Dicas Práticas para Organizar a Vida

Sentiu que o ano passou rápido demais e que apesar do stress todo, não conseguiu realizar quase nada do que havia planejado? Talvez precise organizar a vida, de forma que neste ano (ou no próximo ano, dependendo de quando estiver lendo) as coisas possam fluir melhor e com mais tranquilidade.

Com pequenas mudanças em nossos hábitos e rotinas podemos organizar a vida de forma bem equilibrada, colocando ordem em todo o caos instalado nela.

A seguir listamos 10 dicas bem simples e úteis, para que possa agora começar a organizar a vida para o próximo ano.

Evernote-Organizar a Vida -Evernote-na-Pratica
Evernote-Organizar a Vida -Evernote-na-Pratica

1. Vá com Calma

Em primeiro lugar, não queira fazer tudo de uma vez; vá com calma. A desorganização levou muito tempo, talvez anos, para ser instalada, e não é de uma hora para outra que conseguirá mudar radicalmente e organizar a vida em poucos dias ou semanas. Tudo leva seu tempo.

Alguns especialistas afirmam que são necessários aproximadamente 21 dias para que possamos realmente incorporar um hábito em nossa rotina. Portanto, a dica é dar um passo de cada vez; não tenha pressa e comemore cada pequena vitória em sua jornada para organizar a vida.

Evernote na Prática - Organizar a Vida
Evernote na Prática – Organizar a Vida

2. Ache um repositório confiável (Evernote)

Aproveite que o ano está iniciando e comece a organizar a vida no Evernote. Anote os eventos, lista de compras, digitalize os documentos, anote os rascunhos de novos artigos, as metas para o ano, tudo mesmo. Teve alguma ideia? Anote. Lembrou de algo que precisa ser consertado? Anote também.

Elimine o hábito de escrever as coisas em pedaços de papel, que acabam por se perder no fundo da bolsa ou até mesmo misturado aquela pilha de papel amontoado em sua mesa do escritório (falaremos disto mais tarde).

Tendo tudo anotado no Evernote, fica muito mais fácil consultar sempre que precisar.

Reserve 30 minutos no domingo e  marque tudo o que precisará fazer para a semana seguinte, e depois vá acrescentando mais coisas conforme for necessário. Com a cabeça mais livre, certamente ficará mais focado em coisas mais importantes e em organizar a vida.

Evernote-logo-Evernote-na-Pratica

3. Classifique seus compromissos por categorias

Uma maneira muito interessante e produtiva para organizar a vida e a agenda é classificar sua lista de coisas a fazer em 3 categorias:

  1. Urgente
  2. Importante
  3. Circunstancial.

Esse método é apresentado pelo Christian Barbosa em seu livro A Tríade do Tempo. O autor afirma que a maior parte do nosso tempo deveria ser gasto em coisas importantes, ou seja, aquelas que fazem a diferença em nossa vida e de nossas famílias.

As coisas urgentes e circunstanciais deveriam ocupar uma parcela bem pequena em nossa agenda. Infelizmente, o que acontece para a maioria das pessoas é justamente o contrário: corremos o tempo todo “apagando incêndios” ou atendendo pequenas demandas que aparecem em nosso dia a dia e deixamos o mais importante passar batido.

E atenção: o autor diz que “urgente” não é o mesmo que “importante”, mas falaremos disso mais detalhadamente em outro artigo. Portanto, tente organizar a vida dividindo seus compromissos nestas 3 esferas.

4. Fazer um check-up 

Não adianta nada organizar a vida e não ter saúde para usufruí-la, não é mesmo?

Sendo assim, aproveite o início do ano e marque uma consulta com seu médico para fazer  seu check-up.

Se sofre de alguma doença crônica, então é mais importante ainda, para que o cuidado com sua saúde não passe para a esfera do “urgente”.

5. Organize seus papéis

Tire um fim de semana e organize os papéis e documentos de sua casa. Digitalize com o Evernote e jogue fora os papéis desnecessários.

Para bem organizar a vida, é imprescindível que seus documentos estejam também organizados, de forma que você possa encontrá-los em menos de 15 segundos quando for necessário.

