{"id":6910,"date":"2020-08-18T08:00:00","date_gmt":"2020-08-18T11:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=6910"},"modified":"2021-07-16T12:29:22","modified_gmt":"2021-07-16T15:29:22","slug":"organizacao-de-documentos-pessoais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/organizacao-de-documentos-pessoais\/","title":{"rendered":"Utilize esta t\u00e9cnica para encontrar documentos pessoais em segundos"},"content":{"rendered":"\n

Que tal encontrar um modo efetivo e produtivo de organizar e encontrar documentos pessoais em segundos? Essa facilidade ir\u00e1 otimizar o seu tempo<\/a> e todos os documentos estar\u00e3o seguros e arquivados em um s\u00f3 lugar. Afinal, voc\u00ea nunca sabe quando ir\u00e1 precisar dos seus documentos pessoais para uma inscri\u00e7\u00e3o ou um cadastro em alguma companhia de servi\u00e7os.<\/p>\n

Na d\u00favida, mantenha-os em um s\u00f3 lugar e aumente a produtividade dos seus dias, e entenda neste artigo como pode ser f\u00e1cil manter a organiza\u00e7\u00e3o dos seus documentos pessoais atrav\u00e9s de uma \u00fanica ferramenta.<\/p>\n\n\n\n

Digitalizando e organizando documentos pessoais<\/h2>\n\n\n\n
\"digitalizando<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Algumas estrat\u00e9gias podem te disponibilizar mais tempo semanal dispon\u00edvel em poucos minutos. \u00c9 o caso da organiza\u00e7\u00e3o correta de documentos. <\/p>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea tem muitas coisas para resolver durante a semana, gastar tempo correndo atr\u00e1s de documenta\u00e7\u00e3o para enviar a uma companhia, por exemplo, pode se tornar uma tarefa ainda maior e desgastante, podendo atrasar outras tarefas mais importantes.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, a ideia \u00e9 otimizar o tempo e tornar a sua rotina mais produtiva e eficiente. E voc\u00ea consegue tudo isso a partir de uma ferramenta f\u00e1cil e intuitiva: o Evernote.<\/p>\n\n\n\n

Caso voc\u00ea ainda n\u00e3o conhe\u00e7a o Evernote, clique aqui<\/a> e leia este artigo.<\/p>\n\n\n\n

Atrav\u00e9s desta ferramenta, voc\u00ea consegue manter todos os seus documentos pessoais com voc\u00ea a qualquer hora e em qualquer lugar. <\/p>\n\n\n\n

E n\u00e3o h\u00e1 limites para o tipo de documento a ser arquivado: arquive contrato de plano de sa\u00fade em PDF, digitalize uma foto do comprovante de resid\u00eancia, do seu RG, entre outros. Organize tudo em um s\u00f3 ambiente e deixe tudo ao alcance de suas m\u00e3os para quando voc\u00ea precisar.<\/p>\n\n\n\n

Para digitalizar seus documentos pessoais, basta seguir o passo a passo a seguir:<\/p>\n\n\n\n

No seu celular, clique no \u201c+\u201d no canto inferior direito da tela inicial do Evernote, depois clique em \u201cC\u00e2mera\u201d. Pronto, s\u00f3 posicionar a sua c\u00e2mera e esperar alguns segundos que o aplicativo ir\u00e1 digitalizar o seu documento. E este estar\u00e1 pronto para ser arquivado e compartilhado quando necess\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Caso voc\u00ea queira incluir algum documento a partir do seu computador, basta acessar o Evernote na web<\/a>, clicar na nota que voc\u00ea deseja incluir o documento, depois em \u201c+ inserir\u201d e \u201canexo\u201d. Se voc\u00ea quiser incluir os documentos em uma nova nota, basta ir ao menu esquerdo, clicar em \u201c+ Nova Nota\u201d, d\u00ea um t\u00edtulo para sua nota e depois siga as mesmas instru\u00e7\u00f5es acima. Muito simples!<\/p>\n\n\n\n

Categorizando documentos pessoais<\/h2>\n

Um dos maiores desafios ao adotar um software para te ajudar na organiza\u00e7\u00e3o de ideias e documentos \u00e9: como vou encontrar o que eu preciso?<\/p>\n

A maneira mais r\u00e1pida de encontrar os documentos pessoais no Evernote \u00e9 atrav\u00e9s da ferramenta de pesquisa. No entanto, para facilitar a pesquisa, voc\u00ea pode utilizar a categoriza\u00e7\u00e3o de documentos.<\/p>\n

O que isto significa? Adicione etiquetas em suas notas para que voc\u00ea consiga encontrar seus documentos em instantes.<\/p>\n

Na verdade, o Evernote possibilita a pesquisa at\u00e9 dentro de notas escritas, arquivos em PDF, documentos do Office, imagens, apresenta\u00e7\u00f5es e documentos digitalizados. No entanto, esta ferramenta s\u00f3 est\u00e1 dispon\u00edvel nos planos Premium e Business.<\/p>\n

