00e7\u00e3o e compreens\u00e3o partindo dos colaboradores, al\u00e9m de manter estabilidade na centraliza\u00e7\u00e3o dos controles e das decis\u00f5es, tornando-se barata e eficiente. <\/p>\n\n\n\n
Por fim, o modelo de estrutura de uma organiza\u00e7\u00e3o linear engloba decis\u00f5es mais \u00e1geis, concentradas em poucas pessoas e sua comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 muito mais simples considerando seu \u00fanico sentido – de cima para baixo.<\/p>\n\n\n\n
Como aplicar a organiza\u00e7\u00e3o linear?<\/h2>\n\n\n\n
Confira algumas das principais dicas de como aplicar essa metodologia na sua empresa:<\/p>\n\n\n\n
Mapeamento de processos, cargos e fun\u00e7\u00f5es<\/h3>\n\n\n\n
Em primeiro lugar, \u00e9 necess\u00e1rio que a sua equipe mapeie todos os progressos que precisam executar pela empresa e levantar um diagn\u00f3stico com todas as nomenclaturas e cargos.<\/p>\n\n\n\n
N\u00e3o se esque\u00e7a de identificar todas as fun\u00e7\u00f5es exercidas na rotina administrativa e criar uma legenda com n\u00edveis de responsabilidade pr\u00f3prios para cada a\u00e7\u00e3o, como \u201cexecuta\u201d, \u201ccontrola\u201d e \u201caprova\u201d. As legendas possuem pap\u00e9is importantes na hora de facilitar a identifica\u00e7\u00e3o das responsabilidades. <\/p>\n\n\n\n
Outra ideia \u00e9 adotar figuras geom\u00e9tricas para cada uma delas. Voc\u00ea tamb\u00e9m pode utilizar n\u00fameros, tudo fica a seu crit\u00e9rio, fique a vontade para escolher a melhor forma!<\/p>\n\n\n\n
Estruturar as informa\u00e7\u00f5es em uma tabela<\/h3>\n\n\n\n
Partindo das a\u00e7\u00f5es que sua equipe j\u00e1 mapeou, em seguida, busque montar uma estrutura que relacione os cargos com as fun\u00e7\u00f5es, identificando o poder de execu\u00e7\u00e3o referente a cada tarefa administrativa.\u00a0<\/p>\n\n\n\n
Distribua os cargos em colunas e as fun\u00e7\u00f5es em linhas, assim, no campo de cada cruzamento voc\u00ea poder\u00e1 adicionar as responsabilidades dispostas na legenda.<\/p>\n\n\n\n
Formatos claros e objetivos<\/h3>\n\n\n\n
Ao realizar o planejamento e a montagem de uma organiza\u00e7\u00e3o linear, \u00e9 preciso estar atento aos cuidados necess\u00e1rios para que o desenho esteja leg\u00edvel tanto para a an\u00e1lise quanto para a compreens\u00e3o da estrutura dos cargos, fun\u00e7\u00f5es e responsabilidades hier\u00e1rquicas da empresa: <\/p>\n\n\n\n
- Assegure-se de que a equipe levantou todos os dados de cargos, fun\u00e7\u00f5es e responsabilidades e n\u00e3o utiliza nomes – j\u00e1 que um indiv\u00edduo pode assumir diferentes posi\u00e7\u00f5es em uma organiza\u00e7\u00e3o linear;<\/li>
- Busque utilizar cores para melhorar a distin\u00e7\u00e3o entre os quadrinhos – essa \u00e9 uma boa estrat\u00e9gia para tornar o formato mais amig\u00e1vel;<\/li>
- Defina a organiza\u00e7\u00e3o linear como um documento oficial e o disponibilize em locais acess\u00edveis a todos;<\/li>
- Enfim, utilize softwares pr\u00f3prios para a elabora\u00e7\u00e3o de uma organiza\u00e7\u00e3o linear. Alguns programas oferecem ferramentas e recursos para a montagem e formata\u00e7\u00e3o, como o Word, Excel e Power Point.<\/li><\/ol>\n\n\n\n
Por fim, agora voc\u00ea sabe o que \u00e9 a organiza\u00e7\u00e3o linear e como ela se difere da funcional. N\u00e3o \u00e9 mesmo? Que tal implement\u00e1-la na sua empresa ent\u00e3o?<\/p>\n\n\n\n