Pexels<\/a>. <\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\nO que \u00e9 backoffice? <\/h2>\n\n\n\n
Backoffice \u00e9 um conceito que se baseia na ideia de que \u00e9 necess\u00e1rio a exist\u00eancia de um bom suporte interno, capaz de achar a solu\u00e7\u00e3o para qualquer tipo de imprevisto ou problema imediato. Esse termo \u00e9 ingl\u00eas e a tradu\u00e7\u00e3o seria algo como \u201cpor tr\u00e1s do escrit\u00f3rio\u201d. <\/p>\n\n\n\n
Esse conceito pode ser realizado at\u00e9 entre duas \u00e1reas que n\u00e3o tem qualquer tipo de contato com o cliente final. Com isso, o backoffice garante um suporte a todos os departamentos de uma institui\u00e7\u00e3o. Dessa maneira, existe o envolvimento de profissionais de diversas \u00e1reas, como marketing, contabilidade, recursos humanos e TI, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n
Entenda que eles n\u00e3o est\u00e3o na linha de frente nem lidam diretamente com os clientes, mas garantem todos os subs\u00eddios necess\u00e1rios para a continuidade de todas as opera\u00e7\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n
Podemos dizer que o setor de backoffice cuida de todos os processos empresariais antes da entrega de um produto ou servi\u00e7o aos clientes. Ou seja, ele presta suporte para todos os outros departamentos de uma institui\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n
Para que tudo d\u00ea certo, \u00e9 importante que todos os profissionais dessa \u00e1rea conhe\u00e7am os principais processos organizacionais, o que ir\u00e1 evitar falhas ou atrasos. <\/p>\n\n\n\n
Conclu\u00edmos que, para que o backoffice seja bem sucedido em seus objetivos, \u00e9 fundamental que haja uma \u00f3tima gest\u00e3o de pessoas e um bom planejamento.<\/p>\n\n\n\n
Como estruturar um backoffice?<\/h2>\n\n\n\n
Veja dicas essenciais de como implementar um bom backoffice:<\/p>\n\n\n\n
1. Realize um planejamento<\/h3>\n\n\n\n
O planejamento \u00e9 a etapa essencial para que o setor de backoffice seja bem sucedido. Dessa forma, \u00e9 necess\u00e1rio que haja um plano bem pensado, que garanta a resolu\u00e7\u00e3o de problemas. Isso ir\u00e1 clarear o entendimento das fun\u00e7\u00f5es, o que ir\u00e1 aproximar a empresa cada vez mais a atingir suas metas.<\/p>\n\n\n\n
Ent\u00e3o, antes de mais nada, \u00e9 essencial que haja um planejamento mensal, semestral e anual, baseado na realidade da institui\u00e7\u00e3o e na sua vis\u00e3o de futuro.<\/p>\n\n\n\n
2. Estabele\u00e7a metas<\/h3>\n\n\n\n
Depois de realizar um planejamento efetivo, chegou a hora de definir as metas para que o backoffice seja ainda mais assertivo. <\/p>\n\n\n\n
Assim, o setor ser\u00e1 capaz de conhecer e otimizar o desempenho dos profissionais de todas as \u00e1reas, focando em verificar os seus desempenhos e assegurar o atingimento das metas.<\/p>\n\n\n\n
3. Fa\u00e7a o uso de indicadores<\/h3>\n\n\n\n
Outro fator de grande import\u00e2ncia para o bom funcionamento do setor de backoffice s\u00e3o os indicadores. Eles servem para mostrar se determinadas fun\u00e7\u00f5es e setores est\u00e3o em conformidade com o planejamento, ou seja, se o que est\u00e1 sendo feito est\u00e1 dando certo ou n\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
Voc\u00ea pode definir diversos indicadores para mensurar as atividades e o desempenho de cada setor, como:<\/p>\n\n\n\n
- Produtividade;<\/li>
- Qualidade;<\/li>
- Capacidade;<\/li>
- Turnover;<\/li>
- \u00cdndice de absente\u00edsmo.<\/li><\/ul>\n\n\n\n
