{"id":6926,"date":"2020-08-20T20:34:54","date_gmt":"2020-08-20T23:34:54","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=6926"},"modified":"2021-07-16T12:29:16","modified_gmt":"2021-07-16T15:29:16","slug":"melhore-os-processos-de-pos-vendas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/melhore-os-processos-de-pos-vendas\/","title":{"rendered":"P\u00f3s-vendas: melhore os processos com esta ferramenta"},"content":{"rendered":"\n

Certamente, fidelizar clientes \u00e9 um dos principais objetivos das empresas. Afinal, esta \u00e9 uma garantia de vendas futuras. No entanto, quando se trata de p\u00f3s-vendas, algumas empresas ainda sentem muita dificuldade em otimizar os processos.<\/a> Seja por falta de organiza\u00e7\u00e3o ou por falta de conhecimento, nem sempre os processos s\u00e3o bem realizados.<\/p>\n

A compra geralmente \u00e9 finalizada com sucesso, mas muitas empresas ainda perdem a oportunidade de gerar novas vendas.<\/p>\n

Sendo assim, algumas a\u00e7\u00f5es s\u00e3o necess\u00e1rias para manter o relacionamento com o cliente. Como, por exemplo, estabelecer organiza\u00e7\u00e3o, planejamento e investir em uma equipe especializada.\u00a0<\/p>\n

Essas a\u00e7\u00f5es podem fazer toda a diferen\u00e7a para os seus neg\u00f3cios.<\/p>\n

Portanto, aprenda como usar uma ferramenta que, com toda a certeza, ir\u00e1 melhorar os seus processos de p\u00f3s-vendas. Podendo trazer benef\u00edcios e resultados promiss\u00f3rios.<\/p>\n\n\n\n

P\u00f3s-vendas: entenda o que \u00e9<\/h2>\n\n\n\n
\"processo<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Mas afinal, do que se trata o p\u00f3s-vendas?<\/p>\n\n\n\n

O p\u00f3s-venda \u00e9 t\u00e3o importante quanto qualquer outro processo da empresa. Quando a equipe realiza um bom p\u00f3s-vendas, ela traz benef\u00edcios incr\u00edveis para a empresa. <\/p>\n\n\n\n

Ou seja, a sua empresa ganha mais visibilidade ao deixar seus clientes satisfeitos. E ainda garante que sua empresa seja sempre lembrada.<\/p>\n\n\n\n

Como o nome sugere, o p\u00f3s-venda \u00e9 o atendimento prestado ao cliente depois que ele adquiriu um produto ou servi\u00e7o. <\/p>\n\n\n\n

Trata-se de um conjunto de a\u00e7\u00f5es que visam manter um relacionamento duradouro e satisfat\u00f3rio com qualquer cliente.<\/p>\n\n\n\n

Dessa forma, a sua empresa oferece um atendimento de alta qualidade. Isto \u00e9, atendendo \u00e0s necessidades do cliente, oferecendo o suporte adequado, garantindo assim, a fideliza\u00e7\u00e3o do cliente. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o mais barata para garantir novas vendas.<\/p>\n\n\n\n

Por fim, pode ser visto tamb\u00e9m como uma estrat\u00e9gia para criar promotores da sua marca. Estes ficam respons\u00e1veis por atrair novos consumidores.<\/p>\n\n\n\n

Confira a seguir os principais benef\u00edcios desta estrat\u00e9gia. Al\u00e9m disso, entenda porque a sua empresa deve investir em um processo de p\u00f3s-vendas.<\/p>\n\n\n\n

Import\u00e2ncia do processo de p\u00f3s-vendas<\/h2>\n\n\n\n
\"otimiza\u00e7\u00e3o<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Se voc\u00ea pensa que ap\u00f3s fechar a venda o seu trabalho encerrou, ent\u00e3o voc\u00ea est\u00e1 enganado. E precisa investir em um processo de p\u00f3s-vendas. Afinal, \u00e9 de extrema import\u00e2ncia refor\u00e7ar o relacionamento com os clientes.<\/p>\n\n\n\n

