agenda online<\/a> para vers\u00e3o desktop e mobile:<\/p>\n\n\n\nDesktop<\/h3>\n\n\n\n1. Procure manter a organiza\u00e7\u00e3o com calend\u00e1rios diferentes<\/h4>\n\n\n\n
O primeiro passo \u00e9 n\u00e3o incluir os seus calend\u00e1rios somente em uma visualiza\u00e7\u00e3o, pois isso s\u00f3 pode te atrapalhar e te deixar mais confuso ainda ao longo do tempo. Todas as divis\u00f5es de tarefas de trabalho em uma s\u00f3 tela pode aparentar que voc\u00ea n\u00e3o possui tempo livre, tornando essa ferramenta contraprodutiva.<\/p>\n\n\n\n
Para evitar que isso ocorra, \u00e9 preciso compartilhar seus eventos. O Google Agenda permite a cria\u00e7\u00e3o de m\u00faltiplos calend\u00e1rios. Para utilizar essa fun\u00e7\u00e3o, basta acessar a barra de ferramentas que aparece \u00e0 esquerda do calend\u00e1rio, onde \u00e9 poss\u00edvel visualizar todos os eventos do m\u00eas e as listas \u201cminhas agendas\u201d e \u201coutras agendas\u201d.<\/p>\n\n\n\n
2. Marque reuni\u00f5es no hor\u00e1rio ideal<\/h4>\n\n\n\n
Caso voc\u00ea possua dificuldades para encontrar um hor\u00e1rio em que todos os membros do grupo consigam participar de uma reuni\u00e3o, o Google consegue consultar as agendas de outros usu\u00e1rios do Gmail que est\u00e3o presentes na sua equipe de trabalho, o que garante que todos eles participem do evento.<\/p>\n\n\n\n
Esta, por sua vez, se trata da fun\u00e7\u00e3o \u201chor\u00e1rios sugeridos\u201d. Ela aparece no momento em que voc\u00ea adiciona muitos convidados para uma reuni\u00e3o e tem acesso a agenda deles.<\/p>\n\n\n\n
Para utilizar essa fun\u00e7\u00e3o, adicione os participantes da reuni\u00e3o e clique em \u201cencontrar um hor\u00e1rio\u201d na aba de configura\u00e7\u00f5es dele.<\/p>\n\n\n\n
Em seguida, aparecer\u00e1 em sua tela um painel com a disponibilidade dos usu\u00e1rios naquele dia e tamb\u00e9m o intervalo de tempo sugerido a fim de escolher o momento mais adequado para o evento.<\/p>\n\n\n\n
3. Adicione anexos \u00e0s datas dos eventos<\/h4>\n\n\n\n
Na maioria das vezes, uma grande parcela dos compromissos que temos em uma rotina, seja pessoal ou de trabalho, exigem alguns documentos. Desde um arquivo de trabalho at\u00e9 os resultados de um exame m\u00e9dico, por exemplo, ficaria muito mais f\u00e1cil de encontr\u00e1-los se inclu\u00edssemos na agenda o que \u00e9 preciso levar.<\/p>\n\n\n\n
O Google Agenda permite essa fun\u00e7\u00e3o e al\u00e9m disso, \u00e9 poss\u00edvel compartilhar os documentos para que os convidados visualizem-os em suas caixas de e-mail ou pelo pr\u00f3prio app.<\/p>\n\n\n\n
4. Crie um evento privado<\/h4>\n\n\n\n
Ao compartilhar agendas com membros do seu trabalho, voc\u00ea garante que todo mundo saiba da sua disponibilidade e os melhores hor\u00e1rios para se entrar em contato.<\/p>\n\n\n\n
No entanto, algumas reuni\u00f5es possuem informa\u00e7\u00f5es sens\u00edveis e para garantir essa confidencialidade, o Google Agenda oferece a op\u00e7\u00e3o da cria\u00e7\u00e3o de eventos privados.<\/p>\n\n\n\n
Estes, por sua vez, podem ser visualizados somente pelos convidados. Para as outras pessoas que possuem acesso a agenda, uma indica\u00e7\u00e3o de \u201cocupado\u201d ser\u00e1 exibida.<\/p>\n\n\n\n
Uma reuni\u00e3o privada funciona como qualquer outra, a diferen\u00e7a \u00e9 que possui algumas configura\u00e7\u00f5es diferentes. Ao criar esse tipo de evento, marque a op\u00e7\u00e3o \u201cocupado\u201d e defina a reuni\u00e3o como \u201cparticular\u201d.<\/p>\n\n\n\n
5. Marque uma videochamada<\/h4>\n\n\n\n
Por fim, caso voc\u00ea n\u00e3o marque uma reuni\u00e3o presencial, \u00e9 importante deixar isso registrado aos usu\u00e1rios: com a op\u00e7\u00e3o \u201cadicionar confer\u00eancia\u201d \u00e9 poss\u00edvel marcar uma videochamada com os membros do Google Agenda e do Google Hangouts.<\/p>\n\n\n\n
Para fazer isso, basta criar um evento normalmente e convidar todos os usu\u00e1rios que voc\u00ea desejar e que tenham contas no Google. Em seguida, clique em \u201cadicionar confer\u00eancia” e depois selecione \u201cHangouts\u201d.<\/p>\n\n\n\n
Mobile<\/h3>\n\n\n\n1. Aprenda a utilizar o Google Agenda nesta vers\u00e3o<\/h4>\n\n\n\n