Saiba que s\u00f3 \u00e9 poss\u00edvel melhorar algo que \u00e9 poss\u00edvel ser medido. Se voc\u00ea n\u00e3o tiver o controle das a\u00e7\u00f5es e dos resultados, n\u00e3o h\u00e1 como identificar os pontos de falha e, assim, o setor de backoffice acaba n\u00e3o sendo capaz de realizar a sua fun\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
4. Contrate profissionais qualificados <\/h3>\n\n\n\n
Com profissionais altamente qualificados, um setor de backoffice conseguir\u00e1 ter um bom desempenho. Dessa maneira, fica muito mais f\u00e1cil se diferenciar em meio aos concorrentes. <\/p>\n\n\n\n
Sua equipe precisa estar bem treinada e ser capaz de desenvolver com efici\u00eancia todas as atribui\u00e7\u00f5es, pois isso destaca sua empresa na quest\u00e3o do gerenciamento do setor.<\/p>\n\n\n\n
Por isso, \u00e9 fundamental prezar pela contrata\u00e7\u00e3o de bons profissionais. Bons colaboradores de backoffice precisam ter algumas qualidades como: esp\u00edrito de equipe, autonomia, proatividade, organiza\u00e7\u00e3o e dom\u00ednio de ferramentas computacionais. <\/p>\n\n\n\n
Inclusive, \u00e9 necess\u00e1rio que a empresa possua todas as ferramentas que esses colaboradores ir\u00e3o utilizar, como sistemas de comunica\u00e7\u00e3o e de gest\u00e3o, por exemplo.\u00a0<\/p>\n\n\n\n
Isso porque a \u00e1rea de backoffice precisa estar sempre conectada com todos os processos internos. Se voc\u00ea quer obter uma gest\u00e3o que realmente traga resultados, n\u00e3o faz sentido investir em um setor de backoffice que tenha ferramentas e sistemas ultrapassados ou processos manuais.<\/p>\n\n\n\n
Como o backoffice pode ajudar na gest\u00e3o estrat\u00e9gica das empresas?<\/h2>\n\n\n\n
Dentro de uma empresa que j\u00e1 possui planejamentos e processos bem definidos, quando uma etapa n\u00e3o ocorre como esperado, problemas podem come\u00e7ar a surgir e acabar influenciando v\u00e1rios pontos, inclusive, o faturamento do m\u00eas. <\/p>\n\n\n\n
\u00c9 a\u00ed que entra a \u00e1rea de backoffice. Ela funciona como um controle de qualidade, cujo objetivo \u00e9 solucionar problemas e evitar que eles voltem a acontecer.<\/p>\n\n\n\n
Essa vai ser a maneira da empresa evitar que os imprevistos tenham algum tipo de impacto na comercializa\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o ou produto final, diminuindo os preju\u00edzos. <\/p>\n\n\n\n
Para ficar mais claro, aqui vai um exemplo: quando uma compra \u00e9 feita online ou por um sistema de televendas, os diversos processos precisam ocorrer de maneira r\u00e1pida e eficaz, para que n\u00e3o haja atrasos na entrega ou at\u00e9 mesmo o cancelamento da compra. Dessa forma, um setor de backoffice ir\u00e1 garantir que sua empresa funcione de forma l\u00f3gica e eficaz. Isto \u00e9, mesmo que surjam imprevistos, como uma greve do sistema de transporte de mercadorias, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n
Al\u00e9m disso, esse departamento \u00e9 fundamental para o desenvolvimento das atividades em qualquer tipo de organiza\u00e7\u00e3o, seja ela grande ou pequena. A grande diferen\u00e7a \u00e9 que ela ser\u00e1 criada de acordo com o tamanho do seu neg\u00f3cio. Agora voc\u00ea j\u00e1 sabe tudo sobre o que \u00e9 backoffice. Falando em planejamento e estrat\u00e9gia, se voc\u00ea deseja saber mais como se organizar e ter mais produtividade com suas tarefas ou projetos, conhe\u00e7a os cursos da Organize na Pr\u00e1tica<\/a> e n\u00e3o perca tempo!<\/p>\n\n\n\n