Veja a seguir porque a sua empresa deve investir neste processo.<\/p>\n\n\n\n

Garantia de satisfa\u00e7\u00e3o ao cliente<\/h3>\n\n\n\n

Em qualquer empresa pode acontecer do cliente se sentir insatisfeito, e a sua empresa n\u00e3o estar\u00e1 imune a isto. Pois, \u00e9 praticamente imposs\u00edvel agradar a todos.<\/p>\n\n\n\n

Seja por causa de algum conflito no atendimento, ou devido \u00e0s condi\u00e7\u00f5es de pagamento. E at\u00e9 mesmo porque o produto n\u00e3o atingiu as expectativas do consumidor como deveria. <\/p>\n\n\n\n

Se a experi\u00eancia for completamente insatisfeita, a empresa perde n\u00e3o s\u00f3 o cliente, como tamb\u00e9m a possibilidade de novos clientes. Isto porque jamais um cliente insatisfeito ir\u00e1 indicar a sua empresa para outras pessoas.<\/p>\n\n\n\n

Logo, investir em um processo de p\u00f3s-venda garante que o cliente tenha a melhor experi\u00eancia poss\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

Entre as a\u00e7\u00f5es de p\u00f3s-vendas est\u00e3o: entrar em contato com o cliente ap\u00f3s a compra para entender como foi este processo para ele. <\/p>\n\n\n\n

Ao receber o feedback do cliente, fica mais f\u00e1cil melhorar os pontos positivos e corrigir poss\u00edveis falhas.<\/p>\n\n\n\n

Fideliza\u00e7\u00e3o de clientes<\/h3>\n\n\n\n

Muitos empreendedores criam excelentes campanhas de marketing para atrair novos clientes. Utilizam promo\u00e7\u00f5es e oportunidades que enchem os olhos dos clientes. <\/p>\n\n\n\n

Mas, como fica o relacionamento com aqueles que j\u00e1 compraram seu produto ou servi\u00e7o?<\/p>\n\n\n\n

Trabalhar na reten\u00e7\u00e3o e fideliza\u00e7\u00e3o de clientes \u00e9 t\u00e3o importante quanto trabalhar na atra\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea investe no relacionamento com o cliente, voc\u00ea aumenta o n\u00famero de fideliza\u00e7\u00e3o e reduz o n\u00famero de evas\u00f5es da sua carteira. Assim, aumentando os resultados da empresa.<\/p>\n\n\n\n

E para adquirir estes benef\u00edcios, \u00e9 preciso investir em um processo de p\u00f3s-vendas. Isto \u00e9, entrar em contato com o cliente para verificar se ele foi bem atendido. Se existe algo a mais que a empresa possa fazer para ajud\u00e1-lo.<\/p>\n\n\n\n

Dar aten\u00e7\u00e3o ao cliente cria uma imagem positiva da sua marca. Al\u00e9m de garantir a satisfa\u00e7\u00e3o de clientes. Estes passar\u00e3o a comprar da sua empresa toda vez que precisarem dos servi\u00e7os ou produtos que voc\u00ea oferece.<\/p>\n\n\n\n

Cria\u00e7\u00e3o de um diferencial competitivo atrav\u00e9s do p\u00f3s-vendas<\/h3>\n

Para se destacar em um mercado altamente competitivo \u00e9 preciso inovar. Ou seja, oferecer aos consumidores algo que a concorr\u00eancia n\u00e3o oferece.<\/p>\n

Em outras palavras, \u00e9 preciso oferecer algo que torna a sua marca \u00fanica. E este \u00e9 o diferencial competitivo.<\/p>\n

Portanto, implemente o processo de p\u00f3s-vendas em sua empresa como uma estrat\u00e9gia para se diferenciar no mercado.<\/p>\n

