{"id":11955,"date":"2022-05-18T14:00:00","date_gmt":"2022-05-18T17:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=11955"},"modified":"2022-05-16T13:53:57","modified_gmt":"2022-05-16T16:53:57","slug":"o-que-e-backoffice","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/o-que-e-backoffice\/","title":{"rendered":"Saiba o que \u00e9 backoffice e como organizar o setor de forma eficiente para trabalhar melhor"},"content":{"rendered":"\n

Voc\u00ea sabe o que \u00e9 backoffice<\/strong>? Esse \u00e9 o nome dado \u00e0 estrutura criada a partir de um planejamento estrat\u00e9gico, com o objetivo de assegurar que todas as metas de uma empresa sejam atingidas. <\/p>\n\n\n\n

Diversas empresas sofrem com algum tipo de obst\u00e1culo em seus processos internos, fazendo com os resultados financeiros n\u00e3o sejam agrad\u00e1veis. Por conta disso, \u00e9 essencial que qualquer organiza\u00e7\u00e3o conte com um bom suporte que inclua todas as suas \u00e1reas operacionais. <\/p>\n\n\n\n

Esse m\u00e9todo pode n\u00e3o receber a aten\u00e7\u00e3o que deveria por parte dos gestores, mas \u00e9 realmente importante para a empresa. Mesmo n\u00e3o sendo exclusivamente voltado para a parte financeira, quando mal realizado, o backoffice <\/strong>pode se tornar um dos principais fatores de diminui\u00e7\u00e3o dos lucros de uma companhia.<\/p>\n\n\n\n

Continue a leitura e entenda tudo sobre o backoffice!<\/p>\n\n\n\n

\"Backoffice
Backoffice Brasil: veja como essa estrutura pode mudar a sua empresa. | Foto: Pexels<\/a>. <\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

O que \u00e9 backoffice? <\/h2>\n\n\n\n

Backoffice \u00e9 um conceito que se baseia na ideia de que \u00e9 necess\u00e1rio a exist\u00eancia de um bom suporte interno, capaz de achar a solu\u00e7\u00e3o para qualquer tipo de imprevisto ou problema imediato. Esse termo \u00e9 ingl\u00eas e a tradu\u00e7\u00e3o seria algo como \u201cpor tr\u00e1s do escrit\u00f3rio\u201d. <\/p>\n\n\n\n

Esse conceito pode ser realizado at\u00e9 entre duas \u00e1reas que n\u00e3o tem qualquer tipo de contato com o cliente final. Com isso, o backoffice garante um suporte a todos os departamentos de uma institui\u00e7\u00e3o. Dessa maneira, existe o envolvimento de profissionais de diversas \u00e1reas, como marketing, contabilidade, recursos humanos e TI, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Entenda que eles n\u00e3o est\u00e3o na linha de frente nem lidam diretamente com os clientes, mas garantem todos os subs\u00eddios necess\u00e1rios para a continuidade de todas as opera\u00e7\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n

Podemos dizer que o setor de backoffice cuida de todos os processos empresariais antes da entrega de um produto ou servi\u00e7o aos clientes. Ou seja, ele presta suporte para todos os outros departamentos de uma institui\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Para que tudo d\u00ea certo, \u00e9 importante que todos os profissionais dessa \u00e1rea conhe\u00e7am os principais processos organizacionais, o que ir\u00e1 evitar falhas ou atrasos. <\/p>\n\n\n\n

Conclu\u00edmos que, para que o backoffice seja bem sucedido em seus objetivos, \u00e9 fundamental que haja uma \u00f3tima gest\u00e3o de pessoas e um bom planejamento.<\/p>\n\n\n\n

Como estruturar um backoffice?<\/h2>\n\n\n\n

Veja dicas essenciais de como implementar um bom backoffice:<\/p>\n\n\n\n

1. Realize um planejamento<\/h3>\n\n\n\n

O planejamento \u00e9 a etapa essencial para que o setor de backoffice seja bem sucedido. Dessa forma, \u00e9 necess\u00e1rio que haja um plano bem pensado, que garanta a resolu\u00e7\u00e3o de problemas. Isso ir\u00e1 clarear o entendimento das fun\u00e7\u00f5es, o que ir\u00e1 aproximar a empresa cada vez mais a atingir suas metas.<\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o, antes de mais nada, \u00e9 essencial que haja um planejamento mensal, semestral e anual, baseado na realidade da institui\u00e7\u00e3o e na sua vis\u00e3o de futuro.<\/p>\n\n\n\n

2. Estabele\u00e7a metas<\/h3>\n\n\n\n

Depois de realizar um planejamento efetivo, chegou a hora de definir as metas para que o backoffice seja ainda mais assertivo. <\/p>\n\n\n\n

Assim, o setor ser\u00e1 capaz de conhecer e otimizar o desempenho dos profissionais de todas as \u00e1reas, focando em verificar os seus desempenhos e assegurar o atingimento das metas.<\/p>\n\n\n\n

3. Fa\u00e7a o uso de indicadores<\/h3>\n\n\n\n

Outro fator de grande import\u00e2ncia para o bom funcionamento do setor de backoffice s\u00e3o os indicadores. Eles servem para mostrar se determinadas fun\u00e7\u00f5es e setores est\u00e3o em conformidade com o planejamento, ou seja, se o que est\u00e1 sendo feito est\u00e1 dando certo ou n\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea pode definir diversos indicadores para mensurar as atividades e o desempenho de cada setor, como:<\/p>\n\n\n\n