Tenha uma etiqueta em seu Evernote separando as contas públicas, seguros, recibos médicos, mensalidades escolares, etc. Você conseguirá encontrar os documentos necessários para preencher sua declaração do IR bem mais fácil dessa vez!

Confira neste vídeo tutorial como organizar os seus comprovantes do imposto de renda. Vai se surpreender como é fácil com o Evernote.

Evernote-Organizar-a-vida-Evernote-na-Pratica
Evernote-Organizar-a-vida-Evernote-na-Pratica

6. Organize o guarda-roupas

Outra dica bem útil para organizar a vida envolve a organização do seu guarda-roupas. Tire tudo do armário e separe as roupas que já não servem mais, que estão estragadas ou que não usa há mais de 1 ano.

Doe o que estiver em bom estado e jogue fora o que não estiver. Com mais espaço, poderá separar as roupas por categorias, como roupa de trabalho, casual ou de festas. Use o método que for melhor para você.

Quer mostrar para algum parente distante, tire fotos das roupas que deseja doar, salve no Evernote e compartilhe com os parentes e amigos.

Organizar o armário - Evernote na Prática
Organizar o armário – Evernote na Prática

7. Organize suas gavetas

Vá abrindo as gavetas e organize tudo o que estiver lá dentro.

Determine um lugar específico para cada coisa: chaves, tesouras, remédios, etc. Aproveite para jogar fora o que estiver vencido, velho ou quebrado.

Nada de papéis amontoados e sem destino. Acha que vai precisar um dia? Digitalize e salve no Evernote.

8. Faça uma limpeza no computador

Organizar a vida envolve também a organização do seu espaço virtual.

Faça uma limpeza no seu computador, deletando o que não tiver mais utilidade, abrindo pastas específicas para cada assunto e fazendo cópia de segurança para tudo.

Tire do seu computador e mova para discos de backup. Seu computador ficará mais ágil e você estará tranquilo por ter os arquivos importantes salvos em um local seguro.

Documentos importantes devem ir todos para o Evernote, será um alívio encontrar um documento rapidamente no computador, celular ou qualquer dispositivo pelo Evernote.

Evernote - Limpeza no computador
Evernote – Limpeza no computador

9. Cuide da correspondência assim que ela chegar

Dê um destino imediato para as correspondências logo que elas cheguem: jogar fora, arquivar no Evernote ou colocar em uma caixa de entrada, se forem contas a pagar, por exemplo.

Sua vida ficará muito mais organizada apenas fazendo isso!

Evernote-cartas-Evernote-na-Pratica
Evernote-cartas-Evernote-na-Pratica

10. Separe tudo o que for usar no dia anterior

Para organizar a vida com mais eficácia e rapidez durante a semana, experimente deixar a roupa que usará no dia seguinte já preparada na noite anterior.

Arrume também a bolsa, a agenda e já separe algum documento que irá precisar.

São dicas simples, como mencionamos acima. Contudo,  a adoção desses hábitos irá fazer com que sua vida flua com mais equilíbrio e leveza.

Afinal, organizar a vida não é tão difícil assim, basta querer e começar!

Aula Gratuita

Sabia que você pode ser mais produtivo organizando as informações que lida diariamente? Seja na vida pessoal como profissional todos nós precisamos ter mais organização. Oferecemos uma aula totalmente gratuita para você aprender a tirar o máximo do Evernote.

Faça a sua inscrição e tenha acesso imediato. Você vai se surpreender com o que é possível fazer com o Evernote. Mais de 3.100 alunos já assistiram esta aula.

Faça a inscrição gratuita por aqui.

Veja o que dizem

Evernote - Comentários

Aproveite!

Mauricio Aizawa


Mauricio Aizawa
Mauricio Aizawa

Empresário, professor e fundador da Organize na Prática (organizenapratica.com.br), empresa de treinamentos e consultoria com foco em produtividade pessoal e empresarial. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo pelo Insper. • Profissional certificado pela Evernote para implantação do Evernote Business. • Mais de 15 anos de experiência com implementação de sistemas corporativos e otimização de processos na área de relacionamento com clientes, gestão empresarial, automação de marketing e business intelligence.