{"id":5765,"date":"2019-05-30T17:01:29","date_gmt":"2019-05-30T20:01:29","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=5765"},"modified":"2023-01-03T16:22:22","modified_gmt":"2023-01-03T19:22:22","slug":"tecnica-pomodoro-aumente-sua-produtividade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/tecnica-pomodoro-aumente-sua-produtividade\/","title":{"rendered":"Otimize e aumente sua produtividade com a T\u00e9cnica Pomodoro – Passo a Passo!"},"content":{"rendered":"\n
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Saiba como resolver dois dos maiores obst\u00e1culos para a produtividade na era moderna: concentra\u00e7\u00e3o e trabalho excessivo. <\/span>Com a T\u00e9cnica Pomodoro, voc\u00ea conseguir\u00e1 lidar com distra\u00e7\u00f5es e amenizar a sobrecarga de trabalho. <\/span><\/p>\n

Ainda, aprenda as vantagens dessa t\u00e9cnica e como aplic\u00e1-la de maneira efetiva.<\/span><\/p>\n\n\n\n

Esse m\u00e9todo de administra\u00e7\u00e3o de tempo foi desenvolvida por Francesco Cirillo, durante seu tempo de estudante universit\u00e1rio. <\/span><\/p>\n

E, essa t\u00e9cnica foi batizada assim por causa do despertador de cozinha em formato de tomate que Cirillo utilizava. Para quem n\u00e3o sabe, pomodoro significa tomate em italiano.<\/span><\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 T\u00e9cnica Pomodoro?<\/h2>\n\n\n\n

A T\u00e9cnica Pomodoro aumenta a produtividade ao intercalar tempos de trabalho ou estudo e tempos de pausa, de maneira t\u00e1tica. E, e<\/span>ssa intercala\u00e7\u00e3o te mant\u00e9m sempre produzindo, mas tamb\u00e9m descansando para n\u00e3o enlouquecer.<\/span><\/p>\n\n\n\n

\u00c9 importante mencionarmos que, para sermos mais espec\u00edficos, o m\u00e9todo do tomate consiste em trabalhar ou estudar durante 25 minutos. Ou seja, sem parar e sem fazer mais nada. <\/span><\/p>\n

Quando esse per\u00edodo terminar, voc\u00ea dever\u00e1 fazer uma pausa curta de 5 minutos, mas deve esquecer completamente o trabalho.<\/span><\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s quatro per\u00edodos de produ\u00e7\u00e3o, voc\u00ea dever\u00e1 fazer uma pausa longa. <\/span><\/p>\n

Al\u00e9m disso, essa pausa dever\u00e1 demorar de dez a trinta minutos, ou o que voc\u00ea achar que \u00e9 o suficiente para descansar bem e voltar para mais quatro se\u00e7\u00f5es. <\/span><\/p>\n

S\u00f3 seja honesto consigo mesmo e se d\u00ea o tempo que voc\u00ea precisa de verdade. D\u00ea uma volta, passeie com o cachorro, bata um papo com os colegas ou tire uma pestana. <\/span><\/p>\n

Esse momento \u00e9 seu!<\/span><\/p>\n\n\n\n

Preparando os tomates<\/h2>\n\n\n\n
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1. Defina qual a tarefa que ser\u00e1 executada. <\/h3>\n\n\n\n

Escrever o pr\u00f3ximo cap\u00edtulo da disserta\u00e7\u00e3o, pesquisar refer\u00eancias para um artigo, responder e-mails de clientes ou terminar de preencher uma tabela. Seja qual for a tarefa que voc\u00ea ir\u00e1 realizar, ela dever\u00e1 ser decidida antes de voc\u00ea come\u00e7ar.<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea achar que falta pouco para finalizar a tarefa, voc\u00ea pode definir uma segunda tarefa a ser iniciada em seguida. Mas, o<\/span> importante \u00e9 ter um objetivo e ir at\u00e9 o fim. N\u00e3o tente ser uma pessoa multitarefa. <\/span><\/p>\n

