{"id":11700,"date":"2022-04-08T14:00:00","date_gmt":"2022-04-08T17:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=11700"},"modified":"2023-01-03T16:27:02","modified_gmt":"2023-01-03T19:27:02","slug":"indicadores-de-desempenho","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/indicadores-de-desempenho\/","title":{"rendered":"O que s\u00e3o indicadores de desempenho e por que implementar na empresa? Confira!"},"content":{"rendered":"\n

A constru\u00e7\u00e3o de uma rede de trabalho tamb\u00e9m \u00e9 influenciada pelas performances estrat\u00e9gicas e operacionais nas esferas f\u00edsicas ou na Era digital nas empresas<\/a>. Isto \u00e9, independente do segmento e porte da empresa, os indicadores de desempenho<\/strong> favorecem o diagn\u00f3stico e identifica\u00e7\u00e3o de poss\u00edveis falhas nos processos da organiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

O que s\u00e3o indicadores de desempenho<\/strong> e por que implementar na empresa? Em resumo, os indicadores de desempenho s\u00e3o bases estrat\u00e9gicas que ajudam a mensurar o desempenho do trabalho, execu\u00e7\u00e3o e sistema, por meio de uma base de dados. Bem como, auxilia na identifica\u00e7\u00e3o pr\u00e9via dos riscos, mitigar erros e tra\u00e7ar metas por ordem de prioridade.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Se numa central de atendimento, por exemplo, em determinado momento, existir a probabilidade do processo impactar diretamente a jornada do cliente, todo o mapeamento deve ser revisto e a melhoria cont\u00ednua apresentada. <\/p>\n\n\n\n

\"Saiba
Saiba o que s\u00e3o os indicadores de desempenho e indicadores de desempenho financeiro. | Foto: Freepik<\/a>.<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

O que s\u00e3o indicadores de desempenho?<\/h2>\n\n\n\n

Os Indicadores de Desempenho tamb\u00e9m poder\u00e3o ser chamados de KPI \u2013 Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Desempenho. Em portugu\u00eas \u2013 e est\u00e3o classificados em cinco diretrizes de an\u00e1lise: <\/p>\n\n\n\n

  1. Estrat\u00e9gia;<\/li>
  2. Qualidade;<\/li>
  3. Capacidade;<\/li>
  4. Lucratividade e;<\/li>
  5. Produtividade.<\/li><\/ol>\n\n\n\n

    A utiliza\u00e7\u00e3o dos KPIs pode tanto medir os processos numericamente quanto avaliar a qualidade com a qual esses processos s\u00e3o realizados. Dessa forma, essa ferramenta de avalia\u00e7\u00e3o de performance \u00e9 crucial para as tomadas de decis\u00e3o em que voc\u00ea ir\u00e1 definir os planos de a\u00e7\u00f5es da sua empresa.<\/p>\n\n\n\n

    Quais os tipos de indicadores de desempenho?<\/h2>\n\n\n\n

    Os KPIs permitem uma vis\u00e3o 360, de modo que a organiza\u00e7\u00e3o alcance resultados satisfat\u00f3rios na \u00e1rea de atua\u00e7\u00e3o, de acordo com os prazos pr\u00e9-estabelecidos. Durante a proje\u00e7\u00e3o desses indicadores de desempenho, \u00e9 crucial que a empresa, como um todo, tenha clareza dos prop\u00f3sitos e objetivos da empresa, presentes na estrutura organizacional em que define a miss\u00e3o, vis\u00e3o e valores. <\/p>\n\n\n\n

    Uma vez em que os colaboradores sejam inseridos nesse universo, o percurso poder\u00e1 ser mais simples e todos os departamentos estar\u00e3o trabalhando por um senso comum. Uma outra dica \u00e9: comunica\u00e7\u00e3o efetiva e iniciativas de endomarketing ao colaborador.<\/p>\n\n\n\n

    Confira, abaixo, os principais indicadores de desempenho, bem como cada um deles poder\u00e1 contribuir para processos e time de alta performance:<\/p>\n\n\n\n

    Indicadores Estrat\u00e9gicos<\/h3>\n\n\n\n

    \u00c9 o status atual da implementa\u00e7\u00e3o da oportunidade de neg\u00f3cio, processo ou sistema, de acordo com as metas definidas anteriormente e se est\u00e3o classificadas como abaixo, dentro ou acima do esperado e quais a\u00e7\u00f5es tomar com foco na melhoria cont\u00ednua do projeto proposto.<\/p>\n\n\n\n