O primeiro passo \u00e9 abrir o app e tocar nas tr\u00eas listras horizontais que aparecem no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, selecione a melhor forma de visualizar os dias, entre as op\u00e7\u00f5es \u201cagenda\u201d, \u201cdia\u201d, \u201c3 dias\u201d, \u201csemana\u201d e \u201cm\u00eas\u201d.<\/p>\n\n\n\n
2. Aprenda a criar um evento, lembrete ou meta<\/h4>\n\n\n\n
Em seguida, para criar um evento, ser\u00e1 preciso tocar no \u00edcone \u201c+\u201d que fica no canto inferior direito da sua tela. Ap\u00f3s isso, escolha entre criar uma tarefa, meta, lembrete ou evento. Depois de selecionar a op\u00e7\u00e3o desejada, escolha seu objetivo e a periodicidade.<\/p>\n\n\n\n
Caso voc\u00ea tenha selecionado a op\u00e7\u00e3o \u201clembrete\u201d, basta colocar o que precisa ser lembrado, a conta vinculada, data e hor\u00e1rio. Ap\u00f3s o t\u00e9rmino, clique em \u201csalvar\u201d. Se voc\u00ea selecionou \u201ctarefa\u201d, informe a atividade, a conta vinculada, data e hor\u00e1rio; depois, \u201csalvar\u201d.<\/p>\n\n\n\n
Agora, se voc\u00ea selecionou a op\u00e7\u00e3o \u201cevento\u201d, informe o t\u00edtulo, data e hor\u00e1rio e, em seguida, \u201cadicionar pessoas\u201d para marcar quem participar\u00e1. Al\u00e9m disso, n\u00e3o se esque\u00e7a de informar o local, hor\u00e1rio do alerta e a cor que identifica o evento. Se voc\u00ea quiser, tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel inserir anexos vinculados ao Google Drive. Por fim, clique em \u201csalvar\u201d.<\/p>\n\n\n\n
3. Veja como alternar calend\u00e1rios<\/h4>\n\n\n\n
Em terceiro lugar, v\u00e1 nas tr\u00eas linhas horizontais e marque os \u00edcones com um \u201c\u2713\u201d naqueles itens que voc\u00ea deseja ver no calend\u00e1rio – lembrando que os que permanecerem desmarcados, consequentemente, n\u00e3o ser\u00e3o exibidos. \u00c9 poss\u00edvel marcar os itens em todas as contas Google em que voc\u00ea est\u00e1 logado.<\/p>\n\n\n\n
Como relacionar o Google Agenda com outros aplicativos?<\/h2>\n\n\n\n
Al\u00e9m de todas as funcionalidades j\u00e1 citadas, o Google Agenda permite o acesso dos seus eventos atrav\u00e9s de outros apps do computador, bem como o Outlook.<\/p>\n\n\n\n
No entanto, existem duas maneiras de visualizar sua agenda do Google em outro aplicativo de agenda. \u00c9 poss\u00edvel ver a sua agenda em outros aplicativos e, inclusive, alguns deles permitem at\u00e9 a edi\u00e7\u00e3o dos eventos.<\/p>\n\n\n\n
Com alguns desses aplicativos, voc\u00ea pode sincronizar seu Google Agenda utilizando a conta do Google. Com essa funcionalidade, voc\u00ea pode adicionar ou editar eventos do Google Agenda para outros aplicativos.<\/p>\n\n\n\n
- Abra o outro app de agenda;<\/li>
- Em seguida, procure a op\u00e7\u00e3o de adicionar outra conta que talvez esteja em “Configura\u00e7\u00f5es” ou “Prefer\u00eancias”;<\/li>
- Selecione “Fazer login com o Google” para dar acesso \u00e0 sua Conta do Google. Caso voc\u00ea utilize a verifica\u00e7\u00e3o em duas etapas na sua conta, ser\u00e1 solicitada uma senha de app<\/a>;<\/li>
- Por fim, siga as etapas para adicionar sua Conta do Google.<\/li><\/ol>\n\n\n\n
Se o aplicativo de agenda n\u00e3o tiver a op\u00e7\u00e3o de sincroniza\u00e7\u00e3o completa ou se voc\u00ea optar por ter uma visualiza\u00e7\u00e3o apenas de leitura de uma agenda, ser\u00e1 poss\u00edvel sincroniz\u00e1-la com o app atrav\u00e9s de um link para o iCal.<\/p>\n\n\n\n
- Abra o Google Agenda<\/a> no computador;<\/li>
- No canto superior direito, clique em Configura\u00e7\u00f5es;<\/li>
- No painel \u00e0 esquerda, clique em “Configura\u00e7\u00f5es das minhas agendas” e, em seguida, v\u00e1 at\u00e9 o nome da agenda que voc\u00ea quer usar;<\/li>
- Clique em \u201cIntegrar agenda\u201d;<\/li>
- Na se\u00e7\u00e3o “Endere\u00e7o secreto no formato iCal”, copie o link;<\/li>
- Cole o link conforme indicado pelo outro app de agenda.<\/li><\/ol>\n\n\n\n
Por fim, o que voc\u00ea achou dessas dicas sobre o Google Agenda<\/strong>? Deixe nos coment\u00e1rios as suas d\u00favidas e opini\u00f5es!<\/p>\n\n\n\n