{"id":11881,"date":"2022-04-27T14:00:00","date_gmt":"2022-04-27T17:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=11881"},"modified":"2023-01-03T16:27:03","modified_gmt":"2023-01-03T19:27:03","slug":"inbound-marketing","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/inbound-marketing\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 Inbound Marketing?"},"content":{"rendered":"\n

Inbound Marketing<\/strong> \u00e9 um conjunto de estrat\u00e9gias focadas em atrair, converter e encantar os clientes. Essas ideias s\u00e3o voltadas para um p\u00fablico-alvo espec\u00edfico, para conquistar e conseguir se comunicar com seus clientes de forma direta, criando um relacionamento duradouro.<\/p>\n\n\n\n

O marketing de atra\u00e7\u00e3o, conhecido tamb\u00e9m como o Inbound<\/strong>, pode se afastar do conceito no qual j\u00e1 estamos acostumados, ou seja, a conex\u00e3o com o p\u00fablico-alvo por meio dos pilares, que s\u00e3o o Marketing de conte\u00fado, SEO e as Estrat\u00e9gias em Redes Sociais.<\/p>\n\n\n\n

Podemos resumir o Inbound Marketing como a estrat\u00e9gia usada para atrair clientes para sua empresa, atrav\u00e9s da sua mensagem. Com isso, tudo fica mais f\u00e1cil para apresentar suas solu\u00e7\u00f5es e poder transform\u00e1-los em clientes para sua marca.<\/p>\n\n\n\n

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A organiza\u00e7\u00e3o nos processos da empresa \u00e9 de suma import\u00e2ncia para que o Inbound Marketing d\u00ea certo. | Foto: Freepik<\/a>.<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

Para que serve o Inbound Marketing?<\/h2>\n\n\n\n

O Inbound Marketing serve para atrair um p\u00fablico-alvo para os canais digitais de uma empresa ou marca e requer muita dedica\u00e7\u00e3o, a\u00e7\u00f5es oportunas e boas estrat\u00e9gias.<\/p>\n\n\n\n

Trata-se de um modelo muito conhecido e adotado pelas empresas que sabem da import\u00e2ncia do relacionamento n\u00e3o s\u00f3 para trazer pessoas para os canais digitais, mas para fazer com que elas fiquem por perto, sempre motivando elas a fazerem convers\u00f5es e fideliz\u00e1-las.<\/p>\n\n\n\n

A ideia principal do Inbound Marketing \u00e9 fazer com que as pessoas j\u00e1 envolvidas pelo conte\u00fado, que foi produzido justamente pensando nelas, decidam ir atr\u00e1s das empresas. Dessa forma, as chances de convers\u00f5es v\u00e3o aumentar bastante, pois o interesse em conhecer melhor o produto ou servi\u00e7o j\u00e1 foi trabalhado antes, fazendo, assim, com que o cliente venha a efetuar a compra.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, ele serve justamente para identificar todos os potenciais clientes, trazer eles para os canais digitais que podem ser um blog, um site ou as redes sociais da empresa e, assim, conseguir investir no relacionamento entre cliente e empresa.<\/p>\n\n\n\n

Uma vez que os clientes s\u00e3o atra\u00eddos, eles s\u00e3o acompanhados durante todo caminho da escolha do produto at\u00e9 a compra. Ao longo do caminho, o cliente consegue diversas informa\u00e7\u00f5es, pouco a pouco, fazendo amadurecer sua vontade de comprar o produto.<\/p>\n\n\n\n

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A organiza\u00e7\u00e3o e o investimento da empresa tr\u00e1s diversos benef\u00edcios para se ter bons resultados. | Foto: Freepik<\/a>.\u00a0<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

4 benef\u00edcios do Inbound Marketing<\/h2>\n\n\n\n

As empresas, atualmente, sabem da import\u00e2ncia de investir no Inbound Marketing como estrat\u00e9gias para conseguir bons resultados e atrair clientes em potencial, tudo atrav\u00e9s de conte\u00fados relevantes, trazendo benef\u00edcios para o seu neg\u00f3cio, mesmo ele sendo de grande ou pequeno porte.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, existem muitos benef\u00edcios para a sua empresa, a partir do Inbound Marketing:<\/p>\n\n\n\n

