organize a vida profissional<\/strong><\/a>.<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 um plano de carreira?<\/h2>\n\n\n\n
Mas a quest\u00e3o que n\u00e3o quer calar \u00e9: o que \u00e9 plano de carreira? \u00c9 simples, plano de carreira \u00e9 uma estrutura, feito de caminhos e metas, que servem como um guia para seu crescimento profissional. Esses caminhos podem ser tra\u00e7ados pelo funcion\u00e1rio, antes mesmo de ingressar em sua empresa; e pela empresa, que ir\u00e1 definir, por meios das habilidades e compet\u00eancias do funcion\u00e1rio, o caminho que ele poder\u00e1 percorrer na empresa. Ou seja, existem dois tipos de plano de carreira, aquele feito pelo indiv\u00edduo e aquele feito pela empresa. Ambos os planos podem ser colocados em pr\u00e1tica, sendo que eles podem se alinhar e funcion\u00e1rio e empresa trabalham para alcan\u00e7arem seus objetivos juntos.<\/p>\n\n\n\n
Em um plano de carreiras \u00e9 preciso ter o caminho que o funcion\u00e1rio ir\u00e1 tra\u00e7ar, desde as habilidades que possui e deve obter, os cargos que poder\u00e1 conquistar, os sal\u00e1rios a serem pagos, entre outros detalhes. Um plano de carreira pessoal tamb\u00e9m deve conter tais informa\u00e7\u00f5es, garantindo um guia simples e direto do que ser\u00e1 necess\u00e1rio fazer para alcan\u00e7ar suas metas.<\/p>\n\n\n\n
Existem 6 tipos de plano de carreira que podem ser feitos pela empresa e pelos funcion\u00e1rios ou candidatos, com ele voc\u00ea estimula que a pessoa organize a vida profissional. S\u00e3o eles:<\/p>\n\n\n\n
Plano de Carreira em Y<\/h3>\n\n\n\n
Em resumo, o plano de carreira em Y segue a forma da letra, o funcion\u00e1rio trabalha e se destaca na empresa, adquirindo habilidades e expertise. Como forma de reconhecimento, ele ser\u00e1 promovido, ou seja, ir\u00e1 conquistar um cargo melhor. Nesse caso, contudo, ele poder\u00e1 escolher que tipo de caso deseja, se deseja ir para um cargo de lideran\u00e7a, ou trabalhar em um setor de pesquisas, ou outras \u00e1reas que desejar. Isso, \u00e9 claro, depender\u00e1 do que a empresa tem a oferecer, mas significa que a pessoa poder\u00e1 crescer de diferentes formas dentro de seu local de trabalho.<\/p>\n\n\n\n
Sendo assim, a ideia \u00e9 que o funcion\u00e1rio siga reto, crescendo, e no momento de seu reconhecimento, encontre uma bifurca\u00e7\u00e3o, em que ir\u00e1 escolher o que fazer.<\/p>\n\n\n\n
Plano de Carreira W<\/h3>\n\n\n\n
Ao contr\u00e1rio do plano de carreira Y, que oferece ao funcion\u00e1rio duas op\u00e7\u00f5es em seu avan\u00e7o dentro da empresa, que em sua maioria s\u00e3o cargos de lideran\u00e7a e pesquisas, este oferece tr\u00eas op\u00e7\u00f5es. Neste caso, al\u00e9m dos cargos de lideran\u00e7a e de pesquisa, as empresas oferecem os cargos de gest\u00e3o de projetos.<\/p>\n\n\n\n
Esse cargo \u00e9 uma uni\u00e3o dos l\u00edderes com os pesquisadores, pois permite o funcion\u00e1rio se especializar em uma \u00e1rea, realizar suas pesquisas, mas em um cargo de lideran\u00e7a, comando.<\/p>\n\n\n\n
Plano de Carreira Linear<\/h3>\n\n\n\n
Este \u00e9 um plano de carreira t\u00edpico de institui\u00e7\u00f5es militares, que seguem um modelo bem r\u00edgido de cargos e hierarquias. Nesse caso, as promo\u00e7\u00f5es, na maioria das vezes, s\u00e3o por tempo de servi\u00e7o, al\u00e9m de ser linear, ou seja, de um cargo para o seguinte. Exemplo, a pessoa trabalha como analista em sua empresa e o cargo que est\u00e1 acima dele \u00e9 o de gerente e ap\u00f3s o gerente est\u00e1 o CEO. O analista poder\u00e1 se tornar apenas gerente, sem saltar esse cargo.<\/p>\n\n\n\n
Plano de Carreira Horizontal<\/h3>\n\n\n\n
Esse plano de carreira \u00e9 utilizado para empresas que n\u00e3o possuem hierarquia, ou seja, em que todos est\u00e3o no mesmo n\u00edvel. Neste caso, ocorrem aumentos salariais, novos benef\u00edcios, novas oportunidades de projeto, mas n\u00e3o promo\u00e7\u00f5es em si.<\/p>\n\n\n\n
Plano de Carreira Paralelo\u00a0<\/h3>\n\n\n\n
Neste tipo de plano de carreira, funcion\u00e1rios que ascendem para cargos de lideran\u00e7a ficam em um n\u00edvel hier\u00e1rquico diferente dos colaboradores. Ou seja, \u00e9 como se houvesse \u201cgalhos\u201d diferentes e funcion\u00e1rios e colaboradores est\u00e3o em diferentes.<\/p>\n\n\n\n
