{"id":11878,"date":"2022-04-25T15:28:57","date_gmt":"2022-04-25T18:28:57","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=11878"},"modified":"2023-01-03T16:27:03","modified_gmt":"2023-01-03T19:27:03","slug":"indicadores-de-processos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/indicadores-de-processos\/","title":{"rendered":"Indicadores de processos: o que s\u00e3o, seus tipos e porqu\u00ea s\u00e3o importantes"},"content":{"rendered":"\n

As organiza\u00e7\u00f5es gerenciam a performance do pr\u00f3prio neg\u00f3cio por meio de indicadores de desempenho para adquirirem toda a vantagem competitiva necess\u00e1ria. Em suma, os indicadores de desempenho se dividem em indicadores de processos<\/strong> e indicadores estrat\u00e9gicos.<\/p>\n\n\n\n

Os indicadores de processos t\u00eam como principais fun\u00e7\u00f5es mensurar os resultados dos processos e ajudar a organiza\u00e7\u00e3o a perceber se eles est\u00e3o atingindo seus objetivos. Em contrapartida, os estrat\u00e9gicos t\u00eam a fun\u00e7\u00e3o de verificar se a organiza\u00e7\u00e3o est\u00e1 alcan\u00e7ando os objetivos determinados pela alta dire\u00e7\u00e3o, os chamados objetivos estrat\u00e9gicos.<\/p>\n\n\n\n

Neste artigo, vamos falar exclusivamente sobre os indicadores de desempenho de processos<\/strong>. Al\u00e9m disso, vamos explicar com mais detalhes o que eles s\u00e3o, quais s\u00e3o os tipos e qual \u00e9 a import\u00e2ncia desses indicadores. Ent\u00e3o, confira e boa leitura!<\/p>\n\n\n\n

\"Os
Os indicadores de desempenho de processos analisam a performance de uma empresa. | Foto: Freepik<\/a>.<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

O que s\u00e3o indicadores de processos?<\/h2>\n\n\n\n

Em resumo, os indicadores de desempenho de processo, tamb\u00e9m conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators) s\u00e3o m\u00e9tricas usadas para quantificar os resultados de uma determinada a\u00e7\u00e3o ou estrat\u00e9gia com base em objetivos predeterminados pela empresa.<\/p>\n\n\n\n

Eles focam em como a tarefa \u00e9 realizada, medindo seu desempenho e se eles est\u00e3o conseguindo atingir os objetivos determinados. Esse indicador deve ser quantific\u00e1vel por meio de um \u00edndice (normalmente representado por um n\u00famero) que retratam o andamento do processo como um todo ou em parte.<\/p>\n\n\n\n

Em um ambiente t\u00e3o mut\u00e1vel como o de hoje, \u00e9 necess\u00e1rio comparar periodicamente os resultados com os objetivos. Portanto, os KPIs mostram se a empresa est\u00e1 ou n\u00e3o no caminho certo, medindo o sucesso ou insucesso das a\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Quais os tipos de indicadores de processos?<\/h2>\n\n\n\n

Existem dez tipos de indicadores de desempenho de processos. Conhe\u00e7a melhor cada um deles, a seguir.<\/p>\n\n\n\n

1. Indicador de produtividade<\/h3>\n\n\n\n

Em primeiro lugar, os indicadores de produtividade<\/a> indicam a rela\u00e7\u00e3o entre as sa\u00eddas geradas por um trabalho e os recursos utilizados para isso. Apesar de n\u00e3o ser o \u00fanico indicador importante na an\u00e1lise do desempenho dos processos, esse tipo de n\u00famero funciona como um term\u00f4metro para indicar se as opera\u00e7\u00f5es est\u00e3o utilizando os recursos dispon\u00edveis (o tempo, o dinheiro investido, a \u00e1rea, a quantidade de colaboradores etc.) de maneira adequada.<\/p>\n\n\n\n

