Freepik<\/a>.<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n5. Indicador de qualidade<\/h3>\n\n\n\n
Os indicadores de processos de qualidade s\u00e3o a rela\u00e7\u00e3o entre as sa\u00eddas totais (tudo que foi produzido) e as sa\u00eddas adequadas ao uso. Isto \u00e9, sem defeitos ou inconformidades. Para chegar nesse indicador, \u00e9 preciso analisar a propor\u00e7\u00e3o entre o n\u00famero total de entregas (ou o n\u00famero de produ\u00e7\u00e3o) e o n\u00famero de pe\u00e7as ou entregas adequadas.<\/p>\n\n\n\n
Um exemplo simples que demonstra a m\u00e9trica dos indicadores de processos de qualidade \u00e9: 980 pe\u00e7as adequadas a cada 1.000 produzidas (98 % de conformidade).<\/p>\n\n\n\n
6. Indicador de capacidade<\/h3>\n\n\n\n
O indicador de capacidade mede a capacidade de produ\u00e7\u00e3o ou de entregas de uma empresa em um dado per\u00edodo de tempo. Por exemplo: A montadora X tem capacidade de produzir 200 carros por m\u00eas.<\/p>\n\n\n\n
7. Indicador de lucratividade<\/h3>\n\n\n\n
Os indicadores de processos de lucratividade revelam o percentual de lucro em rela\u00e7\u00e3o ao valor total das vendas de uma organiza\u00e7\u00e3o. Numa empresa, por exemplo, foram vendidos R$ 200.000,00 em mercadorias e apurado um lucro de R$ 20.000,00. Portanto a lucratividade \u00e9 de 10%.<\/p>\n\n\n\n
8. Indicador de competitividade<\/h3>\n\n\n\n
A competitividade da organiza\u00e7\u00e3o deve ser medida em rela\u00e7\u00e3o ao mercado em que ela est\u00e1 inserida. Uma forma de fazer isso \u00e9 analisando o market share, isto \u00e9, o percentual de participa\u00e7\u00e3o no mercado.<\/p>\n\n\n\n
Existem v\u00e1rias formas de calcular o market share, seja a partir do n\u00famero de clientes potenciais, do volume total de vendas ou mesmo da quantidade de unidades vendidas, mas, basicamente, voc\u00ea precisa descobrir e quantificar o tamanho do mercado que atua e quanto sua empresa representa dentro do todo.<\/p>\n\n\n\n
9. Indicador de rentabilidade<\/h3>\n\n\n\n
A rentabilidade de uma empresa tem a ver com o rendimento dos investimentos realizados e o lucro. Os maiores interessados no crescimento deste indicador s\u00e3o os s\u00f3cios, j\u00e1 que o indicador demonstra a remunera\u00e7\u00e3o dos recursos aplicados.<\/p>\n\n\n\n
Para calcular o percentual de rentabilidade, basta dividir o lucro da empresa no per\u00edodo, pelo investimento inicial. O resultado deve ser multiplicado por 100 para tornar-se percentual e facilitar a visualiza\u00e7\u00e3o e a compara\u00e7\u00e3o ao longo do tempo.<\/p>\n\n\n\n
10. Indicador de valor<\/h3>\n\n\n\n
Por fim, os indicadores de processos de valor percebidos pelo cliente s\u00e3o muito importantes para o neg\u00f3cio. Esse indicador \u00e9 a rela\u00e7\u00e3o entre o valor percebido ao se receber algum produto, por exemplo, e o valor efetivamente despendido para a obten\u00e7\u00e3o do que se recebeu.<\/p>\n\n\n\n
Quanto maior o valor que o cliente atribuir para o produto ou servi\u00e7o, maior pode ser o lucro obtido pela empresa. Visto que, muitas vezes, o pre\u00e7o \u00e9 tido como um fator secund\u00e1rio no processo de decis\u00e3o de compra.<\/p>\n\n\n\n
Assim, uma marca reconhecida no mercado pela qualidade dos seus produtos, mesmo que seja mais cara que as demais, poder\u00e1 ser escolhida por muito mais pessoas. Nesse tipo de situa\u00e7\u00e3o, o valor percebido pelos clientes \u00e9 alto, o que possibilita que a empresa lucre mais.<\/p>\n\n\n\n
Por que os indicadores s\u00e3o importantes?<\/h2>\n\n\n\n
Os indicadores de desempenho de processos s\u00e3o extremamente importantes para que todos os setores de uma empresa caminhem bem. Al\u00e9m disso, eles podem ajudar no reconhecimento de profissionais que realizam bons trabalhos e, consequentemente, em justas a\u00e7\u00f5es de valoriza\u00e7\u00e3o desse profissional.<\/p>\n\n\n\n
Da mesma forma, indicadores-chave de desempenho tamb\u00e9m podem ajudar a achar erros e apontar a necessidade de mudan\u00e7a em algum setor. Para os gestores, as informa\u00e7\u00f5es concretas dos indicadores de desempenho de processo propiciam decis\u00f5es mais corretas e mais tranquilidade para fazer os ajustes necess\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n
Pensando na import\u00e2ncia dos indicadores de processos, separamos as 5 principais vantagens deles. Confira.<\/p>\n\n\n\n
- Obter informa\u00e7\u00f5es valiosas e \u00fateis;<\/li>
- Medir determinadas vari\u00e1veis e resultados da informa\u00e7\u00e3o;<\/li>
- Analisar informa\u00e7\u00f5es e efeitos de certas estrat\u00e9gias (bem como as tarefas usadas para realiz\u00e1-las);<\/li>
- Comparar informa\u00e7\u00f5es e desenhar estrat\u00e9gias e tarefas eficazes;<\/li>
- Tomar as decis\u00f5es certas.<\/li><\/ul>\n\n\n\n