{"id":7121,"date":"2020-10-07T19:10:07","date_gmt":"2020-10-07T22:10:07","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=7121"},"modified":"2023-01-03T16:24:49","modified_gmt":"2023-01-03T19:24:49","slug":"como-ter-uma-rotina-mais-produtiva","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/como-ter-uma-rotina-mais-produtiva\/","title":{"rendered":"Como ter uma rotina mais produtiva?"},"content":{"rendered":"\n

Voc\u00ea sente muita dificuldade em lidar com rotinas e planejamento<\/a> de atividades e prioridades? Voc\u00ea acredita que ser \u201cmultitarefas\u201d ir\u00e1 agregar mais agilidade a sua rotina? Ou ainda, voc\u00ea perde o foco com bastante frequ\u00eancia? Se voc\u00ea respondeu de forma positiva para todas essas perguntas, ent\u00e3o voc\u00ea est\u00e1 no lugar certo. Neste artigo preparamos algumas estrat\u00e9gias r\u00e1pidas e pr\u00e1ticas para te ajudar em como ter uma rotina mais produtiva. Confira.<\/p>\n\n\n\n

Como ter uma rotina mais produtiva? 4 dicas essenciais.<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Muitas pessoas sentem dificuldades em lidar com rotinas organizadas e um planejamento adequado de atividades. Bem como, com a defini\u00e7\u00e3o de prioridades. H\u00e1 tamb\u00e9m quem n\u00e3o consiga lidar com prazos curtos por conta das primeiras situa\u00e7\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n

Todos esses comportamentos tornam a rotina de trabalho ainda mais dif\u00edcil, demandando ainda mais energia. Consequentemente, ao final do dia essas pessoas se sentem exaustas e frustradas.<\/p>\n\n\n\n

Em contrapartida, quando voc\u00ea investe em uma rotina mais organizada, em um fluxo de trabalho mais adequado para sua rotina profissional, tudo flui melhor e voc\u00ea consegue adquirir mais praticidade e, consequentemente, se torna mais produtivo e satisfeito com o seu trabalho.<\/p>\n\n\n\n

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a conseguir se organizar e ter uma rotina mais produtiva. Boa leitura!<\/p>\n\n\n\n

1. Fa\u00e7a uma lista de tarefas e uma lista de prioridades<\/h2>\n\n\n\n

O primeiro passo para voc\u00ea que pretende definir uma rotina mais produtiva \u00e9 se concentrar na quest\u00e3o da organiza\u00e7\u00e3o. Ou seja, fazer uma lista de tarefas em ordem de prioridades \u00e9 uma excelente estrat\u00e9gia para lembrar das tarefas que precisam ser realizadas.<\/p>\n

Para ficar mais f\u00e1cil, delimite apenas tr\u00eas tarefas priorit\u00e1rias<\/strong> e que precisam ser feitas no dia. Isto \u00e9, aquelas tr\u00eas tarefas urgentes que n\u00e3o podem ser adiadas.<\/p>\n

Depois liste as tarefas menos urgentes que podem ser feitas em outro momento. Delimite tamb\u00e9m uma carga hor\u00e1ria espec\u00edfica, ou analise quanto tempo voc\u00ea precisa para realizar estas tarefas priorit\u00e1rias.<\/p>\n

Caso voc\u00ea consiga resolver tudo no per\u00edodo da manh\u00e3, e ainda tem a tarde inteira de trabalho pela frente, comece ent\u00e3o a resolver as atividades da sua lista que n\u00e3o s\u00e3o t\u00e3o priorit\u00e1rias, mas tamb\u00e9m s\u00e3o importantes.<\/p>\n

A ideia \u00e9 criar listas poss\u00edveis de serem realizadas. Listas longas n\u00e3o s\u00e3o poss\u00edveis e causam ainda mais ansiedade. Portanto, defina metas reais para conseguir dar conta das atividades.<\/p>\n

Contar com a tecnologia neste processo \u00e9 altamente eficaz. Dessa forma, vamos de apresentar o Todoist. Confira um pouco a mais sobre o aplicativo a seguir.<\/p>\n\n\n\n

Todoist para gerenciamento de tarefas<\/h3>\n\n\n\n

Todoist \u00e9 uma ferramenta pr\u00e1tica e f\u00e1cil de usar. Com esta ferramenta voc\u00ea consegue planejar o seu dia todo de trabalho, analisar as atividades que voc\u00ea precisa fazer. Bem como delimitar aquelas atividades com urg\u00eancia, conforme explicamos acima. Al\u00e9m disso, tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel tra\u00e7ar planos de a\u00e7\u00e3o para que voc\u00ea consiga entregar tudo dentro dos prazos definidos.<\/p>\n

Com este aplicativo, certamente voc\u00ea ir\u00e1 adquirir mais agilidade em seus afazeres, e ainda aumentar a produtividade, entregar seu trabalho com qualidade, e ter mais foco para eliminar aqueles sentimentos ruins de ansiedade que sempre cercam o ambiente corporativo.<\/p>\n

Este aplicativo tamb\u00e9m \u00e9 ideal para organizar a rotina pessoal e acad\u00eamica.<\/p>\n

Em resumo, para usar o Todoist \u00e9 muito simples. Voc\u00ea precisa primeiro adicionar todas as tarefas, em seguida basta incluir suas prioridades. Veja o passo a passo a seguir:<\/p>\n\n\n\n

  1. Crie uma conta gratuita no Todoist.<\/li>
  2. Abra a vers\u00e3o web. Clique no bot\u00e3o para criar uma nova tarefa.<\/li>
  3. Defina um nome e uma data para sua atividade. Em seguida clique em \u201cadicionar tarefa\u201d.<\/li><\/ol>\n\n\n\n
    \"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