Alcance do p\u00fablico certo<\/h3>\n\n\n\n

Empresas que adotam as estrat\u00e9gias do Inbound Marketing conseguem alcan\u00e7ar um p\u00fablico maior, que entra em contato atrav\u00e9s da sua mensagem e por meio do conte\u00fado.<\/p>\n\n\n\n

A estrat\u00e9gia consegue atrair as pessoas certas que t\u00eam realmente interesse em comprar seu produto, pois o conte\u00fado vai chamar a aten\u00e7\u00e3o justamente desses clientes que mostram potencial de compra futura.<\/p>\n\n\n\n

Quanto mais produzir, mais visitas em seus canais digitais v\u00e3o chegar. Por\u00e9m, o importante n\u00e3o \u00e9 quantidade e sim a qualidade do que foi alcan\u00e7ado. Mas o Inbound Marketing faz isso tamb\u00e9m, pois o conte\u00fado segmentado permite alcan\u00e7ar o p\u00fablico certo para sua empresa.<\/p>\n\n\n\n

Aproxima\u00e7\u00e3o com cliente<\/h3>\n\n\n\n

O Inbound Marketing cria uma rela\u00e7\u00e3o de confian\u00e7a entre o cliente e a empresa, por oferecer um conte\u00fado que a persona na pr\u00e1tica. Com isso, o p\u00fablico vai est\u00e1 aberto a ouvir suas recomenda\u00e7\u00f5es e dicas, fazendo parte de uma estrat\u00e9gia de conte\u00fado mais focada nas necessidades do cliente.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o Inbound Marketing se baseia na comunica\u00e7\u00e3o aberta e tamb\u00e9m na intera\u00e7\u00e3o constante com o p\u00fablico. Saber da opini\u00e3o da persona vai fazer com que voc\u00ea consiga criar um conte\u00fado e ter a melhor fonte de feedback.<\/p>\n\n\n\n

Maior poder de persuas\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n

A persuas\u00e3o \u00e9 um dos elementos que n\u00e3o podem faltar para fechar vendas. Pois, \u00e9 muito dif\u00edcil vender para quem est\u00e1 com d\u00favidas e acaba que a rela\u00e7\u00e3o p\u00f3s-venda se torna algo chato. O Inbound Marketing faz com que esse poder de convencimento se torne um argumento baseado em informa\u00e7\u00f5es fortes. Portanto, o relacionamento que se foi feito, vai fazer toda a diferen\u00e7a na hora da compra.<\/p>\n\n\n\n

Diminui\u00e7\u00e3o de custos<\/h3>\n\n\n\n

O Inbound Marketing, sem d\u00favidas, consegue diminuir custos e \u00e9 relativamente mais barato, comparado \u00e0s solu\u00e7\u00f5es tradicionais, como os an\u00fancios e ativa\u00e7\u00e3o da marca.<\/p>\n\n\n\n

E essa redu\u00e7\u00e3o de custos n\u00e3o faz com que tenha perda na qualidade dos resultados, pelo contr\u00e1rio, \u00e9 um grande investimento e muito mais eficiente.<\/p>\n\n\n\n

Como fazer o Inbound marketing no ambiente empresarial?<\/h2>\n\n\n\n

Primeiro, devemos definir metas e, em seguida, definir a persona do seu neg\u00f3cio. Depois, deve-se pensar no funil de vendas para, ent\u00e3o, fazer a gest\u00e3o de leads. Para que o Inbound Marketing fa\u00e7a com que o cliente encontre sua empresa, \u00e9 necess\u00e1rio que o SEO e o marketing de conte\u00fado trabalhem lado a lado e, por \u00faltimo, esteja sempre presente nas m\u00eddias sociais.<\/p>\n\n\n\n

Seguindo essas etapas, voc\u00ea vai conseguir fazer com que o Inbound Marketing na sua empresa possa te ajudar a atrair mais clientes, cada vez mais.<\/p>\n\n\n\n

Ferramentas de inbound marketing<\/h2>\n\n\n\n

As ferramentas s\u00e3o um grande adicional da sua estrat\u00e9gia e ainda permite que ela possa ser desempenhada de maneira \u00e1gil e pr\u00e1tica. Listamos as principais ferramentas de Inbound Marketing que far\u00e1 voc\u00ea usar do in\u00edcio do seu planejamento at\u00e9 conseguir engajar com seus clientes:<\/p>\n\n\n\n