{"id":11383,"date":"2022-01-21T14:00:00","date_gmt":"2022-01-21T17:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=11383"},"modified":"2023-01-03T16:26:59","modified_gmt":"2023-01-03T19:26:59","slug":"jornada-do-cliente","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/jornada-do-cliente\/","title":{"rendered":"Entenda o que \u00e9 e qual a import\u00e2ncia da jornada do cliente"},"content":{"rendered":"\n

As pessoas que olham de fora podem achar que o momento da tomada de decis\u00e3o de compra \u00e9 a parte mais importante do Marketing. Por\u00e9m, o processo envolvido antes e ap\u00f3s a compra \u00e9 ainda mais fundamental. Por isso, \u00e9 necess\u00e1rio que as empresas entendam e acompanhem a jornada do cliente.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\u00c9 necess\u00e1rio ter em mente que as pessoas n\u00e3o decidem comprar algo de repente ou se tornam fi\u00e9is \u00e0 marca do nada. Essas decis\u00f5es s\u00e3o constru\u00eddas ao longo do processo de compra e do relacionamento da empresa com o consumidor.<\/p>\n\n\n\n

Nesse sentido, vamos explicar de maneira aprofundada o que \u00e9 essa jornada do cliente e qual \u00e9 a sua import\u00e2ncia para o desenvolvimento das empresas e fideliza\u00e7\u00e3o dos consumidores. Ent\u00e3o, confira! e boa leitura!<\/p>\n\n\n\n

\"Jornada
Jornada do cliente como fazer? | Foto: Freepik<\/a>. <\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

O que \u00e9 jornada do cliente?<\/h2>\n\n\n\n

Em resumo, a jornada do cliente \u00e9 todo o caminho percorrido pelo consumidor durante o seu processo de relacionamento com a marca. Isto \u00e9, engloba desde o primeiro momento em que ele entra em contato com sua marca at\u00e9 a rela\u00e7\u00e3o que ele mant\u00e9m ap\u00f3s a compra.<\/p>\n\n\n\n

Nessa jornada, cada ponto de contato que o p\u00fablico tem com a marca \u00e9 importante na hora de desenvolver o relacionamento entre as partes e levar o consumidor at\u00e9 a pr\u00f3xima etapa. De forma geral, a jornada do cliente \u00e9 a experi\u00eancia que o p\u00fablico-alvo ter\u00e1 com a sua empresa.<\/p>\n\n\n\n

Quais as etapas da jornada do cliente?<\/h2>\n\n\n\n

Um ponto importante na jornada do cliente \u00e9 que a empresa pode acompanhar todos os passos de um potencial cliente no processo de tomada de decis\u00e3o. Portanto, \u00e9 necess\u00e1rio conhecer quais s\u00e3o as etapas da jornada do cliente e saber o que fazer em cada uma delas.<\/p>\n\n\n\n

As quatro etapas principais s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n

1. Aprendizado e descoberta<\/h3>\n\n\n\n

Em primeiro lugar, essa \u00e9 a etapa inicial da jornada do cliente, na qual ele ainda est\u00e1 longe de comprar qualquer compra. Aqui, o consumidor n\u00e3o compreende muito bem o seu problema e o papel da empresa \u00e9 ajud\u00e1-lo a descobrir.<\/p>\n\n\n\n

O desafio do marketing \u00e9 desenvolver conte\u00fados que comecem a ensinar e dialogar com o potencial cliente a respeito de quest\u00f5es relevantes relacionadas \u00e0 sua \u00e1rea de atua\u00e7\u00e3o, mas sem adotar uma abordagem comercial.<\/p>\n\n\n\n

Como o nome dessa fase j\u00e1 diz, este momento \u00e9 de descoberta – da necessidade, da oportunidade e da empresa – e n\u00e3o da venda de fato.<\/p>\n\n\n\n

2. Considera\u00e7\u00e3o da solu\u00e7\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n

Em seguida, seus potenciais clientes j\u00e1 est\u00e3o cientes do problema e passam a buscar solu\u00e7\u00f5es e aprofundamentos no assunto. Por isso, a empresa passa a trabalhar mais focada na dor do consumidor, apresentando poss\u00edveis solu\u00e7\u00f5es para o problema.<\/p>\n\n\n\n

