{"id":11220,"date":"2021-12-26T14:00:00","date_gmt":"2021-12-26T17:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=11220"},"modified":"2021-12-25T22:37:33","modified_gmt":"2021-12-26T01:37:33","slug":"gerenciamento-de-clientes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/gerenciamento-de-clientes\/","title":{"rendered":"5 formas que v\u00e3o ajudar no seu gerenciamento de clientes!"},"content":{"rendered":"\n

O mercado hoje em dia est\u00e1 cada vez mais competitivo e por isso as empresas procuram formas de melhorar seu desempenho. Fazer um gerenciamento de clientes<\/strong> com um bom planejamento pode destacar a empresa entre seus correntes.<\/p>\n\n\n\n

Em resumo, o gerenciamento de clientes \u00e9 um m\u00e9todo que tem como foco organizar todas as informa\u00e7\u00f5es de cada um dos clientes de um neg\u00f3cio. Assim, visando otimizar a prospec\u00e7\u00e3o e impulsionar as vendas no geral.<\/p>\n\n\n\n

Dessa forma, continue a leitura para entender melhor sobre o que \u00e9 um gerenciamento de clientes, como funciona um gerenciador de clientes. Al\u00e9m disso, quais formas podem ajudar com a gest\u00e3o de clientes e muito mais!<\/p>\n\n\n\n

\"gerenciamento
CRM gerenciamento de relacionamento com clientes: entenda tudo sobre o tema. | Foto: Freepik\/teksomolika<\/a>. <\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

O que \u00e9 o gerenciamento de clientes?<\/h2>\n\n\n\n

Como objetivos principais, essa forma de gest\u00e3o \u00e9 feita para facilitar a rotina de trabalho e, assim, permitir mais clareza sobre quem s\u00e3o os potenciais leads, aumentar a fideliza\u00e7\u00e3o dos clientes e, basicamente, te ajudar a encontrar melhores oportunidades de neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n

Assim, para ajudar na coleta desses dados e apoiar o gerenciamento de clientes, existe um sistema gerenciamento de cliente conhecido como software de CRM.<\/p>\n\n\n\n

O gerenciamento de clientes CRM ajuda as empresas a organizarem esses in\u00fameros dados de v\u00e1rios consumidores e compras, equipando profissionais com ferramentas que permitem acompanhar e analisar todas as atividades.<\/p>\n\n\n\n

Ou seja, o gerenciamento de clientes nada mais \u00e9 do que uma pr\u00e1tica que tem como objetivo organizar melhor todo o contato com o p\u00fablico, a fim de oferecer solu\u00e7\u00f5es personalizadas para cada um dos clientes e assim aumentar as chances de fechar um neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, esse processo tamb\u00e9m leva o nome de gest\u00e3o da carteira de clientes. Que, em resumo, \u00e9 o portf\u00f3lio com a rela\u00e7\u00e3o completa de todas as organiza\u00e7\u00f5es e\/ou pessoas com as quais a sua empresa mant\u00e9m um contato comercial.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo de toda empresa \u00e9 ter cada vez mais clientes. Portanto, \u00e9 necess\u00e1rio oferecer a melhor experi\u00eancia para cada perfil de consumidor, por\u00e9m isso \u00e9 uma tarefa dif\u00edcil de realizar sem organiza\u00e7\u00e3o. Assim, a gest\u00e3o de clientes vai ajudar nessa coleta de dados, mas sem baixar a qualidade da personaliza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Hoje em dia, as informa\u00e7\u00f5es s\u00e3o bombardeadas nos canais de comunica\u00e7\u00e3o, como redes sociais. Prender a aten\u00e7\u00e3o das pessoas em bons conte\u00fados \u00e9 primordial para conquistar novos consumidores do seu produto ou servi\u00e7o. Por isso, a rela\u00e7\u00e3o empresa e cliente est\u00e1 sendo cada vez mais valorizada, uma vez que conhecer o seu p\u00fablico-alvo \u00e9 a base do gerenciamento de clientes, para poder oferecer o melhor atendimento.<\/p>\n\n\n\n

Como fazer o gerenciamento de clientes?<\/h2>\n\n\n\n

O assunto de gerenciamento de clientes \u00e9 atual e se popularizou entre as empresas por mostrar resultados eficazes. Pensando nisso, listamos algumas dicas de como fazer o gerenciamento de clientes:<\/p>\n\n\n\n

1. Conhe\u00e7a a sua empresa<\/h3>\n\n\n\n

Conhecer seu neg\u00f3cio detalhadamente e seus respectivos processos \u00e9 essencial. A dica aqui \u00e9 ter uma boa no\u00e7\u00e3o das suas vendas, como funciona profundamente seu ciclo de atendimento, qual a rotina da empresa, entre outros.<\/p>\n\n\n\n

Assim, o cliente se sentir\u00e1 mais seguro ao adquirir um produto ou servi\u00e7o da sua empresa, permitindo que o relacionamento cres\u00e7a e, consequentemente, atraia novos clientes.<\/p>\n\n\n\n

2. Organiza\u00e7\u00e3o e comunica\u00e7\u00e3o interna<\/h3>\n\n\n\n

Em resumo, para manter uma boa gest\u00e3o de clientes, \u00e9 importante primeiro se organizar internamente e ter uma boa comunica\u00e7\u00e3o interna com todos os colaboradores.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, os dados dos clientes precisam estar organizados, de prefer\u00eancia centralizados em uma \u00fanica plataforma de atendimento.<\/p>\n\n\n\n

3. Se preocupe tamb\u00e9m com o p\u00f3s-venda<\/h3>\n\n\n\n

Depois de uma venda de servi\u00e7o ou produto, n\u00e3o se deve \u201cabandonar\u201d o cliente e ignorar a quest\u00e3o de manter contato ou at\u00e9 mesmo se mostrar dispon\u00edvel para o consumidor. <\/p>\n\n\n\n

Um cliente n\u00e3o \u00e9 apenas uma \u00fanica venda, ele \u00e9 uma rela\u00e7\u00e3o de longo prazo! D\u00ea ainda mais aten\u00e7\u00e3o ao cliente depois dele fechar um neg\u00f3cio com voc\u00ea. <\/p>\n\n\n\n

Ignorar o cliente \u00e9 um erro muito comum entre empresas, por isso, fa\u00e7a diferente e busque maneiras de manter contato com os seus. Quando se tem um cliente fiel, se tem tudo. A Pesquisa de Satisfa\u00e7\u00e3o \u00e9 uma \u00f3tima t\u00e1tica, por exemplo, para saber como o cliente se sentiu ap\u00f3s interagir com a empresa.<\/p>\n\n\n\n

4. Invista no relacionamento com o cliente<\/h3>\n\n\n\n

Por fim, \u00e9 fato que manter uma rela\u00e7\u00e3o org\u00e2nica e transparente com o seu consumidor \u00e9 essencial nos dias atuais. Esse \u00e9 um dos aspectos mais importantes dentro do gerenciamento de clientes.<\/p>\n\n\n\n

Como foi dito, para se relacionar bem com o consumidor \u00e9 preciso conhec\u00ea-lo e isso \u00e9 mais do que ter um p\u00fablico-alvo, \u00e9 obter um conhecimento espec\u00edfico de cada cliente. Sendo assim, \u00e9 nesse caso que \u00e9 interessante investir em um software de CRM, sigla usada para “Customer Relationship Management”, assunto que vamos ver mais para frente.<\/p>\n\n\n\n

Outras medidas que tamb\u00e9m podem ser seguidas s\u00e3o, por exemplo:<\/p>\n\n\n\n