{"id":11819,"date":"2022-04-13T14:00:00","date_gmt":"2022-04-13T17:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=11819"},"modified":"2022-04-11T09:45:36","modified_gmt":"2022-04-11T12:45:36","slug":"e-commerce","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/e-commerce\/","title":{"rendered":"Como gerenciar o E-commerce? Saiba mais"},"content":{"rendered":"\n

Um e-commerce<\/strong>, ou com\u00e9rcio <\/strong>eletr\u00f4nico, refere-se aos neg\u00f3cios que estruturam seu processo de compra e venda na internet. Assim, todas as transa\u00e7\u00f5es comerciais s\u00e3o realizadas por meio de ferramentas on-line.<\/p>\n\n\n\n

Em suma, existem diferentes tipos de modelos de neg\u00f3cios para lojas virtuais. H\u00e1 tanto para pequenos e m\u00e9dios neg\u00f3cios, quanto para empresas que faturam bilh\u00f5es com vendas <\/strong>on-line.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, quando nos perguntamos como gerenciar um e-commerce, a resposta n\u00e3o \u00e9 t\u00e3o simples quanto parece. Afinal, esse gerenciamento requer um bom conhecimento em administra\u00e7\u00e3o de empresas e um pouco de conhecimento t\u00e9cnico.<\/p>\n\n\n\n

Neste artigo, vamos explicar como funciona o gerenciamento do e-commerce. Para isso, vamos abordar pontos relevantes no planejamento do seu neg\u00f3cio. Confira e boa leitura!<\/p>\n\n\n\n

\"Saiba
Saiba a import\u00e2ncia de gerenciar o e-commerce. | Foto: Freepik<\/a>.<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

Planejamento do E-commerce<\/h2>\n\n\n\n

Em um ambiente cada vez mais competitivo, as ferramentas de gerenciamento no e-commerce ganham cada vez mais import\u00e2ncia e se transformam no maior aliado de qualquer administrador de uma opera\u00e7\u00e3o de com\u00e9rcio eletr\u00f4nico.<\/p>\n\n\n\n

No mundo on-line, informa\u00e7\u00e3o \u00e9 tudo e, por isso, sua plataforma de e-commerce e sistemas acess\u00f3rios precisam passar o maior n\u00famero de informa\u00e7\u00f5es poss\u00edvel. Dispor de boas ferramentas de gerenciamento no e-commerce, \u00e9 fundamental para que voc\u00ea possa acompanhar todos os detalhes da opera\u00e7\u00e3o e coletar informa\u00e7\u00f5es para melhorar o desempenho.<\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, antes de agir de fato, \u00e9 necess\u00e1rio se planejar. Portanto, h\u00e1 aspectos fundamentais que merecem destaque e ir\u00e3o te ajudar a cumprir de forma assertiva o gerenciamento do seu e-commerce. S\u00e3o eles:<\/p>\n\n\n\n

  1. Escolha da loja virtual;<\/li>
  2. Ajuste as formas de Pagamento;<\/li>
  3. Planeje toda a log\u00edstica;<\/li>
  4. Trabalhe com marketing de conte\u00fado;<\/li>
  5. Use SEO;<\/li>
  6. Use a automa\u00e7\u00e3o de marketing para captar leads;<\/li>
  7. Acompanhe seus resultados.<\/li><\/ol>\n\n\n\n

    A import\u00e2ncia do relacionamento com o cliente no e-commerce<\/h2>\n\n\n\n

    Voc\u00ea sabe o que \u00e9 marketing de relacionamento? Em resumo, ele consiste em criar um relacionamento positivo com os clientes, refor\u00e7ando as rela\u00e7\u00f5es de proximidade e fidelidade dos clientes. Dessa forma, os consumidores tornam-se f\u00e3s dos produtos e\/ou servi\u00e7os oferecidos pela empresa.<\/p>\n\n\n\n

    Al\u00e9m disso, ele tornou-se uma das estrat\u00e9gias mais vantajosas para empresas e-commerce e, para o seu sucesso, \u00e9 preciso implementar uma cultura de fideliza\u00e7\u00e3o dos clientes. No e-commerce, o marketing de relacionamento pode ser vislumbrado com a ado\u00e7\u00e3o de um sistema de atendimento que facilite a comunica\u00e7\u00e3o dos consumidores com os colaboradores.<\/p>\n\n\n\n

