{"id":11372,"date":"2022-01-18T14:00:00","date_gmt":"2022-01-18T17:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=11372"},"modified":"2023-01-03T16:26:58","modified_gmt":"2023-01-03T19:26:58","slug":"o-que-e-organizacao-de-processos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/o-que-e-organizacao-de-processos\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 organiza\u00e7\u00e3o de processos?"},"content":{"rendered":"\n

Ao pensar em um neg\u00f3cio, \u00e9 importante ter em mente todas as entregas finais que sua empresa deve realizar ao cliente. Por isso, \u00e9 muito importante fazer a organiza\u00e7\u00e3o de processos<\/strong>. Quem tem um restaurante, por exemplo, determina o ambiente e os pratos de comida conforme o seu posicionamento e proposta de valor.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Por isso, uma f\u00e1brica de autom\u00f3veis entrega carros, o hotel entrega hospedagens e a companhia a\u00e9rea entrega viagens. No entanto, para que esses produtos se realizem, \u00e9 necess\u00e1rio a conclus\u00e3o de outras entregas. <\/p>\n\n\n\n

Desse modo, descubra mais sobre a organiza\u00e7\u00e3o <\/strong>de processos, como fazer uma organiza\u00e7\u00e3o de processos eficiente. Al\u00e9m disso, como funciona a organiza\u00e7\u00e3o de processos e quais s\u00e3o os benef\u00edcios que essa organiza\u00e7\u00e3o de processos pode trazer. Boa leitura!<\/p>\n\n\n\n

\"A
A organiza\u00e7\u00e3o de processos \u00e9 fundamental para alcan\u00e7ar os objetivos da empresa. | Foto: Pixabay<\/a>. <\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

Qual a import\u00e2ncia da organiza\u00e7\u00e3o de processos?<\/h2>\n\n\n\n

Em primeiro lugar, \u00e9 importante entender o que \u00e9 o processo organizacional <\/strong>– ou organiza\u00e7\u00e3o de processos. Assim, essa estrat\u00e9gia envolve uma s\u00e9rie de atividades relacionando pessoas, equipamentos, procedimentos e informa\u00e7\u00f5es. Portanto, na pr\u00e1tica, transforma entradas (insumos) em sa\u00eddas (produtos e servi\u00e7os) para atender todas as necessidades dos usu\u00e1rios internos e externos, agregando valor para a organiza\u00e7\u00e3o e para o p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n

Desse modo, entre os exemplos de entradas e insumos desse procedimento, temos os equipamentos, mat\u00e9rias-primas, conhecimento e informa\u00e7\u00f5es, al\u00e9m de outros elementos intang\u00edveis e tang\u00edveis. Por outro lado, as sa\u00eddas podem se caraterizar pelos seus produtos e servi\u00e7os no estado final, ou seja, da maneira que geralmente se comercializam.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, existem algumas categorias de processos organizacionais<\/strong>. Por exemplo, os processos prim\u00e1rios ou final\u00edsticos, atividades que geram servi\u00e7o ou produto para os clientes externos. Assim, a organiza\u00e7\u00e3o consegue atender todas as necessidades da persona. Esse processo tamb\u00e9m tem o objetivo de caracterizar o ramo, no qual a companhia atua. Portanto, geralmente os processos prim\u00e1rios recebem ajuda de outros processos coadjuvantes, gerando o produto ou servi\u00e7o final.<\/p>\n\n\n\n

Desse modo, entre essas ferramentas para suporte temos os processos de apoio. Ou seja, mecanismos que auxiliam o processo prim\u00e1rio, como tamb\u00e9m ajudam a organiza\u00e7\u00e3o entregar os produtos sem interrup\u00e7\u00f5es na oferta. Por fim, os gerenciais s\u00e3o respons\u00e1veis pela gest\u00e3o de processos<\/strong> da empresa. Portanto, s\u00e3o constantemente monitorados e aprimorados, ajudando a trazer maior efici\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, \u00e9 importante estabelecer prioridade nesses processos de neg\u00f3cios<\/strong>. Assim, a hierarquia dessas atividades ajuda no gerenciamento e clareza sobre a import\u00e2ncia de cada tarefa. Por isso, s\u00e3o divididas em: <\/p>\n\n\n\n