A organização digital pode ser uma tarefa demorada, mas não deixa de ser necessária. Pois, quando essa organização não é feita, e-mails são acumulados, contatos desnecessários armazenados e um tempo precioso é perdido na procura por um aplicativo que se queira usar. Por isso, a necessidade de manter o celular organizado.
Muitas vezes, acumulamos arquivos desnecessários, recebemos e-mails que não abrimos e sobrecarregamos o nosso aparelho à toa. Quer descobrir qual a importância de manter o celular organizado, além de ler sobre ideias valiosas para organizar o celular? Continue a leitura!
Organização digital: como manter a tela inicial do celular organizada
Se você estiver querendo saber como ser mais organizado e produtivo, saiba que organizar o seu celular já é um grande passo. Essa organização digital pode levar algum tempo, mas também pode ser uma tarefa muito leve e prazerosa.
Além disso, é uma atitude que resulta em uma vida mais prática e organizada. Pois, com o celular arrumado, fica muito mais fácil encontrar o que você procura, seja um aplicativo ou documento. Além disso, a probabilidade de você perder arquivos importantes é muito menor.
É comum com a correria do dia a dia, uma organização de celular acabar parecendo fútil. Mas, saiba que essa atitude é muito importante para otimizar sua rotina e até fazer melhor uso do seu aparelho. Portanto, dedique um tempo a isso.
Como organizar a tela inicial do celular
E, toda organização digital começa na tela inicial do celular. Por isso, escolha um papel de parede novo que facilite a visualização dos ícones do aparelho. A escolha vai do gosto de cada um, mas tente não utilizar algo muito chamativo e cheio de detalhes, pois pode atrapalhar a organização.
Escolhido o papel de parede, comece a pensar na organização dos ícones da tela inicial. A dica mais importante aqui é deixar os aplicativos mais usados em locais que sejam de fácil acesso. No caso de celulares grandes, por exemplo, muitas vezes, a melhor localização para aquele aplicativo que você usa várias vezes ao dia é no canto inferior direito, se você for destro. Pois, facilita o uso do aparelho com uma mão só.
Hoje em dia, alguns celulares já contam com a opção de diminuir a tela e deixá-la do lado que o usuário quiser. Por isso, vale pesquisar a respeito do seu aparelho para descobrir se ele possui essa função. Porém, se não tiver, não precisa se preocupar, existe sempre a possibilidade de realocar cada aplicativo e arrumá-los de acordo com seu nível de importância. Mas, lá na frente essa organização digital será explicada com mais detalhes.
Organização de fotos e vídeos
A maioria dos celulares, hoje, já vem com uma galeria padrão instalada. Apesar disso, é importante contar com um serviço de armazenamento em nuvem para auxiliar em uma organização de celular. Pois, desta forma, é possível assegurar que suas fotos não sumirão com o tempo, além de liberar bastante espaço no aparelho.
Um serviço bastante conhecido de armazenamento de fotos em nuvem é o “Fotos”. O aplicativo já vem instalado em grande parte dos celulares e, caso esse não seja seu caso, basta baixá-lo na loja do seu aparelho. Então, com o aplicativo já no celular, o que resta é fazer o login para começar a utilizá-lo.
Feito isso, se a sincronização estiver ligada, as fotos da sua galeria começarão a aparecer também no Google Fotos. E, com suas imagens protegidas no aplicativo, você fica livre para apagá-las do seu dispositivo e conseguir um espaço precioso.
Organizando suas fotos e vídeos em pastas
O Fotos já possui uma funcionalidade muito eficaz de agrupar fotos. O aplicativo monta pastas com fotos divididas de acordo com a pessoa, local e outros elementos que possam ser extraídos das imagens. Isso quer dizer que o próprio app identifica seu rosto e monta uma pasta só com fotos suas. Assim como identifica as cidades nas fotos e monta pastas exclusivas para cada uma delas.
Essa funcionalidade é bastante prática, mas não é cem por cento precisa. Por isso, tire um tempo para ver essas pastas e corrigir o que for necessário. Além de aproveitar a oportunidade e excluir as fotos que não fazem mais sentido estar ali.