    Entre os mecanismos mais usados no marketing de relacionamento para e-commerce, encontram-se os e-mails marketing, as newsletters e os chats de conversa das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter). Assim, os clientes t\u00eam um contato r\u00e1pido e eficiente com a empresa, n\u00e3o s\u00f3 sobre d\u00favidas, mas tamb\u00e9m como canal de negocia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

    Comunica\u00e7\u00e3o interna e externa\u00a0<\/h2>\n\n\n\n

    Em plena Era Digital<\/a> e Era Informa\u00e7\u00e3o, \u00e9 impens\u00e1vel deixar a comunica\u00e7\u00e3o eficaz de lado. O objetivo \u00e9 estabelecer um fluxo mais eficiente para o compartilhamento de mensagens, a fim de que todos entendam os prop\u00f3sitos organizacionais e trabalhem em prol dos objetivos estrat\u00e9gicos.<\/p>\n\n\n\n

    Nesse cen\u00e1rio, \u00e9 preciso entender que existe a comunica\u00e7\u00e3o interna<\/strong> e a externa. A primeira \u00e9 aquela efetivada entre pares, sejam colaboradores ou gestores. Em outras palavras, \u00e9 um profissional da empresa falando com outro. Ou seja, para ser eficiente, o di\u00e1logo entre os colaboradores precisa ter como foco a melhoria do clima organizacional.<\/p>\n\n\n\n

    Sua proposta \u00e9 aprimorar a intera\u00e7\u00e3o entre os setores e tamb\u00e9m ajudar a  reduzir conflitos e a evitar a chamada r\u00e1dio pe\u00e3o, ou seja, as conversas de corredores que prejudicam a performance organizacional.<\/p>\n\n\n\n

    J\u00e1 a comunica\u00e7\u00e3o externa abrange o cliente e um funcion\u00e1rio ou fornecedor. Com o objetivo de informar clientes, fornecedores e o p\u00fablico em geral, a comunica\u00e7\u00e3o externa ajuda a empresa a se destacar no mercado. A partir dela, \u00e9 constru\u00edda uma liga\u00e7\u00e3o com o neg\u00f3cio, que fortalece sua reputa\u00e7\u00e3o no mercado.<\/p>\n\n\n\n

    A maior parte das a\u00e7\u00f5es s\u00e3o realizadas por meio da assessoria de imprensa, rela\u00e7\u00f5es p\u00fablicas, propaganda e marketing. Todas as medidas visam a divulgar atividades e projetos da organiza\u00e7\u00e3o, bem como poss\u00edveis investimentos. O foco \u00e9 a elimina\u00e7\u00e3o de falhas por meio de uma mensagem eficiente. Isso inclui filtrar as informa\u00e7\u00f5es para evitar resultados negativos.<\/p>\n\n\n\n

    \"Comunica\u00e7\u00e3o
    Comunica\u00e7\u00e3o interna e externa merecem aten\u00e7\u00e3o. | Foto: Freepik<\/a>.<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

    Divulga\u00e7\u00e3o<\/h2>\n\n\n\n

    Para qualquer empresa obter sucesso, n\u00e3o basta apenas ter uma boa ideia e oferecer um produto ou servi\u00e7o de qualidade, tamb\u00e9m \u00e9 preciso investir em comunica\u00e7\u00e3o e relacionamento para as pessoas saberem que o seu neg\u00f3cio existe. No e-commerce n\u00e3o \u00e9 diferente.<\/p>\n\n\n\n

    S\u00f3 assim \u00e9 poss\u00edvel ir al\u00e9m, conquistar e fidelizar clientes para esses se tornarem verdadeiros seguidores da sua marca! Tudo isso se conquista por meio do marketing, fundamental para lojas virtuais que precisam desenvolver uma boa estrat\u00e9gia de divulga\u00e7\u00e3o do neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

    Sendo assim, confira, a seguir, algumas dicas de e-commerce marketing!<\/p>\n\n\n\n