Tentar lidar com muitas tarefas ao mesmo tempo e n\u00e3o fazer nada pode significar a mesma coisa.<\/span><\/p>\n\n\n\n

2. Prepare-se para trabalhar.<\/h3>\n\n\n\n

Fa\u00e7a tudo o que precisa ser feito antes de iniciar. V\u00e1 ao banheiro, prepare o caf\u00e9, separe o material de trabalho e estudo. <\/span><\/p>\n

Lembre-se: voc\u00ea ficar\u00e1 25 minutos sem fazer nada al\u00e9m de executar a tarefa e, quando parar, s\u00f3 ter\u00e1 5 minutos para descansar. <\/span><\/p>\n

N\u00e3o conte com ficar levantando para fazer algo que esqueceu de preparar de antem\u00e3o ou perder\u00e1 tempo precioso. Ent\u00e3o, se voc\u00ea tiver que pausar sua tarefa, dever\u00e1 pausar o rel\u00f3gio.<\/span><\/p>\n\n\n\n

\u00c9 importante nesse momento ajeitar para que o ambiente esteja confort\u00e1vel para trabalhar, pois uma cadeira muito dura ou um local inadequado v\u00e3o dificultar a concentra\u00e7\u00e3o e a produtividade. <\/span><\/p>\n

Assim, sente-se de maneira ergon\u00f4mica, ou voc\u00ea come\u00e7ar\u00e1 a cansar e sentir\u00e1 dores antes mesmo de terminar o primeiro tempo de trabalho.<\/span><\/p>\n\n\n\n

Por \u00faltimo, pegue uma caneta e um caderno ou um peda\u00e7o de papel. Desta forma, para cada per\u00edodo de 25 minutos de trabalho, tamb\u00e9m chamados de pomodoros, voc\u00ea far\u00e1 uma marca nesse papel. <\/span><\/p>\n

Para cada quatro marcas, isso \u00e9, quatro pomodoros, voc\u00ea dever\u00e1 fazer uma pausa longa.<\/span><\/p>\n\n\n\n

3. Livre-se de todas as distra\u00e7\u00f5es.<\/h3>\n\n\n\n

Feche as redes sociais e avise seus colegas de trabalho ou familiares que voc\u00ea ir\u00e1 se concentrar e n\u00e3o poder\u00e1 se comunicar por um bom tempo. <\/span><\/p>\n

Coloque os gatos para fora do quarto e o cachorro para dormir. E, resolva esses e outras poss\u00edveis inconveni\u00eancias que podem lhe incomodar quando voc\u00ea menos esperar e interferir na sua produtividade.<\/span><\/p>\n\n\n\n

Uma boa ferramenta que ajuda a evitar distra\u00e7\u00f5es \u00e9 a extens\u00e3o de navegador \u201cBlock Site\u201d. <\/span>Ela foi feita justamente para auxiliar pessoas que deixam as redes sociais interferirem na produtividade. E, com ela, voc\u00ea pode listar sites a serem bloqueados em per\u00edodos pr\u00e9 definidos ou at\u00e9 mesmo sem fim previsto. <\/span><\/p>\n

Voc\u00ea tamb\u00e9m pode colocar um hor\u00e1rio de intervalo. Caso voc\u00ea tente acessar os sites que listar, aparecer\u00e1 um lembrete de que voc\u00ea deve voltar \u00e0s tarefas. \u00c9 ideal para evitar o Facebook, o Twitter e o Whatsapp Web.<\/span><\/p>\n\n\n\n

4- Use a t\u00e9cnica de “Informar”, “Negociar” e “Chamar”<\/h4>\n\n\n\n

Quanto \u00e0s pessoas que podem vir a lhe distrair, o pr\u00f3prio Francesco Cirillo apresenta uma estrat\u00e9gia para interrompe-las de lhe atrapalhar. E, felizmente, s<\/span>\u00e3o apenas tr\u00eas passos simples, mas muito efetivos. Ele chama de \u201cinformar\u201d, \u201cnegociar\u201d e \u201cchamar\u201d:<\/span><\/p>\n\n\n\n