{"id":12020,"date":"2022-06-17T13:32:21","date_gmt":"2022-06-17T16:32:21","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=12020"},"modified":"2022-06-17T13:32:25","modified_gmt":"2022-06-17T16:32:25","slug":"trade-marketing-digital","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/trade-marketing-digital\/","title":{"rendered":"Saiba o que \u00e9 a estrat\u00e9gia de Trade Marketing Digital para impulsionar vendas"},"content":{"rendered":"\n

\u00c9 comum as pessoas que trabalham com vendas f\u00edsicas executarem a\u00e7\u00f5es de Trade Marketing<\/strong> nos pontos de venda. Essa \u00e9 uma estrat\u00e9gia muito reconhecida para a maioria das marcas e varejistas, mas ainda surgem muitas d\u00favidas de como aplic\u00e1-las nas vendas online, com o Trade Marketing Digital<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

A tecnologia vem ajudando cada vez mais os consumidores a realizar qualquer tipo de compra. Ao visitar uma loja f\u00edsica, por exemplo, o cliente confere o celular para comparar os pre\u00e7os. No entanto, o desafio \u00e9 conquist\u00e1-los atrav\u00e9s dos canais digitais.<\/p>\n\n\n

\n
\"Entenda
Entenda a integra\u00e7\u00e3o dos ambientes online e offline no Trade Marketing Digital. | Foto: Freepik<\/a>.<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

Ao longo da mat\u00e9ria, voc\u00ea ver\u00e1 o que \u00e9 Trade Marketing Digital, como ele ajuda a impulsionar a venda e quais as diferen\u00e7as entre Trade Marketing e Trade Marketing Digital. Continue a leitura!<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 Trade Marketing Digital?<\/h2>\n\n\n\n

Voc\u00ea sabe o que \u00e9 Trade Marketing Digital<\/strong>? Basicamente, o Trade Marketing Digital possui as mesmas fun\u00e7\u00f5es do termo tradicional, s\u00f3 que este atua no ambiente online. Trata-se de uma estrat\u00e9gia que tem como finalidade conquistar o consumidor no e-commerce.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo \u00e9 de conhecer o shopper e entregar valor para ele \u00e9 o mesmo do Trade Marketing convencional, realizado no ponto de venda f\u00edsico (supermercados, farm\u00e1cias, entre outros).<\/p>\n\n\n\n

Embora tenham os mesmos fins, o Trade Marketing Digital busca encantar e oferecer a melhor experi\u00eancia ao usu\u00e1rio no e-commerce, fazendo com que estes n\u00e3o tenham nenhum tipo de problema ao realizar a sua compra.<\/p>\n\n\n\n

O consumidor de antigamente, j\u00e1 n\u00e3o \u00e9 mais o mesmo. Suponhamos que seu produto esteja sendo vendido em v\u00e1rias lojas f\u00edsicas e sua equipe de Trade Marketing est\u00e1 executando perfeitamente cada uma delas. Isso \u00e9 o suficiente para voc\u00ea aumentar seu sell-out e fortale\u00e7a a presen\u00e7a da sua marca?<\/p>\n\n\n\n

Provavelmente n\u00e3o e os motivos disso s\u00e3o que os h\u00e1bitos dos consumidores mudaram. Antes mesmo de realizar qualquer compra, seja em loja f\u00edsica ou online, ele vai buscar mais informa\u00e7\u00f5es de confian\u00e7a na internet, bem como descri\u00e7\u00f5es dos produtos e at\u00e9 mesmo as compara\u00e7\u00f5es de pre\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Ambiente f\u00edsico<\/h3>\n\n\n\n

No entanto, casos contr\u00e1rios tamb\u00e9m podem ocorrer. Imagine que voc\u00ea queira comprar um sof\u00e1 e se apaixonou por um modelo que viu na internet, por\u00e9m voc\u00ea n\u00e3o tem a certeza de que o produto \u00e9 realmente confort\u00e1vel e de qualidade.<\/p>\n\n\n\n