A vers\u00e3o gratuita (Plano Basic) possui um sistema inteligente de pesquisa, com suas limita\u00e7\u00f5es que envolvem: t\u00edtulos das notas, textos digitados na pr\u00f3pria nota, etiquetas e textos em imagens.<\/p>\n

E como eu fa\u00e7o para categorizar os meus documentos pessoais?<\/p>\n

No computador, siga o passo a passo a seguir:<\/p>\n

    \n
  1. Abra a nota onde est\u00e3o arquivados os seus documentos pessoais;<\/li>\n
  2. Na parte inferior da nota, basta clicar na barra e digitar as palavras-chave que ir\u00e3o corresponder as suas etiquetas. A cada nova palavra, aperte \u201cEnter\u201d. Assim, ao incluir um documento pessoal, voc\u00ea pode incluir as seguintes etiquetas: documentos pessoais, o tipo de documento, como RG, CPF, ou qualquer outra palavra que fa\u00e7a sentido para aquilo que voc\u00ea est\u00e1 arquivando no momento. Veja a imagem a seguir.<\/li>\n<\/ol>\n\n\n\n
    \"etiquetas<\/figure><\/div>\n\n\n\n

    No celular tamb\u00e9m \u00e9 muito f\u00e1cil adicionar uma etiqueta. Basta abrir a nota que voc\u00ea deseja etiquetar e clicar no desenho da etiqueta na parte superior. Confira na imagem abaixo.<\/p>\n\n\n\n

    \"etiquetas<\/figure><\/div>\n\n\n\n

    Voc\u00ea consegue adicionar baseado em seu hist\u00f3rico ou digitar uma nova palavra-chave.<\/p>\n\n\n\n

    Entenda ainda mais o poder das etiquetas neste outro artigo, clicando aqui<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

    Reunindo documentos importantes em uma nota<\/h2>\n\n\n\n

    Sugerimos que voc\u00ea tire um dia tranquilo para digitalizar e organizar todos os seus documentos pessoais em uma nota. Voc\u00ea consegue fazer isso em mais de uma nota. No entanto, a ideia \u00e9 facilitar a sua busca.<\/p>\n\n\n\n

    Isto \u00e9, se voc\u00ea criar v\u00e1rias notas com documentos pessoais, pode ser que voc\u00ea leve mais tempo para encontrar o que voc\u00ea deseja. Isto tamb\u00e9m ir\u00e1 evitar que voc\u00ea arquive o mesmo documento mais de uma vez, em caso de voc\u00ea esquecer de incluir um nome ou uma etiqueta.<\/p>\n\n\n\n

    Separe todos os seus documentos pessoais e comece a digitalizar um a um. Em seguida, n\u00e3o se esque\u00e7a de adicionar o t\u00edtulo, e para ficar ainda mais f\u00e1cil, acrescente antes do arquivo o nome do documento. Al\u00e9m disso, antes de finalizar a sua nota, adicione as etiquetas para categorizar os seus documentos.<\/p>\n\n\n\n

    Veja um exemplo na imagem abaixo:<\/p>\n\n\n\n

    \"documentos<\/figure><\/div>\n\n\n\n

    Compartilhando documentos pessoais de forma eficiente<\/h2>\n

    Precisa realizar um cadastro em uma nova companhia de servi\u00e7os? Vai realizar a sua matr\u00edcula para um novo curso em sua \u00e1rea de atua\u00e7\u00e3o?<\/p>\n

    Essas a\u00e7\u00f5es envolvem o envio de seus documentos pessoais mais importantes para cadastro. E com a transforma\u00e7\u00e3o digital e o avan\u00e7o da tecnologia, as empresas e institui\u00e7\u00f5es est\u00e3o aceitando o envio da documenta\u00e7\u00e3o por e-mail.<\/p>\n

    Nesse sentido, com seus documentos todos organizados e devidamente categorizados em um s\u00f3 ambiente, voc\u00ea consegue organizar uma nota com todos os documentos solicitados e enviar para a empresa atrav\u00e9s de poucos cliques.<\/p>\n

    Para fazer isto, basta localizar os documentos que voc\u00ea precisa e copi\u00e1-los em uma nova nota. Inclua os nomes dos documentos e um t\u00edtulo de acordo com o objetivo. Depois, \u00e9 s\u00f3 compartilhar com a pessoa interessada.<\/p>\n

    E para compartilhar uma nota \u00e9 muito simples: abra a nota, clique em \u201cCompartilhar\u201d no canto superior direito, ative a op\u00e7\u00e3o de link compartilh\u00e1vel, copie e cole o link da nota no corpo do e-mail que voc\u00ea ir\u00e1 enviar ao remetente.<\/p>\n\n\n\n

    \"compartilhar<\/figure><\/div>\n\n\n\n

    Dessa forma, voc\u00ea n\u00e3o s\u00f3 compartilha os documentos de forma segura, como tamb\u00e9m evita ter que enviar mais de um e-mail devido ao limite de tamanho dos arquivos em um s\u00f3 e-mail.<\/p>\n\n\n\n

    Por fim, aprenda tudo isso na video aula abaixo. E entenda como organizar e encontrar seus documentos pessoais em segundos, na pr\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n

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