Também, seja na galeria do seu celular ou no Google Fotos, crie pastas e classifique seus cliques conforme sua necessidade. Outra grande vantagem do aplicativo da Google é que, por se tratar de um software que trabalha com armazenamento na nuvem, ele permite o acesso de qualquer lugar e o compartilhamento, seja de fotos ou pastas específicas, com qualquer pessoa.
Como organizar os aplicativos do celular
Organizar os apps do celular não dá trabalho, basta separar alguns minutos do seu dia para fazê-lo. A ideia é que a organização digital seja feita para facilitar a sua experiência com o aparelho. Então, o ideal é deixar os aplicativos mais utilizados em evidência e em um local de fácil acesso.
Também, é interessante desinstalar os aplicativos menos utilizados, aqueles que só estão ocupando espaço em seu celular. No Android, por meio do aplicativo Files, é possível ver uma lista do aplicativo mais utilizado até aquele que você não usa mais. Já no iOS essa relação pode ser visualizada nas configurações.
Aliás, vale, ainda, criar ícones para os sites mais visitados, a fim de acessá-los como se fossem aplicativos. Essa atitude otimiza sua experiência com o aparelho, visto que você vai poupar todo o tempo de ter que abrir o Google e digitar o endereço do site na aba de pesquisas. Também é possível fazer o mesmo com conversas do Whatsapp, criar atalhos para as conversas que você mais acessa.
Feito isso, está na hora de organizar os apps por categorias. Existem várias maneiras de fazer essa organização, tudo vai depender da criatividade do usuário e de suas preferências. É possível dividir por pastas, ordem alfabética, cores, fileiras e ícones. Veja a seguir como fazer cada uma das classificações!
Pastas
A organização digital por pastas é a mais conhecida de todas. Seu nome já é autoexplicativo, pois, essa técnica consiste em separar os aplicativos por pastas, de acordo com suas características ou finalidade. É possível fazer pastas com aplicativos para editar fotos; outra com ferramentas voltadas para o estudo; e uma terceira exclusivamente voltada para o trabalho e uma quarta com apps de lazer, por exemplo.
Não é necessário instalar um aplicativo específico para organizar os aplicativos em pastas, pois os celulares já oferecem essa função. Em alguns celulares Android, por exemplo, basta pressionar e segurar um aplicativo na tela inicial e levá-lo até outro app para formar uma pasta com os dois. Após isso, basta complementar com os outros da categoria e renomear o conjunto de acordo com sua preferência.
Ordem alfabética
Também existe a possibilidade de organizar os aplicativos por ordem alfabética. Essa opção pode confundir um pouco algumas pessoas, visto que os apps não ficam organizados segundo sua finalidade. Mas, tem quem considere até mais fácil se encontrar assim, visto que é só lembrar da primeira letra do aplicativo para encontrá-lo no meio dos outros.
Alguns celulares fazem essa organização digital automaticamente. Mas, se não for o caso do seu, não precisa se preocupar. A organização por ordem alfabética não é necessariamente complicada, pode ser apenas que seja um pouco demorada, dependendo da quantidade de aplicativos que você tem.
Ainda, caso seja de sua preferência, é possível separar os aplicativos mais utilizados em uma fileira, ou na própria tela inicial, sozinhos, depois classificar os outros conforme a primeira letra de seus nomes. Essa opção é interessante porque deixa os apps mais importantes em lugares de fácil acesso.
Cor
Agora, se o seu objetivo é saber como organizar o celular por cor, saiba que é uma opção muito interessante, mas pode confundir um pouco no início. Por isso, esse método de organização é mais utilizado por pessoas que prezam o aspecto visual do aparelho.
Nesse modelo, os apps são divididos de acordo com as cores em seu logo. Vale, inclusive, separar as telas do celular por tons, dedicando uma cor para cada tela. Mas, reforçando, é um método de organização digital que pode parecer bastante confuso de início, apesar de melhorar conforme o usuário se acostuma com a localização dos apps.
Fileiras
Agora, uma forma prática e simples de organizar os aplicativos é por fileiras. É possível fazer isso determinando uma categoria para cada fileira e colocando nelas os aplicativos correspondentes. Esse tipo de organização é interessante para as pessoas que gostam da ideia das pastas, mas preferem ter cada aplicativo separado, de forma que facilite a visualização e abertura dos mesmos.