    Indicadores de Qualidade<\/h3>\n\n\n\n

    Geralmente, trabalha em conjunto ao indicador de produtividade. Pois, acompanha o ciclo de vida do produto e a jornada da experi\u00eancia do cliente e identifica desvios ou inconformidades relativas ao processo produtivo. Esse indicador pode ser utilizado, por exemplo, para medir o n\u00edvel de produtos danificados, compar\u00e1-los \u00e0 campanha anterior e estabelecer medidas para ajuste do produto.<\/p>\n\n\n\n

    Indicadores de Capacidade<\/h3>\n\n\n\n

    Respons\u00e1vel pela an\u00e1lise cr\u00edtica ao tempo de resposta de um determinado processo atrav\u00e9s da rela\u00e7\u00e3o cliente\/empresa x demanda. Quando falamos de cliente, visamos abranger tanto o interno (colaborador e fornecedores) e externo (consumidor final). O indicador de capacidade permite diagnosticar o qu\u00e3o a empresa est\u00e1 competitiva no mercado e o tempo de resposta em seus requerimentos.<\/p>\n\n\n\n

    Indicadores de Lucratividade<\/h3>\n\n\n\n

    Mensura efici\u00eancia da empresa em produzir lucro por meio das suas vendas. O foco dos gestores nesta an\u00e1lise s\u00e3o as receitas. Se a receita for maior que as despesas, voc\u00ea est\u00e1 no lucro. Isso significa que a sua empresa est\u00e1 no caminho certo e apta a se manter no mercado.<\/p>\n\n\n\n

    Indicadores de Produtividade<\/h3>\n\n\n\n

    S\u00e3o as ferramentas aplicadas na gest\u00e3o de neg\u00f3cios e detectam o rendimento e efici\u00eancia dos processos, se as intera\u00e7\u00f5es s\u00e3o resolvidas no primeiro contato e monitoram os recursos utilizados pela empresa e fomentar ao mercado seu produto ou servi\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

    2 Indicadores de desempenho para implementar na empresa<\/h2>\n\n\n\n

    Al\u00e9m dos indicadores de desempenho mencionados acima, os KPIs de finalidade quantitativa permitem detectar a quantidade de clientes que a empresa perdeu em um determinado per\u00edodo, buscar o motivo dessa redu\u00e7\u00e3o e planejar a\u00e7\u00f5es efetivas ou preventivas para a reten\u00e7\u00e3o, recupera\u00e7\u00e3o e capta\u00e7\u00e3o desses clientes.<\/p>\n\n\n\n

    Indicador de Churn Rate<\/h3>\n\n\n\n

    Churn Rate \u2013 \u00edndice de evas\u00e3o de clientes, em portugu\u00eas – \u00e9 a m\u00e9trica que avalia a porcentagem de clientes que deixou de usar, pesquisar ou acionar a empresa em um determinado produto ou servi\u00e7o. <\/p>\n\n\n\n

    De forma simples, para calcular o churn rate que uma empresa teve em determinado m\u00eas, basta dividir o n\u00famero de clientes que cancelaram o servi\u00e7o, naquele per\u00edodo, pelo n\u00famero de clientes no in\u00edcio do m\u00eas. Assim, se uma empresa possui 100 clientes no in\u00edcio do m\u00eas e 3 deles cancelam o servi\u00e7o dentro do m\u00eas, o churn daquele per\u00edodo foi 3%.<\/p>\n\n\n\n

    Indicador de Satisfa\u00e7\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n

    Esse indicador est\u00e1 diretamente interligado ao Churn Rate, pois, para evitar que o cliente n\u00e3o busque pela sua marca, \u00e9 preciso manter a satisfa\u00e7\u00e3o e foco na resolu\u00e7\u00e3o de poss\u00edveis problemas. Escute e acompanhe as tend\u00eancias dos seus clientes atrav\u00e9s de pesquisas de satisfa\u00e7\u00e3o, voz do cliente e disponibilizar uma central para essas demandas.<\/p>\n\n\n\n

    \u200bImportante ressaltar que, o diagn\u00f3stico preventivo estrat\u00e9gico e operacional pode ser a alternativa para entender quais processos precisam de melhores indicadores de desempenho em sua empresa.<\/p>\n\n\n\n

    Quais as vantagens de ter indicadores de desempenho na empresa?<\/h2>\n\n\n\n

    Em suma, uma das vantagens de implementar os indicadores de desempenho \u00e9 permitir uma vis\u00e3o macro dos rumos que a empresa est\u00e1 tomando e qual a perspectiva do cliente em vista desses processos.<\/p>\n\n\n\n