2. Indicador de efici\u00eancia<\/h3>\n\n\n\n

A efici\u00eancia \u00e9 mais um dos indicadores de processos. De forma simples, efici\u00eancia \u00e9 produzir mais utilizando o m\u00ednimo de recursos. Assim, a produtividade e a efici\u00eancia andam juntas, isto \u00e9, quanto mais produtivo um colaborador for, mais eficiente ele ser\u00e1.<\/p>\n\n\n\n

Se o desperd\u00edcio de mat\u00e9ria-prima ou o retrabalho forem situa\u00e7\u00f5es muito presentes na organiza\u00e7\u00e3o, \u00e9 prov\u00e1vel que a efici\u00eancia esteja em baixa. Afinal, o desperd\u00edcio de recursos n\u00e3o favorece o aumento da produ\u00e7\u00e3o e muito menos da produtividade. A inten\u00e7\u00e3o \u00e9 fazer da melhor maneira utilizando a menor quantidade poss\u00edvel de recursos.<\/p>\n\n\n\n

3. Indicador de efic\u00e1cia<\/h3>\n\n\n\n

Em terceiro lugar, a efic\u00e1cia, que muitas vezes \u00e9 confundida com a efici\u00eancia, \u00e9 a capacidade da organiza\u00e7\u00e3o de operar seus processos da forma correta, atingindo os resultados esperados.<\/p>\n\n\n\n

Para entender a diferen\u00e7a entre efici\u00eancia e efic\u00e1cia, podemos dizer que efici\u00eancia \u00e9 ser eficaz usando o m\u00ednimo poss\u00edvel de recursos e ter foco no processo e nos recursos aplicados, visando, por exemplo, reduzir custos. J\u00e1 a efic\u00e1cia tem foco no produto, no resultado obtido, podendo trazer como benef\u00edcio um lucro maior.<\/p>\n\n\n\n

4. Indicador de efetividade<\/h3>\n\n\n\n

A efetividade \u00e9 mais um dos indicadores de processos. Ela \u00e9 a jun\u00e7\u00e3o entre a efici\u00eancia e a efic\u00e1cia dos processos de uma organiza\u00e7\u00e3o. Se uma empresa \u00e9 efetiva, entende-se que ela sabe fazer certo as coisas certas.<\/p>\n\n\n\n

O atendimento de suporte, por exemplo, passa por v\u00e1rias avalia\u00e7\u00f5es de efetividade: al\u00e9m de avaliar o tempo de resposta aos chamados (efici\u00eancia), \u00e9 poss\u00edvel mensurar a satisfa\u00e7\u00e3o dos clientes atendidos (efic\u00e1cia). Relacionando o tempo de resposta e o \u00edndice de satisfa\u00e7\u00e3o do cliente, \u00e9 poss\u00edvel chegar ao \u00edndice de efetividade do suporte.<\/p>\n\n\n\n

\"Tipos
Tipos diferentes de indicadores de processos. | Foto: Freepik<\/a>.<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

5. Indicador de qualidade<\/h3>\n\n\n\n

Os indicadores de processos de qualidade s\u00e3o a rela\u00e7\u00e3o entre as sa\u00eddas totais (tudo que foi produzido) e as sa\u00eddas adequadas ao uso. Isto \u00e9, sem defeitos ou inconformidades. Para chegar nesse indicador, \u00e9 preciso analisar a propor\u00e7\u00e3o entre o n\u00famero total de entregas (ou o n\u00famero de produ\u00e7\u00e3o) e o n\u00famero de pe\u00e7as ou entregas adequadas.<\/p>\n\n\n\n

Um exemplo simples que demonstra a m\u00e9trica dos indicadores de processos de qualidade \u00e9: 980 pe\u00e7as adequadas a cada 1.000 produzidas (98 % de conformidade).<\/p>\n\n\n\n

6. Indicador de capacidade<\/h3>\n\n\n\n

O indicador de capacidade mede a capacidade de produ\u00e7\u00e3o ou de entregas de uma empresa em um dado per\u00edodo de tempo. Por exemplo: A montadora X tem capacidade de produzir 200 carros por m\u00eas.<\/p>\n\n\n\n