Ao oferecer esse conte\u00fado, a empresa constr\u00f3i uma imagem de autoridade e abre caminho para que o potencial cliente se torne uma oportunidade de neg\u00f3cio, aproximando-se da compra.<\/p>\n\n\n\n

Neste momento, a etapa pode ter uma \u00eanfase na urg\u00eancia para que n\u00e3o se perca a oportunidade de fechar a venda. Pode-se pensar em webinars ou tutoriais explicando as funcionalidades de um determinado produto ou servi\u00e7o, fazendo uma oferta sutil e apresentando a marca ao consumidor.<\/p>\n\n\n\n

3. Decis\u00e3o de compra<\/h3>\n\n\n\n

Aqui, o cliente j\u00e1 est\u00e1 propenso a fechar a compra. Assim, ele precisa decidir diante das op\u00e7\u00f5es que ele tem que decidir qual solu\u00e7\u00e3o adquirir. Neste caso, o esfor\u00e7o da empresa \u00e9 apresentar quais as vantagens do produto ou servi\u00e7o que ela oferece.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m \u00e9 importante destacar os diferenciais em rela\u00e7\u00e3o aos principais concorrentes. Dessa forma, o compartilhamento de cases e demonstra\u00e7\u00f5es \u00e9 uma \u00f3tima ideia para comprovar na pr\u00e1tica o resultado gerado pelo produto ou servi\u00e7o de sua empresa.<\/p>\n\n\n\n

4. Fideliza\u00e7\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n

Nesta \u00faltima, o foco \u00e9 manter um relacionamento com o cliente<\/a> a fim de fideliz\u00e1-lo com sua marca. Portanto, use as informa\u00e7\u00f5es de contato para nutrir a rela\u00e7\u00e3o de voc\u00eas, se baseie nas escolhas que ele fez durante a jornada para definir quais s\u00e3o os melhores conte\u00fados p\u00f3s-compra. E, por fim, incentive-o a comprar mais atrav\u00e9s da confian\u00e7a que voc\u00ea j\u00e1 conquistou.<\/p>\n\n\n\n

Qual a rela\u00e7\u00e3o entre o funil de vendas e a jornada do cliente?<\/h2>\n\n\n\n
\"Infogr\u00e1fico
Infogr\u00e1fico do funil de vendas. | Foto: Freepik<\/a>. <\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

Para entender qual \u00e9 a rela\u00e7\u00e3o entre funil de vendas e jornada do cliente<\/strong>, \u00e9 necess\u00e1rio saber o que \u00e9 funil de vendas<\/strong>. Em suma, trata-se de um modelo estrat\u00e9gico visual que mostra a jornada do cliente em potencial, desde o primeiro contato dele com a empresa at\u00e9 o fechamento do neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Um dos requisitos para iniciar um funil de vendas \u00e9 aliar as \u00e1reas de Marketing e Vendas. Assim, forma-se uma combina\u00e7\u00e3o de t\u00e1ticas de marketing utilizadas para estimular de forma adequada os usu\u00e1rios das plataformas digitais a se tornarem clientes de sua empresa.<\/p>\n\n\n\n

O processo \u00e9 mover algu\u00e9m do topo para o fundo do funil, ou seja, mover um potencial cliente, que n\u00e3o conhece sua empresa, por etapas que o tornar\u00e3o um cliente real e fiel. Al\u00e9m disso, as etapas do funil de vendas est\u00e3o diretamente ligadas \u00e0s fases da jornada de compra do cliente.<\/p>\n\n\n\n

As etapas ilustradas nos dois modelos s\u00e3o equivalentes. Por\u00e9m, na jornada do cliente, analisa-se o processo do ponto de vista do consumidor e, no funil de vendas, temos a vis\u00e3o da empresa, isto \u00e9, os objetivos da organiza\u00e7\u00e3o em cada fase.<\/p>\n\n\n\n

Nesse sentido, os objetivos do funil de vendas s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n