    4. Para definir prioridades, escolha a tarefa, ao passar o cursor do mouse em cima da tarefa, no canto direito ir\u00e1 aparecer 3 pontos.<\/p>\n\n\n\n

    \"definir<\/figure><\/div>\n\n\n\n

    5. Clique nos tr\u00eas pontos, e ir\u00e1 aparecer algumas op\u00e7\u00f5es, entre elas o \u00edcone de prioridade. \u00c9 s\u00f3 clicar na bandeirinha que melhor se aplica, ou seja, de acordo com a prioridade.<\/p>\n

    6. Por fim, automaticamente ir\u00e1 mudar de cor as suas atividades. Como na imagem a seguir:<\/p>\n\n\n\n

    \"definir<\/figure><\/div>\n\n\n\n

    Muito simples! Agora \u00e9 s\u00f3 se organizar.<\/p>\n

    Com essa ferramenta voc\u00ea consegue tornar a sua rotina mais produtiva, manter um maior controle sobre suas tarefas, mudar e transformar processos ineficientes em processos mais \u00e1geis e eficientes, bem como alcan\u00e7ar seus resultados mais rapidamente.<\/p>\n\n\n\n

    2. N\u00e3o caia na ilus\u00e3o de que ser multitarefas \u00e9 legal<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
    \"Mito<\/figure><\/div>\n\n\n\n

    Sabe todas aquelas vezes que voc\u00ea leu que h\u00e1 benef\u00edcios incr\u00edveis em ser multitarefa? Pois \u00e9, todos esses benef\u00edcios s\u00e3o mitos e podem te prejudicar em sua rotina.<\/p>\n

    O c\u00e9rebro, ao entender que voc\u00ea est\u00e1 realizando duas ou at\u00e9 mais de duas tarefas ao mesmo tempo, pode perder o foco rapidamente. E se a ideia em como ter uma rotina mais produtiva \u00e9 manter o foco, ent\u00e3o n\u00e3o preciso dizer muito mais.<\/p>\n

    Afinal, ao perder o foco, o seu c\u00e9rebro automaticamente diminui a concentra\u00e7\u00e3o, aumenta as chances de erros. Consequentemente, voc\u00ea ter\u00e1 que fazer um retrabalho, e levar\u00e1 muito mais tempo para realizar uma \u00fanica atividade.<\/p>\n

    Portanto, foque, se concentre e realize uma atividade por vez. De acordo com aquela lista de prioridades e afazeres que voc\u00ea construiu.<\/p>\n

    E se ainda assim eu n\u00e3o te convenci, ent\u00e3o fa\u00e7a um teste. Coloque o cronometro e verifique em quanto tempo voc\u00ea realiza uma atividade x, enquanto est\u00e1 prestando aten\u00e7\u00e3o em outros afazeres.<\/p>\n

    Depois fa\u00e7a esse mesmo teste, por\u00e9m tente se concentrar em apenas uma tarefa \u2013 ou seja, a principal.<\/p>\n

    Tenho certeza que voc\u00ea vai se surpreender com o resultado.<\/p>\n

    S\u00f3 tome cuidado para n\u00e3o se sobrecarregar, e fa\u00e7a algumas pausas durante o dia para tomar uma \u00e1gua. Olhar a rede social nesta pausa \u00e9 permitido. Quando voc\u00ea trabalha sem pausas, o seu c\u00e9rebro tamb\u00e9m perde o foco.<\/p>\n

    Leia tamb\u00e9m<\/strong>: Otimize e aumente sua produtividade com a t\u00e9cnica Pomodoro \u2013 Passo a passo!<\/a><\/p>\n\n\n\n

    3. Organize informa\u00e7\u00f5es e documentos de maneira adequada<\/h2>\n\n\n\n

    Quando voc\u00ea cria um sistema de organiza\u00e7\u00e3o<\/a> e sabe onde est\u00e3o arquivados os seus documentos e informa\u00e7\u00f5es mais importantes, automaticamente a sua rotina se torna mais pr\u00e1tica.<\/p>\n

    Hoje, voc\u00ea consegue encontrar as informa\u00e7\u00f5es que voc\u00ea precisa de forma \u00e1gil? Quanto tempo voc\u00ea demora para encontrar aquele e-mail do cliente? Qu\u00e3o \u00e1gil voc\u00ea consegue organizar os conte\u00fados do curso, por exemplo?<\/p>\n

    Se voc\u00ea n\u00e3o sabe como responder a essas perguntas. Ou ainda, se frustra ao perceber que a sua rotina \u00e9 totalmente ineficiente ou desorganizada, ent\u00e3o temos um conte\u00fado riqu\u00edssimo para voc\u00ea no t\u00f3pico seguinte.<\/p>\n

    Leia tamb\u00e9m:<\/strong> Evernote: encontre e-mails rapidamente<\/a><\/p>\n\n\n\n

    Aprenda na pr\u00e1tica<\/h3>\n\n\n\n

    Que tal aprender como ter uma rotina mais produtiva, na pr\u00e1tica? <\/p>\n\n\n\n

    E ainda, que tal aprender a se organizar de maneira adequada, e trazer mais efici\u00eancia para sua rotina? <\/p>\n\n\n\n

    Dessa forma, Mauricio Aizawa, especialista em produtividade, preparou um v\u00eddeo incr\u00edvel. A ideia \u00e9 te ajudar em como tornar a sua rotina mais produtiva com algumas estrat\u00e9gias de organiza\u00e7\u00e3o usando o Evernote. Confira a seguir.<\/p>\n\n\n\n

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