{"id":7148,"date":"2020-10-08T07:12:00","date_gmt":"2020-10-08T10:12:00","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=7148"},"modified":"2023-01-03T16:24:50","modified_gmt":"2023-01-03T19:24:50","slug":"sistema-de-gestao-de-oportunidades","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/sistema-de-gestao-de-oportunidades\/","title":{"rendered":"Gest\u00e3o de Oportunidades: conhe\u00e7a esta ferramenta incr\u00edvel"},"content":{"rendered":"\n

T\u00e3o importante quanto gerar leads \u00e9 a organiza\u00e7\u00e3o de vendas para que a gest\u00e3o de oportunidades se torne mais eficiente e realmente converta nos n\u00fameros que a sua empresa precisa para continuar em crescimento<\/a>.<\/p>\n

Nesse sentido, voc\u00ea ir\u00e1 aprender neste artigo como utilizar uma ferramenta intuitiva e pr\u00e1tica para criar n\u00e3o s\u00f3 um sistema CRM eficiente, como tamb\u00e9m conseguir fazer a gest\u00e3o de vendas de oportunidade de maneira adequada. Boa leitura!<\/p>\n\n\n\n

Mas, o que \u00e9 gest\u00e3o de oportunidades?<\/h2>\n\n\n\n

Antes de entender o que \u00e9 a gest\u00e3o de oportunidade, \u00e9 preciso entender o conceito de oportunidades de neg\u00f3cio.<\/p>\n

Em resumo, oportunidades de neg\u00f3cio (ou leads) podem ser definidas como um grupo de pessoas ou neg\u00f3cios que entraram em contato, ou foram contatadas por voc\u00ea ou pela sua equipe de vendas e marketing, e t\u00eam potencial para se tornar um cliente.<\/p>\n

Este grupo de pessoas ou neg\u00f3cios s\u00e3o a base do seu setor comercial, e \u00e9 sobre esses potenciais consumidores que as suas equipes focam todos os seus esfor\u00e7os.<\/p>\n

A gera\u00e7\u00e3o de leads pode ser realizada de diversas formas. A mais comum e a mais utilizada \u00e9 por meio de campanhas, conte\u00fado relevante e o trabalho constante de sua equipe de marketing.<\/p>\n

Ou seja, a sua equipe divulga suas solu\u00e7\u00f5es, servi\u00e7os ou produtos em redes sociais, canais de comunica\u00e7\u00e3o, atrav\u00e9s da cria\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es ou por meio de conte\u00fado de qualidade: as chamadas iscas digitais.<\/p>\n

J\u00e1 a gest\u00e3o de oportunidade pode ser definida a partir do processo de identifica\u00e7\u00e3o, comunica\u00e7\u00e3o e an\u00e1lise de pessoas dispostas a conhecer os produtos ou servi\u00e7os que a sua empresa oferece, at\u00e9 a conclus\u00e3o e fechamento da venda.<\/p>\n

Al\u00e9m disso, esse processo envolve o acompanhamento do ciclo de vendas, do in\u00edcio ao fim.<\/p>\n

Levando estes conceitos em considera\u00e7\u00e3o, a sua empresa investe em um processo de vendas efetivo? A sua equipe aproveita todas as oportunidades de vendas? Como \u00e9 realizada a gest\u00e3o de oportunidades do seu neg\u00f3cio?<\/p>\n

Continue lendo, pois, no pr\u00f3ximo t\u00f3pico iremos explicar qual a import\u00e2ncia em ter essas respostas na ponta da l\u00edngua.<\/p>\n\n\n\n

Import\u00e2ncia da gest\u00e3o de oportunidades<\/h2>\n\n\n\n
\"funil<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Muitas empresas ainda sentem dificuldades em realizar um controle apropriado sobre as oportunidades de neg\u00f3cio. Tudo come\u00e7a a partir de uma defini\u00e7\u00e3o de processos eficientes.<\/p>\n

O primeiro passo \u00e9 entender como os leads funcionam, organizar toda a sua carteira de clientes, verificar quem s\u00e3o os potenciais clientes, e quais n\u00e3o s\u00e3o. Assim, voc\u00ea consegue ir atr\u00e1s de mais leads, sem precisa focar em processos ineficientes e que n\u00e3o funcionam. Ou ainda, sem precisar investir mais recursos humanos e financeiros.<\/p>\n

Mas, porque \u00e9 t\u00e3o importante avaliar tudo isso antes de apostar em campanhas?<\/p>\n

Entendemos que nem todas as oportunidades de neg\u00f3cios s\u00e3o iguais. Cada qual possui  determinadas necessidades, assim como as pessoas que chegam at\u00e9 sua empresa. Nesse sentido, conclu\u00edmos que nem todo lead \u00e9 qualificado para se tornar um cliente.<\/p>\n

Isto porque sua solu\u00e7\u00e3o pode n\u00e3o se encaixar em suas necessidades, ou, porque, apesar dos seus esfor\u00e7os, o cliente escolheu a solu\u00e7\u00e3o do concorrente.<\/p>\n

E quando voc\u00ea opta por alimentar processos ineficientes ou motiva uma equipe despreparada a focar nestes leads incompat\u00edveis, o resultado tende a ser negativo. Assim, perdendo todo o tempo da equipe e, consequentemente, recursos valiosos da empresa.<\/p>\n

Nesse sentido, \u00e9 de extrema import\u00e2ncia que voc\u00ea realize em sua empresa uma gest\u00e3o de oportunidades apropriada, desde o in\u00edcio at\u00e9 o fechamento do neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Como fazer a gest\u00e3o de oportunidades de maneira adequada?<\/h2>\n\n\n\n
\"Como<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Como dissemos, a gest\u00e3o de oportunidades \u00e9 um processo que envolve algumas etapas, tais como:<\/p>\n