Deixe claro ao cliente que voc\u00ea se importa com ele. Al\u00e9m disso, que est\u00e1 preocupado com a sua satisfa\u00e7\u00e3o. Isso ir\u00e1 fidelizar o cliente e atrair mais leads para sua empresa.<\/p>\n\n\n\n

Aumento da oportunidade de negocia\u00e7\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n

O processo de p\u00f3s-venda n\u00e3o envolve somente o contato para investigar a satisfa\u00e7\u00e3o do cliente. Mas, tamb\u00e9m para oferecer novos servi\u00e7os e inform\u00e1-los sobre as novidades da empresa.<\/p>\n

Se for bem realizada, esta estrat\u00e9gia pode ajudar a alavancar os resultados da empresa.<\/p>\n

Portanto, ofere\u00e7a cupons de desconto para clientes fi\u00e9is ou por indica\u00e7\u00f5es, suportes, assist\u00eancia, garantias estendidas e at\u00e9 conte\u00fado de qualidade como b\u00f4nus.<\/p>\n\n\n\n

Famoso marketing “boca a boca”<\/h3>\n\n\n\n

Por fim, com clientes cada vez mais satisfeitos com a sua marca, eles ir\u00e3o compartilhar a boa experi\u00eancia com seus amigos e familiares. Isso faz com que mais pessoas tenham interesse em conhecer sua empresa atrav\u00e9s do \u201cmarketing boca a boca\u201d.<\/p>\n

Provavelmente voc\u00ea j\u00e1 deve ter ouvido falar sobre isso. E tamb\u00e9m sabe que esta estrat\u00e9gia ajuda a aumentar os resultados da empresa. Tanto em termos de resultados e visibilidade, quanto em termos de lucratividade.<\/p>\n

Investir em um processo de p\u00f3s-vendas efetivo ajuda na cria\u00e7\u00e3o de promotores da sua marca.<\/p>\n\n\n\n

Dicas de como melhorar o processo de p\u00f3s-vendas<\/h2>\n\n\n\n

Confira a seguir algumas a\u00e7\u00f5es que podem tornar o processo de p\u00f3s-vendas mais eficiente. <\/p>\n\n\n\n

\"estrat\u00e9gias<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Ofere\u00e7a descontos e promo\u00e7\u00f5es exclusivas aos clientes<\/h2>\n\n\n\n

Certamente, os clientes que s\u00e3o fi\u00e9is ao seu neg\u00f3cio merecem uma aten\u00e7\u00e3o especial.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, considere oferecer descontos especiais, promo\u00e7\u00f5es, brindes e at\u00e9 mesmo presentes na data de anivers\u00e1rio. Tudo isso s\u00e3o a\u00e7\u00f5es que visam agradecer ao cliente pela prefer\u00eancia e para aproximar e fortalecer ainda mais a rela\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Crie um sistema de feedback<\/h2>\n

Para otimizar ainda mais o seu processo de p\u00f3s-venda, \u00e9 muito importante criar um sistema para colher cr\u00edticas e sugest\u00f5es de clientes.<\/p>\n

Quando um cliente identifica falhas em seu produto ou servi\u00e7o, ou solicita melhorias e reparos, ele tamb\u00e9m possibilita uma oportunidade para sua empresa aperfei\u00e7oar e aprimorar a solu\u00e7\u00e3o que oferece.<\/p>\n\n\n\n

Chame aten\u00e7\u00e3o para o programa de fidelidade<\/h2>\n\n\n\n

O programa de fidelidade \u00e9 criado com o objetivo de reativar o cliente ap\u00f3s a primeira compra. Portanto, \u00e9 de extrema import\u00e2ncia inclu\u00ed-lo no processo de p\u00f3s-venda.<\/p>\n\n\n\n