Plano de Carreira em Rede<\/h3>\n\n\n\n
Por fim, este plano de carreira se assemelha ao plano em Y e W, em que o funcion\u00e1rio segue um caminho de crescimento e, quando \u00e9 reconhecido, escolhe como seguir\u00e1 na empresa. No caso do plano de carreira em rede, contudo, o funcion\u00e1rio ter\u00e1 mais de tr\u00eas op\u00e7\u00f5es de escolha, de acordo com o que a empresa ir\u00e1 oferecer.<\/p>\n\n\n\n
Quais os benef\u00edcios de se ter um plano de carreira?\u00a0<\/h2>\n\n\n\n
Um plano de carreira n\u00e3o existe apenas por existir, n\u00e3o \u00e9 apenas uma lista de metas ou um guia de como cada funcion\u00e1rio deve evoluir. Pelo contr\u00e1rio, um bom plano de carreira possui diversos benef\u00edcios, tanto para as empresas quanto para os funcion\u00e1rios. E s\u00e3o eles:<\/p>\n\n\n\n
- Desenvolvimento profissional;<\/li>
- Menor rotatividade;<\/li>
- Desenvolvimento de lideran\u00e7a;<\/li>
- Ajuda a encontrar os melhores candidatos \u00e0s vagas de trabalho e, no caso dos candidatos, as melhores empresa;<\/li>
- Transpar\u00eancia em processos seletivos;<\/li>
- Melhora a produtividades dos funcion\u00e1rios;<\/li>
- Valoriza\u00e7\u00e3o dos colaboradores e dos funcion\u00e1rios.<\/li><\/ul>\n\n\n\n
Como criar um plano de carreira?\u00a0<\/h2>\n\n\n\n
Agora que voc\u00ea j\u00e1 sabe o que \u00e9 um plano de carreira, quais s\u00e3o seus benef\u00edcios, tanto para a empresa quanto para o funcion\u00e1rio\/candidato, est\u00e1 na hora de saber como criar o seu! A seguir, confira o passo a passo para a cria\u00e7\u00e3o do seu pr\u00f3prio plano:<\/p>\n\n\n\n
Primeiro passo \u2013 Metas<\/h3>\n\n\n\n
Quais s\u00e3o suas metas? Ou quais s\u00e3o as metas para aquele funcion\u00e1rio? Essas s\u00e3o as primeiras quest\u00f5es que devem ser respondidas. No caso dos funcion\u00e1rios, eles devem imaginar quais s\u00e3o seus objetivos dentro da empresa, quais cargos almejam, quanto pensam em ganhar. \u00c9 preciso tra\u00e7ar metas para sua vida profissional.<\/p>\n\n\n\n
No caso das empresas, elas precisam pensar at\u00e9 onde desejam que seu funcion\u00e1rio caminhe. Quais as habilidades que ele ter\u00e1 que desenvolver, quais os projetos deseja que ele participe, entre outras metas. Crie essas metas e as liste, em ordem cronol\u00f3gica.<\/p>\n\n\n\n
Essas metas podem ser grandes e pequenas, de longo ou curto prazo, mas devem ser bem objetivas. \u00c9 preciso lembrar, no entanto, que essas metas devem se basear na realidade, ou seja, \u00e9 preciso levar em considera\u00e7\u00e3o o meio em que est\u00e1 inserido, entre outros pontos.<\/p>\n\n\n\n
Segundo passo \u2013 Cumpra suas metas<\/h3>\n\n\n\n
Em seguida, ap\u00f3s estabelecer todas as suas metas ou as metas de seu funcion\u00e1rio, \u00e9 preciso coloc\u00e1-las em pr\u00e1tica. Por exemplo, se a pessoa deseja alcan\u00e7ar um determinado cargo em sua empresa e para isso precisa desenvolver um projeto X, est\u00e1 na hora de desenvolv\u00ea-lo. Se organize e fa\u00e7a acontecer, de pouco em pouco se chega l\u00e1.<\/p>\n\n\n\n
No caso dos planos de carreira feitos por empresas, \u00e9 preciso dar a seu funcion\u00e1rio as condi\u00e7\u00f5es para alcan\u00e7ar seus objetivos. Se voc\u00ea deseja que ele assuma um determinado cargo, ajude-o a conquist\u00e1-lo. Ofere\u00e7a cursos profissionalizantes, trabalhe suas habilidades e leve-o para esse caminho.<\/p>\n\n\n\n
Terceiro passo \u2013 Converse<\/h3>\n\n\n\n
Por fim, \u00e9 preciso se comunicar com pessoas de sua \u00e1rea, fortalecer sua rede de networking, para alcan\u00e7ar suas metas do plano de carreira. Fale com aqueles que j\u00e1 tra\u00e7aram esse mesmo caminho, saiba o que eles fizeram para alcan\u00e7ar seus objetivos, pegue dicas e mostre que deseja chegar l\u00e1. Mostre que est\u00e1 em busca de oportunidades para que elas apare\u00e7am em sua trajet\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n
Um bom plano de carreira \u00e9 a melhor forma de crescer e se destacar em meio a um mercado de trabalho competitivo.<\/p>\n\n\n\n