{"id":7437,"date":"2021-01-15T08:00:00","date_gmt":"2021-01-15T11:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/?p=7437"},"modified":"2021-07-15T19:36:23","modified_gmt":"2021-07-15T22:36:23","slug":"erros-na-gestao-de-tempo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/organizenapratica.com.br\/erros-na-gestao-de-tempo\/","title":{"rendered":"Gest\u00e3o de tempo: 5 erros comuns"},"content":{"rendered":"\n

Voc\u00ea sabe gerenciar bem o seu tempo<\/a> para conseguir os resultados que voc\u00ea deseja? Em outras palavras, qu\u00e3o bem voc\u00ea gerencia o seu tempo? Muitas pessoas falham em fazer a gest\u00e3o de tempo de forma apropriada. Isso porque, ou pecam pelo excesso de ferramentas, ou simplesmente n\u00e3o o fazem. Muitos erros s\u00e3o comuns e podem atrapalhar a sua rotina. Ser\u00e1 que voc\u00ea est\u00e1 cometendo algum desses erros? Leia at\u00e9 o final para conferir e aprenda como corrigi-los!<\/p>\n\n\n\n

1. Erros comuns na gest\u00e3o de tempo: n\u00e3o definir objetivos pessoais e profissionais<\/h2>\n\n\n\n
\"objetivos<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Em resumo, a gest\u00e3o de tempo nada mais \u00e9 do que um processo de prioriza\u00e7\u00e3o e organiza\u00e7\u00e3o de tarefas que envolvem o seu planejamento e execu\u00e7\u00e3o, voltados a um melhor aproveitamento do tempo investido nessas tarefas. Ao gerenciar positivamente o seu tempo, voc\u00ea adquire maior produtividade e efici\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

Todo esse planejamento est\u00e1 ligado tamb\u00e9m aos seus objetivos pessoais e profissionais. Em outras palavras, uma lista de tarefas \u00e9 criada a partir de objetivos profissionais, como entregar um projeto ao final do m\u00eas, por exemplo. Ou pessoais como, por exemplo, terminar o trabalho de conclus\u00e3o de curso para viajar ao final do ano.<\/p>\n\n\n\n

Nesse sentido, um erro muito comum ao realizar a gest\u00e3o de tempo envolve a falta de defini\u00e7\u00e3o de objetivos pessoais e profissionais. Afinal, onde voc\u00ea gostaria de estar daqui a seis meses? Qual cargo voc\u00ea espera alcan\u00e7ar em at\u00e9 10 anos?<\/p>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea sabe exatamente onde quer chegar, fica mais f\u00e1cil distribuir as tarefas, definir as prioridades, gerenciar melhor o tempo para ent\u00e3o, atingir suas metas e objetivos.<\/p>\n\n\n\n

Os objetivos tamb\u00e9m te ajudar\u00e3o a decidir o quanto de tempo e esfor\u00e7o vale a pena gastar em determinada atividade. Bem como, o que \u00e9 apenas distra\u00e7\u00e3o e pode ser eliminado.<\/p>\n\n\n\n

2. Desconhecer o tempo gasto em cada tarefa<\/h2>\n\n\n\n

O tempo gasto em cada tarefa depende muito de uma grande quantidade de fatores. Estes nem sempre s\u00e3o previs\u00edveis. Mesmo assim, \u00e9 poss\u00edvel ter uma no\u00e7\u00e3o do tempo que voc\u00ea gasta para realizar uma tarefa.<\/p>\n\n\n\n

E esse \u00e9 um erro muito comum, pois, ao n\u00e3o saber quanto tempo leva uma determinada atividade, voc\u00ea n\u00e3o consegue mensurar quantas tarefas voc\u00ea ser\u00e1 capaz de realizar em um dia, sem se sobrecarregar.<\/p>\n\n\n\n

Para fazer isso \u00e9 muito simples, basta voc\u00ea cronometrar enquanto voc\u00ea est\u00e1 realizando. Assim, voc\u00ea ter\u00e1 uma no\u00e7\u00e3o do tempo utilizado. Voc\u00ea pode utilizar tamb\u00e9m a t\u00e9cnica Pomodoro<\/a> para mensurar, gerir melhor o seu tempo e aumentar a produtividade.<\/p>\n\n\n\n

A t\u00edtulo de exemplo, se voc\u00ea leva entre 5 a 10 minutos para ler e responder um e-mail, voc\u00ea pode incluir essa tarefa nos intervalos, entre uma tarefa maior e outra. Por\u00e9m, se o fluxo de e-mails \u00e9 grande e voc\u00ea precisa de um tempo maior para ler e responder, abra um espa\u00e7o em seu cronograma de atividades exclusivo para essa atividade.<\/p>\n\n\n\n

Principalmente se ela for uma atividade priorit\u00e1ria em sua rotina. E isso nos leva ao terceiro erro muito comum na gest\u00e3o de tempo.<\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/strong> 3 t\u00e9cnicas de gest\u00e3o de tempo e produtividade para melhorar sua rotina<\/a><\/p>\n\n\n\n

3. Ignorar as atividades priorit\u00e1rias<\/h2>\n\n\n\n
\"Defini\u00e7\u00e3o<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Um outro erro muito comum na gest\u00e3o de tempo envolve o excesso de compromissos di\u00e1rios e, com isso, a n\u00e3o defini\u00e7\u00e3o de prioridades pode ser prejudicial.<\/p>\n\n\n\n

Afinal, quando voc\u00ea est\u00e1 sobrecarregado e cria listas de tarefas intermin\u00e1veis, mais longe voc\u00ea fica de concluir as suas metas, simplesmente porque voc\u00ea n\u00e3o faz ideia de por onde deve come\u00e7ar.<\/p>\n\n\n\n

Nem sempre \u00e9 f\u00e1cil estabelecer prioridades. No entanto, essa tarefa \u00e9 essencial para que voc\u00ea consiga administrar melhor o seu tempo.<\/p>\n\n\n\n

Esse erro na gest\u00e3o de tempo est\u00e1 conectado ao anterior. Quando voc\u00ea n\u00e3o faz ideia de quanto tempo gasta para realizar uma atividade, fica muito mais dif\u00edcil estabelecer prioridades.<\/p>\n\n\n\n

Em contrapartida, a partir do momento que voc\u00ea sabe a m\u00e9dia de tempo e energia gastos em uma atividade, voc\u00ea consegue definir as prioridades. Das mais urgentes e longas, para as menos urgentes e mais tranquilas. Conhe\u00e7a uma forma simples de organizar suas atividades priorit\u00e1rias:<\/p>\n\n\n\n