{"id":7275,"date":"2020-11-02T13:37:33","date_gmt":"2020-11-02T16:37:33","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=7275"},"modified":"2023-01-03T16:24:51","modified_gmt":"2023-01-03T19:24:51","slug":"melhore-a-gestao-de-processos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/melhore-a-gestao-de-processos\/","title":{"rendered":"Melhore a gest\u00e3o de processos, na pr\u00e1tica"},"content":{"rendered":"\n

Voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar sobre ANS ou SLA para processos? Trata-se de uma maneira de melhorar a gest\u00e3o de processos e torn\u00e1-los mais eficientes. Ou seja, uma gest\u00e3o eficiente do ANS\/SLA de seus processos pode levar a sua empresa a produzir mais e com mais qualidade<\/a>. Dessa forma, neste artigo voc\u00ea ir\u00e1 conferir o que \u00e9 ANS, bem como \u00e9 poss\u00edvel melhorar a gest\u00e3o de processos com uma ferramenta incr\u00edvel. Continue lendo!<\/p>\n\n\n\n

Gest\u00e3o de processos: O que significa ANS ou SLA?<\/h2>\n\n\n\n
\"O<\/figure><\/div>\n\n\n\n

SLA \u00e9 a sigla em ingl\u00eas para Service Level Agreement ou Acordo de N\u00edvel de Servi\u00e7o (ANS). De maneira geral, o termo indica um acordo \u2013 muitas vezes contratual ou documentado \u2013 que indica o n\u00edvel do servi\u00e7o que deve ser entregue. Trata-se de um acordo bilateral, onde h\u00e1 sempre um prestador de servi\u00e7os e um contratante.<\/p>\n\n\n\n

O termo geralmente \u00e9 empregado nos mercados de tecnologia ou servi\u00e7os. No entanto, \u00e9 um conceito amplo e que pode ser aplicado em todos os contratos de neg\u00f3cio que envolvem entregas mensur\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n

Em resumo, trata-se de um documento que define \u2013 por meio de indicadores \u2013 qual o n\u00edvel de qualidade e a disponibilidade que um servi\u00e7o deve apresentar quando prestado ao cliente, e deve destacar:<\/p>\n\n\n\n

  1. Os indicadores<\/strong>, ou seja, quais os n\u00fameros que ser\u00e3o medidos ao longo da dura\u00e7\u00e3o do contrato e quais os indicadores que, se atingidos pelo prestador de servi\u00e7os, ir\u00e3o garantir a satisfa\u00e7\u00e3o do cliente.<\/li>
  2. A forma de c\u00e1lculo<\/strong> e a contabiliza\u00e7\u00e3o de resultados<\/strong>. Com os indicadores j\u00e1 definidos, \u00e9 importante deixar claro com que frequ\u00eancia cada um deles dever\u00e1 ser calculado.<\/li>
  3. O n\u00edvel de servi\u00e7o<\/strong>, para que assim, o prestador possa evitar qualquer tipo de avalia\u00e7\u00e3o particular. Assim, o ANS precisa ser bastante claro quanto ao n\u00edvel ou qualidade de servi\u00e7o deve ser entregue.<\/li><\/ol>\n\n\n\n

    Com estes conceitos em mente, confira a seguir qual \u00e9 a import\u00e2ncia do Acordo de N\u00edvel de Servi\u00e7o para uma gest\u00e3o de processos eficiente.<\/p>\n\n\n\n

    Gest\u00e3o de processos: qual a import\u00e2ncia da ANS?<\/h2>\n\n\n\n

    Como o ANS deixa claro qual \u00e9 o n\u00edvel m\u00ednimo de servi\u00e7o que deve ser ofertado, assim que o contratante entra em contato com a empresa, ele espera que a mesma resolva os problemas.<\/p>\n\n\n\n

    Na teoria, um contratante insatisfeito pode notificar o prestador de servi\u00e7os e apontar itens que n\u00e3o correspondem \u00e0s suas expectativas, mas se n\u00e3o estiverem bem detalhados e bem definidos, \u00e9 poss\u00edvel que a sua reclama\u00e7\u00e3o acabe sem um suporte eficiente. <\/p>\n\n\n\n

    E o mesmo vale para o prestador de servi\u00e7o, em casos de alega\u00e7\u00f5es exageradas ou n\u00e3o compat\u00edveis com o tipo de servi\u00e7o ofertado.<\/p>\n\n\n\n

