{"id":11345,"date":"2022-01-11T14:00:00","date_gmt":"2022-01-11T17:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=11345"},"modified":"2022-01-10T16:57:13","modified_gmt":"2022-01-10T19:57:13","slug":"experiencia-do-cliente","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/experiencia-do-cliente\/","title":{"rendered":"Experi\u00eancia do cliente e organiza\u00e7\u00e3o: entenda a rela\u00e7\u00e3o entre eles"},"content":{"rendered":"\n

A organiza\u00e7\u00e3o <\/strong>de uma empresa precisa de v\u00e1rios passos para que o neg\u00f3cio consiga atingir um bom patamar. Entretanto, mesmo que esse processo precise de muitas pessoas envolvidas, os clientes s\u00e3o os mais importantes. Por isso, \u00e9 sempre muito v\u00e1lido investir em uma boa gest\u00e3o <\/strong>da experi\u00eancia do cliente<\/strong> e na cria\u00e7\u00e3o de um relacionamento com o cliente<\/strong><\/a>.<\/p>\n\n\n\n

O cliente <\/strong>\u00e9 t\u00e3o importante justamente pelo fato de ele representar o \u00faltimo passo. Portanto, praticamente tudo e todas as etapas de planejamento de uma empresa s\u00e3o feitas justamente pensando no cliente. Dessa forma, uma empresa que n\u00e3o tenha foco e vis\u00e3o direcionado para a experi\u00eancia do cliente est\u00e1 perdendo tempo e oportunidade de crescimento.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo sendo algo t\u00e3o importante, muitas empresas optam por postergar a experi\u00eancia do cliente por achar que \u00e9 uma pol\u00edtica muito cara, a realidade \u00e9 bem diferente: existem formas de  implementar pol\u00edticas de experi\u00eancia do cliente at\u00e9 de gra\u00e7a. Para realizar esse feito, basta ter uma no\u00e7\u00e3o do que essa forma de administra\u00e7\u00e3o realmente \u00e9 e no que ela implica.<\/p>\n\n\n\n

Pensando nisso, esse \u00e9 um guia geral sobre a experi\u00eancia do cliente. Isto \u00e9, explicando exatamente o que \u00e9, o por que dela ser t\u00e3o importante dentro de um neg\u00f3cio. Al\u00e9m disso, dicas de como implantar essa pol\u00edtica dentro da sua empresa.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

\"Boa
Boa experi\u00eancia do cliente fideliza muitos clientes. | Foto: Freepik<\/a>.\u00a0 <\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

O que \u00e9 a experi\u00eancia do cliente?<\/h2>\n\n\n\n

Em resumo, nada mais \u00e9 do que todas as participa\u00e7\u00f5es que o cliente tem dentro dos passos da empresa. Pensamos que uma empresa X trabalhe com roupas feitas sob medida, a experi\u00eancia do cliente desse neg\u00f3cio deve pensar desde o primeiro contato que ele cliente ter\u00e1 com a empresa, at\u00e9 os passos consequentes de cria\u00e7\u00e3o e ent\u00e3o o final da entrega.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, \u00e9 v\u00e1lido diferenciar que a experi\u00eancia do cliente n\u00e3o quer dizer o mesmo que atendimento. Isso porque a experi\u00eancia do cliente, na verdade, est\u00e1 relacionada com toda a percep\u00e7\u00e3o que uma pessoa ter\u00e1 quando for consumidora (ou at\u00e9 mesmo uma consumidora em potencial) de uma determinada empresa. <\/p>\n\n\n\n

Dessa maneira, de forma resumida a experi\u00eancia do cliente \u00e9 a impress\u00e3o que as pessoas t\u00eam de uma empresa. E essa impress\u00e3o pode ser at\u00e9 mesmo um certo preconceito j\u00e1 que devemos considerar que a experi\u00eancia do cliente come\u00e7a desde o primeiro contato com o cliente, passando pela finaliza\u00e7\u00e3o da compra do material e do servi\u00e7o e agregando at\u00e9 a p\u00f3s-venda.<\/p>\n\n\n\n

Qual a import\u00e2ncia da experi\u00eancia do cliente?<\/h2>\n\n\n\n

A experi\u00eancia do cliente \u00e9 extremamente importante. Afinal, \u00e9 uma forma de fazer com que os clientes se sintam queridos, notados e reconhecidos como parte importante de todo o ciclo de pensamento de uma empresa. Clientes com boas impress\u00f5es de um lugar se tornam fi\u00e9is. Ou seja, sempre optaram consumir nessa empresa do que em qualquer outra, podendo muitas vezes pagar at\u00e9 um pre\u00e7o maior naquele local simplesmente por se sentirem bem nele.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Esses clientes tamb\u00e9m s\u00e3o aqueles que ir\u00e3o indicar a empresa para simplesmente todos os amigos ou conhecidos. Isso \u00e9 algo extremamente ben\u00e9fico para uma empresa. Nesse caminho a experi\u00eancia do cliente pode vir a substituir alguma campanha de marketing que provavelmente sairia muito mais caro do que essas pol\u00edticas de gest\u00e3o da experi\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

Em uma sociedade completamente conectada digitalmente e com o advento das redes sociais, empresas que contam com boas pol\u00edticas de experi\u00eancia do cliente est\u00e3o se saindo muito melhor. Pessoas que se impressionam com o cuidado de uma empresa para com elas tende a compartilhar informa\u00e7\u00e3o em redes sociais o tempo todo. E essa \u00e9 uma reputa\u00e7\u00e3o extremamente ben\u00e9fica para qualquer empresa.<\/p>\n\n\n\n

Como garantir uma boa experi\u00eancia do cliente com organiza\u00e7\u00e3o?<\/h2>\n\n\n\n

J\u00e1 \u00e9 fato que uma boa gest\u00e3o da experi\u00eancia do cliente \u00e9 super importante e precisa estar nos planos de qualquer empresa, entretanto, sempre paira uma d\u00favida no ar: como fazer isso? A verdade \u00e9 que \u00e9 bem simples come\u00e7ar a implementar pol\u00edticas inteligentes e eficazes de experi\u00eancia do cliente em qualquer empresa, para isso, basta estar atento a algumas dicas.<\/p>\n\n\n\n

P\u00fablico-alvo<\/h3>\n\n\n\n

\u00c9 muito importante que a empresa tenha um p\u00fablico-alvo. Em meio a tantas pessoas, \u00e9 praticamente imposs\u00edvel tratar todo mundo da mesma forma. Tendo um p\u00fablico e uma clientela bem definida ser\u00e1 mais f\u00e1cil personalizar um atendimento que seja agrad\u00e1vel a todos ou pelo menos a maioria. Afinal, \u00e9 comum que pessoas com mesmos gostos e h\u00e1bitos de compra parecidos tendem a ter personalidades pr\u00f3ximas.<\/p>\n\n\n\n

Tendo um p\u00fablico definido, basta ent\u00e3o fazer um treinamento com todos os colaboradores que de alguma forma ter\u00e3o algum v\u00ednculo com um cliente. Assim, ser\u00e1 gerado uma cultura dentro da empresa que tende a seguir um processo de experi\u00eancia do cliente.<\/p>\n\n\n\n

Gest\u00e3o de atendimento<\/h3>\n\n\n\n

Mesmo com uma rotina pr\u00e9-estabelecida de atendimento, na gest\u00e3o de atendimento \u00e9 muito importante que a empresa saiba:<\/p>\n\n\n\n