Em uma empresa, um processo de inovação pode fazer toda a diferença, acontecendo em qualquer lugar e na forma de vendas ou no modo de como a instituição se relaciona com os consumidores. Portanto, os tipos de inovação são fundamentais para gerenciar inovações estrategicamente falando.
A classificação dos tipos de inovação irá determinar o nível que cada empresa poderá inovar. Dessa forma, auxiliando na compreensão dos requisitos necessários para definir todas as etapas desse processo.
Ao longo da matéria, você verá quais são os tipos de inovação que as empresas precisam ficar de olho. Além de conhecer cada uma delas e o seu papel. Continue a leitura!
Tipos de inovação que as empresas devem ficar de olho
Existem diversos tipos de inovação e todas elas são separadas em classificações e métodos de implementação. Há aquelas mais populares, aplicadas através da teoria do Design Thinking e também aquelas embasadas conforme objetos de pesquisa da Harvard Business Review.
A seguir, veja a lista dos tipos de inovação que a sua empresa deverá ficar atenta para um processo de evolução cada vez mais eficaz:
1. Inovação no modelo de lucro
Em primeiro lugar, quando se encontra uma forma de conversão entre as ofertas em dinheiro, esse é um dos tipos de inovação que desafiam as antigas práticas do setor.
O modelo de lucro oferece aos consumidores as inovações que compreendem o que e como oferecer e o que cobrar e como. Tudo isso acaba refletindo o que os clientes gostam nessa troca.
2. Inovação de networking
Em segundo lugar, esse é um dos tipos de inovação que diz respeito à forma de como você se conecta com outros usuários. Para, assim, agregar mais valor para o seu negócio. Essa inovação pode ocorrer na troca entre os executivos, nos quais compartilham riscos ao desenvolver novos empreendimentos e ofertas.
Além disso, pode ocorrer também na maneira que você aproveita as capacidades de outras pessoas e as tecnologias, bem como os processos, canais e ofertas de outras empresas.
3. Inovação na estrutura
As inovações estruturais são tipos de inovação com foco nas organizações dos ativos empresariais, sejam rígidos, intangíveis ou humanos. Isso diz respeito à maneira como você alinha seus talentos e ativos.
No entanto, eles podem incluir configurações engenhosas e sistemas de gerenciamento de talentos, o que pode aprimorar os custos fixos e as funções corporativas da empresa.
Além de tudo, as inovações também ajudam no processo de criação de ambientes de trabalho super produtivos, o que atrai novos talentos para a empresa e promove um desempenho inalcançável por parte dos concorrentes.
4. Inovação no processo
Os tipos de inovação no processo costumam formar a competência de uma empresa. Portanto, a inovação nos processos exige uma mudança radical, isso porque permite que as empresas usem recursos exclusivos para se adaptarem mais rápido, ser mais eficaz e assumir a liderança no mercado.
As inovações de processo são as que irão produzir mais vantagens ao longo dos anos, de maneira que os concorrentes não consigam replicar.
5. Inovação na performance do produto
Esse é um dos tipos de inovação que pode interferir nos produtos inteiramente novos e nas atualizações e extensões. Embora as inovações na performance do produto estejam relacionadas ao valor, qualidade de oferta de uma organização e os recursos, ela também se torna mais fácil para que os concorrentes copiem.
Além disso, as inovações de desempenho dos produtos que são vantajosas competitivamente fazem parte das exceções e não das regras.
6. Inovação no sistema de produto
As inovações nos sistemas de produto auxiliam na criação de ecossistemas que chamam a atenção dos clientes por meio de como os produtos/serviços se conectam para a criação de sua modularidade e integração.
7. Inovação no serviço
Esse é um dos tipos de inovação em que a marca amplia o valor ao mesmo tempo que aprimora sua utilidade e os desempenhos de ofertas.
Portanto, a inovação no serviço tem como finalidade tornar um produto mais fácil de ser utilizado e aproveitado, uma vez que este revela recursos e funcionalidades, corrige problemas e suaviza correções.
8. Inovação no canal de entrega
A inovação nos canais de entrega da sua empresa é capaz de conectar as ofertas com os clientes, a fim de que todos possam comprar o que quiserem, como e quando quiserem, com custos mínimos e com prazer.
9. Inovação da marca
Em resumo, esse é um dos tipos de inovação que são resultado de estratégias bem elaboradas e implementadas entre os contatos de empresa e cliente. Isto é, incluindo as interações, publicidades e conduta de funcionários.
A inovação da marca ajuda a garantir o reconhecimento por parte dos usuários, para que eles lembrem e prefiram suas ofertas, ao invés de lembrarem dos concorrentes primeiro.
10. Inovação para engajamento do cliente
Por fim, esse é um dos tipos de inovação que promove interações atrativas, nas quais compreendem as aspirações dos usuários e desenvolvem conexões significativas entre eles e a marca.
Benefícios da gestão de inovação
Agora que você já conheceu os principais tipos de inovação que a sua empresa precisa, saiba quais são os dois principais benefícios de implementar todas elas:
Valorização da Marca
Os tipos de inovação possuem um peso expressivo quanto às valorizações da marca, uma vez que esta demonstra ao mercado que a empresa está buscando por novos processos, tecnologias, produtos e serviços que podem contribuir para a sustentabilidade da empresa.
Alguns nomes de grandes empresas, como Uber, Google e Netflix, são grandes exemplos de valorização das marcas. Pois, estas se encontram em posicionamento inovativo no mercado.
Vantagem competitiva e aumento da lucratividade
A inovação apresenta diferenciais, tanto para os produtos quanto para os serviços da empresa, o que gera uma vantagem competitiva para a concorrência. Levando isso em consideração, o consumidor se dispõe a pagar por mais produtos que geram maior valor.
Por fim, a empresa é capaz de obter maior lucro e, consequentemente, maior satisfação de seus clientes.
Gostou do conteúdo sobre os tipos de inovação? Se você é uma pessoa organizada e deseja arrumar detalhes da sua rotina, tanto pessoal quanto empresarial, então, acesse a Organize na Prática e conheça os cursos que poderão te ajudar a proporcionar mais eficiência na sua empresa.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do app Evernote. Tudo isso de forma prática e rápida!
- Que tal aprender a gerenciar os processos, na prática? Então, confira o curso gestão de processos!
- Curso de Organização: aprenda a se organizar melhor. E ainda, como render até 2 vezes mais no seu trabalho.
- Se precisar de uma ajuda, fale com a nossa equipe de consultoria.