Hoje em dia, as empresas armazenam as mais diferentes informações pessoais de seus clientes, funcionários e prestadores online. São nomes completos, números de documentos, endereço, as mais íntimas e diversas informações. Garantir a proteção e a segurança de dados é vital. Afinal, um vazamento dessas informações pode ser muito danoso e manchar a imagem da empresa, além de prejudicar todos que confiaram seus dados a mesma.
O que é segurança de dados e como isso funciona?
Com o mundo todo conectado, quase todas as empresas armazenam as informações de seus clientes em computadores, e não mais em arquivos e fichas de papel, como era antigamente.
Tal mudança trouxe vários benefícios para as empresas, diminuição de espaços físicos, maior centralização de informações, tornando mais fácil encontrar os dados necessários, mas também trouxe problemas e perigos para a empresa e para os usuários.
Existem inúmeros hackers que podem tentar invadir os servidores de uma empresa para roubar justamente esses dados e informações para então revendê-los na deep web, ou abrir contas e pedir empréstimos com as informações dessas pessoas. Dessa forma, a segurança da informação é de extrema importância e deve ser um fator a ser levado em consideração na sua empresa.
Em suma, existem três fatores que conduzem a estratégia de planejamento e implementação de dispositivos que vão garantir a segurança dos dados armazenados pela sua empresa.
Integridade
Este fator garante e assegura que o dado ou informação, será sempre idêntico ao original. Isso quer dizer que as informações vão se manter íntegras e não vão correr o risco de modificação, o que as tornam mais confiáveis.
Confidencialidade
Alguns dados recebem classificações de confiabilidade e se tornam impossíveis de serem acessados por algumas pessoas. Somente quem tiver autorização de acesso poderá visualizar a informação criptografada.
Isso garante a segurança de que pessoas sem permissão não irão acessar os dados, ou que podem fazer alterações nessas informações, tornando esses dados sem utilidade.
Disponibilidade
Esse fator diz respeito ao acesso às informações. Existem dados que você só pode acessar em um certo período de tempo e outros que têm uso vitalício. Também existem dados que você só pode acessar depois de um bom tempo, alguns anos ou décadas. Geralmente são arquivos classificados como confidenciais e de alta segurança.
Segurança de dados: como fazer e manter os dados seguros?
Veja agora como manter a segurança de dados pessoais na internet e, assim, conseguir proteger sua empresa!
Use certificados digitais
Em primeiro lugar, os certificados digitais são arquivos que asseguram e verificam a identidade de um usuário, empresa ou instituição, eles servem para criar documentos, assinar, emitir notas, tudo com segurança e garantindo que a pessoa que está assinando, é realmente aquela que deveria ser. Isso torna as assinaturas online muito seguras e sem nenhum risco de que sejam violadas ou feitas por pessoas que não deveriam ter acesso ao documento.
Os certificados digitais e a criptografia trouxeram mais segurança e praticidade para as pessoas. Agora é possível assinar contratos de compra e vendas de imóveis sem sair de casa, utilizando qualquer dispositivo conectado à internet.
Realize backups com frequência
Realizar backups frequentemente vai ajudar muito na hora de recuperar dados que possivelmente algum invasor possa ter apagado. Ou que foram perdidos por algum erro no servidor. Por isso, tenha sempre essas informações em algum HD que não esteja conectado ao computador central. Deixar em outro lugar torna a cópia mais segura e você poderá utilizá-la em caso de uma invasão.
Crie um controle e limite de quem pode acessar as informações
Com menos pessoas acessando os dados, menor a chance de vazamento. Deixe que somente as pessoas que realmente precisam das informações tenham acesso a ela, com um controle maior de acesso, será mais fácil de descobrir o autor dos vazamentos e, assim, minimizar os danos à empresa.
Realize uma análise de riscos minuciosa
Conhecer seus pontos fracos é vital para saber onde melhorar e aumentar a proteção dessas vulnerabilidades. Portanto, faça essas análises regularmente, visando descobrir os maiores pontos fracos e os pontos que permitem uma invasão externa. Melhorando esses pontos, a empresa fica mais protegida contra uma invasão futura e têm menores riscos de ter dores de cabeça.
Mas também de nada adianta a análise se a equipe não corrigir as falhas. Dessa forma, ao encontrar um problema, arrume-o imediatamente, não deixe para depois.
Tenha senhas fortes para segurança de dados
Um último item que devemos considerar e precisa de atenção especial é em relação às senhas da empresa. Portanto, instrua os seus funcionários a ter senhas seguras. Isto é, misturando letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres especiais, tudo para criar uma combinação mais difícil e deixar mais difíceis as chances de alguém comprometer.
Outro fator importante é a periodicidade das senhas. Troque-as após um certo período de tempo, tudo visando uma maior segurança e proteção para os dados da empresa.
LGPD e segurança de dados
A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei número 17.709 de 14 de agosto de 2018), assinada pelo então Presidente da República, Michel Temer, foi baseada na GDPR (General Data Protection Regulation – Regulação Geral de Proteção de Dados), a norma em vigor na Europa.
A LGPD é uma lei de segurança de dados, surgiu com o contexto de que, cada vez mais, vazamentos de dados ocorriam no Brasil e nos demais países do mundo. Isto é, era preciso proteger as informações e aumentar o cuidado desses dados.
A Lei Geral de Proteção de Dados traz critérios mais bem definidos para que as empresas protejam e cuidem melhor das informações pessoais de clientes e funcionários. Há previstas sanções e multas por negligência e descumprimento em relação às informações e dados pessoais dos usuários.
Após a assinatura da lei de segurança de dados, o usuário agora conquista o direito de saber como suas informações pessoais estão sendo usadas. E, além disso, permite que este peça que seus dados sejam apagados dos arquivos da empresa. Por fim, agora que você já sabe a importância da segurança de dados, conheça os treinamentos da Organize na Prática e melhore o desempenho da sua empresa hoje mesmo!
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