O gerenciamento do email marketing é uma uma ótima alternativa e estratégia para as empresas que investem no marketing digital, pois oferecem o maior retorno sobre o investimento. Por exemplo: para cada $1 investido, $38 retorna para o negócio.
Daí a importância de realizar o gerenciamento do email marketing, o que deve ser mais uma preocupação da sua equipe. Pensando nisso, mencionamos algumas dicas de cada etapa para o gerenciamento do email marketing.
Ao longo da matéria, você verá o que é email marketing, para que ele serve e como melhorar o gerenciamento do email marketing. Continue a leitura!
O que é o email marketing?
Email marketing trata-se de uma estratégia do envio de e-mails para uma lista de contatos com a finalidade de estabelecer uma comunicação com cada um dos destinatários e cumprir objetivos de marketing. Normalmente, o disparo é feito por meio de algumas ferramentas de automação.
Portanto, não é nada mais que isso que o email se tornou, um canal de comunicação direta entre remetentes e destinatários. Com o passar dos anos, o e-mail se tornou rotina para muitas pessoas, além de uma nova identidade dos usuários da web, utilizado na troca de mensagens e na realização de cadastros.
Mais tarde o marketing, como ramo da comunicação, não pode deixar de se ligar nisso. Os e-mails auxiliaram na divulgação de produtos, informação de ofertas e no envio de mensagens aos consumidores, funcionando como uma espécie de panfleto virtual.
Para que serve o email marketing?
Portanto, o gerenciamento do email marketing é capaz de ajudar em vários objetivos. Ainda que o gerenciamento do email marketing esteja relacionado a abordagens promocionais e comerciais, ele pode ser muito mais que isso.
No momento em que alguém dá permissão para receber emails de sua marca, ela está dando também um acesso a um ambiente pessoas da vida dela, em que aos poucos é possível entrar e se abrir para a conversa. A partir disso, é possível que você mantenha uma comunicação mais pessoal com seus clientes.
Confira, abaixo, as principais funções para qual o gerenciamento do email marketing serve:
Estreitar relacionamentos
O gerenciamento do email marketing é também um canal de relacionamentos pessoais, pois trata-se de uma comunicação direta com os consumidores.
Essa é uma oportunidade de estabelecer e estreitar relacionamento com os mesmos. Os usuários se disponibilizam para isso quando permitem o recebimento dos emails da empresa, esperando as mensagens de tempos em tempos.
Promoção de conteúdos
Há diversos canais que podem ser utilizados para a promoção de conteúdos, e o gerenciamento do email marketing é uma opção. É possível enviar atualizações do blog periodicamente ou criar fluxos de nutrição com links para os conteúdos propostos.
Assim, os emails ficam responsáveis por levarem visitantes ao blog, aumentando a visibilidade.
Nutrir e educar leads
A nutrição de leads é um dos principais pilares do gerenciamento do email marketing. A estratégia tem como finalidade transformar os assinantes em leads, e os leads em clientes.
Portanto, para que isso ocorra, é preciso existir uma educação entre seus negócios sobre o negócio e área de atuação, ao mesmo tempo em que uma relação é estreitada com eles.
Vendas
É possível enviar emails apenas para estabelecer relacionamentos com os clientes e promover os conteúdos, mas também pode vender diretamente. Isto é, os emails trazem ofertas e descontos que direcionam os usuários para a página de compra, com poucos cliques até o processo de venda ser concluído.
Realizar o pós-venda
Já nessa última etapa, é possível enviar uma pesquisa de satisfação, perguntar sobre dúvidas ou fornecer dicas de uso e aproveitamento do produto. Após isso, é importante que você mantenha relacionamento com novos conteúdos e ofertas para seus clientes.
Como melhorar o gerenciamento do email marketing?
A seguir, confira alguns passos para melhorar o gerenciamento do email marketing de sua empresa:
1. Criação de listas segmentadas e email
Primeiramente, jamais mande emails em massa. Há muitas razões para isso, mas a principal é que ninguém quer ler muitos emails. Uma das consequências é que sua taxa de abertura será baixa e todo o seu trabalho será jogado fora.
A segmentação de contatos é um mantra que você deve considerar em todas as campanhas de marketing digital, principalmente nas campanhas do gerenciamento do email marketing. Para realizar essa divisão, é necessário considerar:
- O tipo de email que será enviado;
- O papel empresarial;
- As etapas do funil de vendas.
Uma das fontes de informação para começar a segmentar são as landing pages que capturam leads. É importante que você inclua informações na tabela e que essas possam ser relevantes para sua campanha do gerenciamento do email marketing.
2. Definição de um objetivo claro para cada email
Os comportamentos de gerenciamento do email marketing são projetados para ajudar ou orientar a realização de metas. Portanto, não envie um email somente por enviá-lo. Existem diferentes tipos de email marketing e motivos para enviá-los.
Seu email pode fazer parte de um evento de lançamento, fluxo de nutrição, vendas, educação ou engajamento.
Seja qual for o motivo para enviar mensagens a um cliente em potencial, uma parte fundamental do gerenciamento do email marketing é definir um objetivo claro para cada disparo, o que também ajudará a medir os resultados da campanha.
3. Fluxo de emails com automação
Em terceiro lugar, imagine conseguir enviar todos os emails, rastrear taxas, planejar seu próximo email, realizar testes A/B e criar manualmente um processo de nutrição. Atualmente, o gerenciamento do email marketing deve ser feito por meio da automação de marketing.
Considerando as qualificações dos leads, etapas do pipeline e funções, é impossível fazer tudo sem a criação de um processo automatizado, que no entanto, ajudará você a criar uma série de emails para serem enviados a cada cliente em potencial conforme seu comportamento em relação à sua empresa.
4. Acompanhamento de métricas
Por fim, o gerenciamento do email marketing envolve a elaboração de estratégias. Atualmente, são criadas usando dados e métricas, portanto, dominar as métricas de email marketing faz parte do processo, assim como as:
- Taxas livres;
- Taxas de cliques;
- E taxas de câmbio;
- Bem como, taxas de cancelamento de inscrição.
Todas estas trarão as respostas que você procura em relação à sua estratégia, se ela está no caminho certo, quais são os gargalos de atividade e onde otimizar.
Entendeu como funciona o gerenciamento do email marketing? Se você é uma pessoa organizada e deseja arrumar detalhes da sua rotina, tanto pessoal quanto empresarial, então, acesse a Organize na Prática e conheça os cursos que poderão te ajudar a proporcionar mais eficiência na sua empresa.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do app Evernote. Tudo isso de forma prática e rápida!
- Que tal aprender a gerenciar os processos, na prática? Então, confira o curso gestão de processos!
- Curso de Organização: aprenda a se organizar melhor. E ainda, como render até 2 vezes mais no seu trabalho.
- Se precisar de uma ajuda, fale com a nossa equipe de consultoria.