Sendo assim, voc\u00ea vai at\u00e9 uma loja f\u00edsica para verificar o conforto do produto e efetua a compra online. Provavelmente voc\u00ea j\u00e1 passou por uma experi\u00eancia parecida ou como essa.<\/p>\n\n\n\n

O seu cliente tamb\u00e9m enfrenta situa\u00e7\u00f5es com esta. O importante n\u00e3o \u00e9 o local de finaliza\u00e7\u00e3o da compra, mas sim como as informa\u00e7\u00f5es influenciam o cliente na hora de realiz\u00e1-la.<\/p>\n\n\n\n

Pensando nisso, n\u00e3o adianta ter uma execu\u00e7\u00e3o perfeita nas lojas f\u00edsicas se o ambiente online estiver de lado. Assim como a maioria das pessoas est\u00e3o atualmente conectadas na web, os seus clientes tamb\u00e9m estar\u00e3o. N\u00e3o basta estar conectado, estes ainda buscam por avalia\u00e7\u00f5es de outros consumidores.<\/p>\n\n\n\n

A Deloitte realizou uma pesquisa em que aponta que 56% de todas as vendas de varejo s\u00e3o influenciadas de alguma forma pelos canais digitais. Sendo assim, \u00e9 indispens\u00e1vel estar presente no ambiente online, pois o Trade Marketing Digital n\u00e3o atua somente na web, ele \u00e9 capaz de integrar a\u00e7\u00f5es offline com o online.<\/p>\n\n\n\n

Como ele ajuda a impulsionar venda?<\/h2>\n\n\n\n

Um artigo publicado no Google em 2017, apontou que o valor de neg\u00f3cio do Trade Marketing em todo o mundo \u00e9 equivalente a mais de meio trilh\u00e3o de d\u00f3lares.<\/p>\n\n\n\n

Fora isso, o or\u00e7amento de grandes companhias que investem nessa estrat\u00e9gia \u00e9 focado em trazer os consumidores do offline para o ponto de venda atrav\u00e9s das m\u00eddias digitais.<\/p>\n\n\n\n

Mas, ao longo do tempo, o comportamento do consumidor sofreu mudan\u00e7as bruscas. O ambiente online foi capaz de influenciar o consumidor no momento da compra e de otimizar a percep\u00e7\u00e3o da marca.<\/p>\n\n\n\n

Sendo assim, a digitaliza\u00e7\u00e3o do Trade Marketing, al\u00e9m de trazer benef\u00edcios para a ind\u00fastria que exibe o produto na prateleira, traz vantagens ao varejista tamb\u00e9m.<\/p>\n\n\n\n

O Trade Marketing possui extrema import\u00e2ncia, tanto para a ind\u00fastria quanto para o varejo, embora a percep\u00e7\u00e3o de que todos estamos conectados gra\u00e7as ao mobile seja o destaque para isso.<\/p>\n\n\n\n

\u201cVarejo e ind\u00fastria devem garantir uma jornada de compra digitalizada, otimizada e personalizada, particularmente no fundo do funil de vendas. N\u00f3s abra\u00e7amos isso programaticamente comprando an\u00fancios personalizados em parceria com redes varejistas que vendem a nossa marca.\u201d <\/em>– Darren Needham-Walker, Marketing Director, HP Australia.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, estudos recentes apontaram que aproximadamente 70% dos consumidores que descobrem o produto que precisam atrav\u00e9s da internet e que 28% realizam essa descoberta dentro da loja f\u00edsica. Enquanto isso, 39% dos shoppers <\/em>pesquisam online antes de realizar alguma compra.<\/p>\n\n\n\n

Diferen\u00e7as entre Trade Marketing x Trade Marketing Digital<\/h2>\n\n\n\n

O Trade Marketing Digital busca conquistar o consumidor no ponto de venda, fazendo ele comprar o seu produto e n\u00e3o o do concorrente. N\u00e3o \u00e9 diferente com o Trade Marketing Digital, s\u00f3 que ele acontece no e-commerce.<\/p>\n\n\n\n

Trade Marketing<\/h3>\n\n\n\n

O Trade Marketing atua no ponto de venda f\u00edsico e suas principais fun\u00e7\u00f5es, s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n