    \"import\u00e2ncia<\/figure><\/div>\n\n\n\n

    Sendo assim, um ANS bem elaborado pode ajudar a empresa a fazer uma gest\u00e3o de processos mais eficiente. Al\u00e9m disso, pode ajudar a controlar e a monitorar os servi\u00e7os antes que ocorram situa\u00e7\u00f5es desagrad\u00e1veis, e que pode vir a causar preju\u00edzos para ambas as partes.<\/p>\n\n\n\n

    Leia tamb\u00e9m:<\/strong> Como a padroniza\u00e7\u00e3o de processos pode aumentar os resultados?<\/a><\/p>\n\n\n\n

    Confira a seguir alguns exemplos pr\u00e1ticos de SLA.<\/p>\n\n\n\n

    Exemplos de SLA<\/h2>\n\n\n\n

    N\u00e3o h\u00e1 um acordo de n\u00edvel de servi\u00e7o \u00fanico ou ideal para todos os neg\u00f3cios. N\u00e3o \u00e9 uma receita de bolo a ser seguido. De maneira geral, o SLA \u00e9 um indicador bastante particular para cada neg\u00f3cio. Mas, para facilitar o entendimento na hora de aplicar o conceito para melhorar a gest\u00e3o de processos, separamos alguns exemplos.<\/p>\n\n\n\n

    Tempo de resposta<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

    Este tipo de SLA \u00e9 bastante comum em empresas que lidam com o atendimento ao cliente. E \u00e9 muito comum estas empresas terem um tempo m\u00e1ximo de resposta ou de resolu\u00e7\u00e3o de problemas. Facilita o atendimento e mant\u00e9m o cliente satisfeito.<\/p>\n\n\n\n

    Disponibilidade do servi\u00e7o<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

    Uma empresa que contrata um software de terceiro espera que o mesmo funcione pelo menos 99% do tempo. Ou no caso de uma empresa que oferece cursos, como a Organize na Pr\u00e1tica<\/a>, por exemplo, que disponibiliza os cursos online por 24 horas. <\/p>\n\n\n\n

    Assim, o aluno consegue escolher o melhor hor\u00e1rio para estudar. Bem como, a disponibilidade do servi\u00e7o pode ser um per\u00edodo m\u00e1ximo para ter acesso ao curso. Dessa forma, garantimos que a pessoa estude ou aproveite o curso de acordo com o tempo que tem dispon\u00edvel, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

    Tempo de entrega<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

    Por fim, este exemplo vale para uma rede de supermercados ou cosm\u00e9ticos, que pode exigir de seus fornecedores uma alta disponibilidade de produtos. Para isso, ele pode ter um contrato que ap\u00f3s ter feito qualquer pedido de comprar para seus fornecedores, os pedidos devem ser entregues em um prazo j\u00e1 estabelecido. <\/p>\n\n\n\n

    E toda a gest\u00e3o de processos deve ser feita pelo fornecedor, para que n\u00e3o atrase a entrega, prejudique a rede, e impe\u00e7a a rescis\u00e3o de um contrato por atraso.<\/p>\n\n\n\n

    Agora que voc\u00ea j\u00e1 sabe o que \u00e9 o acordo de n\u00edvel de servi\u00e7o, qual \u00e9 a sua import\u00e2ncia. Tamb\u00e9m verificou alguns exemplos, aprenda a seguir como melhorar a gest\u00e3o de processos, na pr\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n

    Leia tamb\u00e9m:<\/strong> P\u00f3s-vendas: melhore os processos com esta ferramenta<\/a><\/p>\n\n\n\n

    Melhore a gest\u00e3o de processos, na pr\u00e1tica<\/h2>\n\n\n\n
    \"melhore<\/figure><\/div>\n\n\n\n

    Ao definir m\u00e9tricas e implementar uma gest\u00e3o eficiente de ANS, voc\u00ea alcan\u00e7ar\u00e1 mais qualidade operacional e poder\u00e1 eliminar atrasos em seus processos. Ou seja, com prazos sendo monitorados, voc\u00ea ter\u00e1 n\u00fameros e condi\u00e7\u00f5es para entender onde est\u00e3o os atrasos e as dificuldades em seus processos. Bem como, quais s\u00e3o os pontos que precisam de melhoria e os processos que precisam de treinamentos.<\/p>\n\n\n\n

    Em conclus\u00e3o, uma gest\u00e3o de processos eficiente do ANS poder\u00e1 levar a sua empresa a produzir mais e com muito mais qualidade. Pensando nisto, Maur\u00edcio Aizawa explica no v\u00eddeo a seguir, como voc\u00ea alcan\u00e7ar estes resultados usando o Pipefy<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

    Confira o v\u00eddeo e boa aula!<\/p>\n\n\n\n

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