7. Indicador de lucratividade<\/h3>\n\n\n\n

Os indicadores de processos de lucratividade revelam o percentual de lucro em rela\u00e7\u00e3o ao valor total das vendas de uma organiza\u00e7\u00e3o. Numa empresa, por exemplo, foram vendidos R$ 200.000,00 em mercadorias e apurado um lucro de R$ 20.000,00. Portanto a lucratividade \u00e9 de 10%.<\/p>\n\n\n\n

8. Indicador de competitividade<\/h3>\n\n\n\n

A competitividade da organiza\u00e7\u00e3o deve ser medida em rela\u00e7\u00e3o ao mercado em que ela est\u00e1 inserida. Uma forma de fazer isso \u00e9 analisando o market share, isto \u00e9, o percentual de participa\u00e7\u00e3o no mercado.<\/p>\n\n\n\n

Existem v\u00e1rias formas de calcular o market share, seja a partir do n\u00famero de clientes potenciais, do volume total de vendas ou mesmo da quantidade de unidades vendidas, mas, basicamente, voc\u00ea precisa descobrir e quantificar o tamanho do mercado que atua e quanto sua empresa representa dentro do todo.<\/p>\n\n\n\n

9. Indicador de rentabilidade<\/h3>\n\n\n\n

A rentabilidade de uma empresa tem a ver com o rendimento dos investimentos realizados e o lucro. Os maiores interessados no crescimento deste indicador s\u00e3o os s\u00f3cios, j\u00e1 que o indicador demonstra a remunera\u00e7\u00e3o dos recursos aplicados.<\/p>\n\n\n\n

Para calcular o percentual de rentabilidade, basta dividir o lucro da empresa no per\u00edodo, pelo investimento inicial. O resultado deve ser multiplicado por 100 para tornar-se percentual e facilitar a visualiza\u00e7\u00e3o e a compara\u00e7\u00e3o ao longo do tempo.<\/p>\n\n\n\n

10. Indicador de valor<\/h3>\n\n\n\n

Por fim, os indicadores de processos de valor percebidos pelo cliente s\u00e3o muito importantes para o neg\u00f3cio. Esse indicador \u00e9 a rela\u00e7\u00e3o entre o valor percebido ao se receber algum produto, por exemplo, e o valor efetivamente despendido para a obten\u00e7\u00e3o do que se recebeu.<\/p>\n\n\n\n

Quanto maior o valor que o cliente atribuir para o produto ou servi\u00e7o, maior pode ser o lucro obtido pela empresa. Visto que, muitas vezes, o pre\u00e7o \u00e9 tido como um fator secund\u00e1rio no processo de decis\u00e3o de compra.<\/p>\n\n\n\n

Assim, uma marca reconhecida no mercado pela qualidade dos seus produtos, mesmo que seja mais cara que as demais, poder\u00e1 ser escolhida por muito mais pessoas. Nesse tipo de situa\u00e7\u00e3o, o valor percebido pelos clientes \u00e9 alto, o que possibilita que a empresa lucre mais.<\/p>\n\n\n\n

Por que os indicadores s\u00e3o importantes?<\/h2>\n\n\n\n

Os indicadores de desempenho de processos s\u00e3o extremamente importantes para que todos os setores de uma empresa caminhem bem. Al\u00e9m disso, eles podem ajudar no reconhecimento de profissionais que realizam bons trabalhos e, consequentemente, em justas a\u00e7\u00f5es de valoriza\u00e7\u00e3o desse profissional.<\/p>\n\n\n\n

Da mesma forma, indicadores-chave de desempenho tamb\u00e9m podem ajudar a achar erros e apontar a necessidade de mudan\u00e7a em algum setor. Para os gestores, as informa\u00e7\u00f5es concretas dos indicadores de desempenho de processo propiciam decis\u00f5es mais corretas e mais tranquilidade para fazer os ajustes necess\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Pensando na import\u00e2ncia dos indicadores de processos, separamos as 5 principais vantagens deles. Confira.<\/p>\n\n\n\n