Logo, no momento em que finalizar a venda ou quando for entrar em contato para colher feedback, deixe claro ao cliente que a empresa possui um programa de fidelidade.<\/p>\n\n\n\n

E este programa pode funcionar atrav\u00e9s de um sistema de pontua\u00e7\u00e3o para compras ou trocar por brindes. Bem como, cupons de desconto para a pr\u00f3xima compra, ou b\u00f4nus por cada indica\u00e7\u00e3o, entre outras in\u00fameras possibilidades.<\/p>\n\n\n\n

Seja criativo e ofere\u00e7a algo \u00fanico para seus clientes.<\/p>\n\n\n\n

Use a tecnologia para criar um sistema CRM eficiente<\/h2>\n

Primeiramente, \u00e9 preciso entender que o processo de p\u00f3s-vendas \u00e9 importante. E independe do tamanho da empresa ou do seu neg\u00f3cio.<\/p>\n

O que poder\u00e1 mudar \u00e9 a forma como \u00e9 feito ou por quem.<\/p>\n

Um processo de p\u00f3s-venda pode ser feito pela equipe de vendas que finalizou o neg\u00f3cio. Ou por uma equipe separada, respons\u00e1vel apenas por executar as fun\u00e7\u00f5es de p\u00f3s-venda.<\/p>\n

Mas, independente da equipe, todos os envolvidos devem se comunicar de forma clara. Isto significa que eles devem trocar informa\u00e7\u00f5es em tempo real. Este aspecto \u00e9 algo que um bom sistema de CRM pode proporcionar.<\/p>\n

Portanto, vamos te apresentar o Pipefy<\/a>.<\/p>\n

Trata-se de uma plataforma inteligente que pode te ajudar em diversos processos da empresa. Inclusive no processo de p\u00f3s-vendas.<\/p>\n

Pipefy \u00e9 um sistema intuitivo para voc\u00ea criar toda a estrutura do processo de p\u00f3s-vendas. Tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel manter a comunica\u00e7\u00e3o com sua equipe, coletar informa\u00e7\u00f5es e feedbacks de clientes, entre outras possibilidades.<\/p>\n

Veja como isso \u00e9 poss\u00edvel:<\/p>\n\n\n\n

Crie um sistema de p\u00f3s-vendas eficiente<\/h3>\n\n\n\n

O pr\u00f3prio Pipefy oferece modelos para facilitar o seu trabalho. <\/p>\n\n\n\n

Crie um sistema que funcione de forma pr\u00e1tica para todos os envolvidos. A ideia \u00e9 melhorar o processo e aumentar a produtividade. <\/p>\n\n\n\n

Por isso, quanto mais simples o sistema, mais resultados a sua equipe ir\u00e1 alcan\u00e7ar.<\/p>\n\n\n\n

Veja a seguir uma imagem de um processo eficiente, criado no Pipefy:<\/p>\n\n\n\n

\"processo<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Compartilhe informa\u00e7\u00f5es sobre o processo de p\u00f3s-vendas<\/h3>\n\n\n\n
\"trabalho<\/figure><\/div>\n\n\n\n

O objetivo do Pipefy \u00e9 facilitar os processos. Tamb\u00e9m tem como objetivo melhorar a comunica\u00e7\u00e3o entre a equipe.<\/p>\n

Depois que o seu processo de p\u00f3s-venda estiver pronto, convide a equipe e designe tarefas espec\u00edficas para cada um.<\/p>\n

Tente centralizar todas as informa\u00e7\u00f5es dos clientes em um s\u00f3 lugar. S\u00f3 assim voc\u00ea poder\u00e1 oferecer a melhor experi\u00eancia a eles.<\/p>\n

Em conclus\u00e3o, para facilitar o seu entendimento, assista o v\u00eddeo a seguir. Mauricio Aizawa explica, na pr\u00e1tica, como funciona um processo de p\u00f3s-venda eficiente no Pipefy.<\/p>\n\n\n\n

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