    Al\u00e9m disso, auxilia tamb\u00e9m nas a\u00e7\u00f5es de comunica\u00e7\u00e3o e endomarketing acerca dos colaboradores, uma vez em que todos tenham clareza das a\u00e7\u00f5es e propostas da empresa e possam trabalhar para a conquista desses indicadores de desempenho por meio de um prop\u00f3sito e objetivo. De modo que as metas estejam claras e compreendidas pelo time.<\/p>\n\n\n\n

    Por fim, permite maior competitividade em vista da concorr\u00eancia, evidenciando o diferencial do seu neg\u00f3cio e constante investimento em melhoria cont\u00ednua. Revis\u00e3o e mapeamento dos processos, facilita a detec\u00e7\u00e3o preventiva de poss\u00edveis falhas, uma vez identificado poss\u00edveis erros. A mitiga\u00e7\u00e3o precoce das ferramentas possibilitar\u00e1 uma rela\u00e7\u00e3o empresa\/cliente cada vez mais pr\u00f3xima.<\/p>\n\n\n\n

    Como inserir esses indicadores de desempenho?<\/h2>\n\n\n\n

    Ap\u00f3s identificar o que s\u00e3o indicadores de desempenho, a finalidade e os campos em que podem ser implementados, voc\u00ea poder\u00e1 preparar a sua empresa para o sucesso cada vez mais expressivo. Assim, acompanhe as dicas para inserir esses KPIs no seu time:<\/p>\n\n\n\n

    1. Os indicadores devem ser reais<\/h3>\n\n\n\n

    Quando se trata de n\u00fameros, o recomendado \u00e9 n\u00e3o se basear em teorias, mas no cen\u00e1rio real em que a empresa est\u00e1 passando. Dessa forma, crie uma completa base de dados, com amostras reais para detec\u00e7\u00e3o transparente do que precisa ser melhorado, estudado e o que est\u00e1 bem no mercado.<\/p>\n\n\n\n

    2 \u2013 Metas atrativas e motivadoras para a equipe<\/h3>\n\n\n\n

    Em segundo lugar, tenha os p\u00e9s no ch\u00e3o! Se voc\u00ea est\u00e1 medindo algo, os resultados devem indicar um caminho e uma a\u00e7\u00e3o a ser tomada. Al\u00e9m disso, as metas precisam ser feitas de forma otimizada, ou seja, nem muito alta e nem muito baixa. Assim, a equipe estar\u00e1 no modo de ativa\u00e7\u00e3o, sentindo-se desafiada a promover uma melhor performance.<\/p>\n\n\n\n

    3- Indicadores que realmente importam<\/h3>\n\n\n\n

    Para solu\u00e7\u00e3o de um problema, o foco deve ser a \u201cdor\u201d. Qual a dor do seu colaborador?\u00a0 E qual a dor do consumidor final? Ao obter essa resposta, as possibilidades de implementar novas estrat\u00e9gias que voc\u00ea possa resolver a curto prazo \u00e9 muito maior, favorecendo, assim, novos neg\u00f3cios. Outro ponto-chave \u00e9 a ideia de benchmarking.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

    Consulte os concorrentes e observe como eles est\u00e3o se adaptando ao mercado. E, com esses dados, aposte nos pontos de melhoria e promova seu diferencial.<\/p>\n\n\n\n

    Por fim, ap\u00f3s um determinado per\u00edodo de avalia\u00e7\u00e3o dessas m\u00e9tricas, observe os highlights de melhorias e ajustes nos indicadores. Al\u00e9m disso, tenha muita aten\u00e7\u00e3o para n\u00e3o criar muitos indicadores de desempenho e deixar o processo desnecessariamente complexo.<\/p>\n\n\n\n

    MATERIAIS DE REFER\u00caNCIA<\/h2>\n\n\n\n
    1. Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de\u00a0como se organizar\u00a0melhor com a ajuda do app Evernote. Tudo isso de forma pr\u00e1tica e r\u00e1pida!<\/li>
    2. Que tal aprender a gerenciar os processos, na pr\u00e1tica? Ent\u00e3o, confira o\u00a0curso gest\u00e3o de processos<\/a>!<\/li>
    3. Curso de Organiza\u00e7\u00e3o<\/a>: aprenda a se organizar melhor. E ainda, como render at\u00e9 2 vezes mais no seu trabalho.<\/li>
    4. Se precisar de uma ajuda, fale com a nossa\u00a0equipe de consultoria<\/a>.<\/li><\/ol>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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