Ícones
A organização por ícones pode ser ainda mais confusa do que a por cores, mas tem quem prefira. Esse método consiste em manter os apps com os ícones que você considera mais bonitos nas primeiras telas do seu aparelho e deixar os menos agradáveis por último.
Esse tipo de organização digital não é muito indicada para quem quer manter o celular organizado, porque não facilita a localização dos apps, portanto não otimiza o tempo. Mas, fica a seu critério utilizá-lo ou não, basta avaliar se faz sentido para você.
Caixa de e-mails
Saiba que organizar celular não é só personalizar a tela inicial e organizar os aplicativos em categorias. Os e-mails são, muitas vezes, negligenciados, mas, quando não controlados, podem ocupar um espaço significativo do aparelho e prejudicar seu desempenho. Além disso, quando seu e-mail está desorganizado, as chances de você perder uma mensagem importante são muito maiores.
Portanto, é preciso atentar-se à organização digital desse aplicativo específico, para que a sua organização de celular seja ainda mais efetiva. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos para você!
Limpe o lixo e o spam
É comum que as pastas de lixo e spam acabem negligenciadas, mas isso não deve acontecer. Pois, além de os e-mails armazenados nelas ocuparem espaço, pode ser que mensagens importantes fiquem perdidas no meio dos spams.
Então, lembre-se de limpar essas pastas com frequência, a fim de que os e-mails não se acumulem, e recuperar as mensagens que vão parar no spam por engano. Na primeira vez que é realizada essa atividade, pode tomar algum tempo, já que a chance de ter diversos e-mails acumulados é grande. Mas, no geral, é algo que, se feito todos os dias, não leva mais do que poucos minutos.
Cancele inscrições
Sabe aqueles e-mails insistentes que lotam sua caixa de entrada? Está na hora de acabar com isso. Então, cancele seu recebimento. Sejam de redes sociais, propagandas ou newsletters ultrapassadas, é importante que você impeça o recebimento de todos os e-mails que não interessam para você.
É possível fazer isso no rodapé do próprio e-mail, apertando em “cancelar a inscrição”, bloqueando o remetente ou, dependendo do caso, no site da empresa que realiza os envios. Cada caso é um caso, mas, no geral, não é uma tarefa complicada, pelo contrário. Além de ajudar na economia de tempo ao descongestionar a caixa de entrada.
Apague e-mails desnecessários
Depois de limpar o lixo e spam, e cancelar o recebimento de e-mails em massa, o próximo passo é fazer uma verdadeira limpa na sua caixa de entrada e excluir todos os e-mails que já não te interessam mais. Mantenha apenas os essenciais, que você sabe que vai precisar no futuro.
Essa etapa é, com certeza, a mais maçante e demorada, principalmente se sua caixa de entrada já está saturada de mensagens. Mas, não tenha dúvidas de que vale a pena. Pois, além de economizar o armazenamento do seu aparelho, facilita a localização e organização digital dos seus e-mails.
Divida os e-mails por pastas
Agora que você se livrou dos e-mails indesejados, é hora de levar essa organização digital para um nível ainda mais alto. Por isso, o próximo passo é dividir o conteúdo restante em pastas, de forma que facilite a localização de cada mensagem. Você pode dividir em pastas como trabalho, estudos e redes sociais, por exemplo. O importante é manter o e-mail organizado no longo prazo.
Portanto, com este artigo você aprendeu que a organização digital pode ser trabalhosa, mas traz excelentes resultados para a vida. Por isso, siga as dicas e ideias para organizar o celular e adote essa mudança de uma vez por todas.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do Evernote!
- Quer aprender a organizar a sua agenda de forma prática e fácil com o Google Agenda? Então, conheça nosso curso de Google Agenda!
- Organize sua vida com um curso de organização pessoal. E aprenda o exato passo a passo para aumentar a sua produtividade.
- Quer aprender a organizar suas ideias, e ganhar maior agilidade na sua rotina? Então, conheça o curso de mapas mentais!
- Curso de organização: aprenda a se organizar melhor, e render até 2 vezes mais.