Atualmente, imaginar o bom desempenho de um negócio sem considerar os avanços tecnológicos é algo contraproducente. Contudo, com a grande quantidade de opções existentes, fica difícil escolher uma só, tanto em Tecnologia da Informação quanto em Business Intelligence - ferramentas que se demonstram cada vez mais fundamentais para o crescimento ou a consolidação de qualquer empresa. A ferramenta DataOps é uma ótima opção para mudar o patamar de sua empresa.
Trazer uma boa análise de dados para seu empreendimento se torna muito importante, pois faz com que o seu negócio seja mais resiliente em momentos de crise econômica, pois agilizam e facilitam os processos e as soluções de problemas. Quer saber sobre o que é DataOps e quais as vantagens dessa ferramenta? Continue por aqui!
O que é DataOps?
O Dataops funciona como uma combinação de vários Softwares de desenvolvimento, chamados DevOps. Estes abrangem conceitos de engenharia desses softwares, assim como o chamado “Controle de Processos Estatísticos”. Esses reúne todas as boas práticas e podem atenuar as dificuldades entre o setor analítico e o setor de desenvolvimento.
Outras formas de tecnologia como a Inteligência Artificial, o Machine Learning e o Data Driven são cada dia mais adotado por empreendimentos diversos. Isto é, sendo incorporados ao DataOps para alimentação, análise e armazenamento de dados importantes em inúmeros processos.
Podemos dizer que o DataOps torna efetivo com o que se aprendeu na DevOps para processos de análise e gestão de informação, tendo em vista que a análise de dados não pode ser vista como produto, mas sim como serviço. Esse serviço tem por objetivo desenvolver métodos de aprimoramento de dados, usando como base a automação que for mais adequada.
Como funciona?
Na prática, a utilização do DataOps software é a solução que une, perfeitamente, todas as equipes que se envolvem no ciclo de dados. Para que os dados possam ser utilizados por todos a favor da empresa e sob as regras de uma boa governança.
Já é de conhecimento geral da área que a cultura de engenharia e de ciência de dados foi capaz de unificar o trabalho de diferentes setores como: analista de infraestrutura, desenvolvedores, equipes de apoio, especialistas em dados e muitos outros, tudo de forma colaborativa.
Por ter requisitos específicos e pela questão de gestão de dados passar por constantes mudanças, se faz necessário uma colaboração de todos os funcionários da empresa. Os dados surgem em todo processo da cadeia produtiva. Por isso, é preciso capacitar os consumidores de dados, ou seja, quem trata e analisa os dados na empresa, para que possam tirar o maior proveito possível dessa vastidão de informação.
Diferenças entre DataOps e DevOps
O DevOps contempla e possui foco maior na engenharia de dados, enquanto o DataOps também navega por outros setores da análise de dados, como Data Science e Business Intelligence. A partir do ponto de vista visando a qualidade, o DevOps trabalha com a revisão de códigos, ao passo que o DataOPS software adiciona uma camada complementar às etapas já mais tradicionais do DevOps. Essas camadas envolvem uma análise mais cuidadosa das informações, com a orquestração e aplicação de testes, além da governança de dados e controle de processos.
Como aplicar o DataOps na empresa?
Agora que você já sabe o que é e como funciona o DataOps e alguns de seus benefícios, chegou a hora de entender como implementar essa ferramenta de análise de dados em seu empreendimento.
1 - Alinhe com sua equipe de TI
Antes de fazer qualquer mudança em sua organização, você precisará deixar seu time de TI a par. Como já foi dito, a solução está na integração entre os vários profissionais da área de dados.
Comece com uma reunião estratégica falando do que precisa ser feito. Com isso, o trabalho de DataOps será melhor organizado e poderá atingir sua capacidade máxima.
2 - Teste seu fluxo de dados
Em segundo lugar, após unificar seu time de Tecnologia de Informações (TI), faça a testagem do fluxo de dados. Vale promover testes autônomos garantindo um melhor controle das informações que foram coletadas, processadas e analisadas. Nunca ignore essa importante etapa, pois ela encontra falhas no sistema de análise de dados e também as corrige.
3 - Use em diferentes em ambientes
Implementar o DataOps é um processo que precisa envolver todas as equipes da empresa. Sendo assim, não deixe de expor suas ideias sobre colocar a ferramenta em prática em todos os setores em relação aos dados de sua organização, como computadores extras e espaços virtuais.
4 - Invista em um armazenamento simples
Um armazenamento mais simples facilita o tratamento e a coleta de dados de sua empresa. Neste contexto, você pode e deve considerar uma solução de computação em nuvem, como o Google Drive.
5 - Tente padronizar os processos
Por fim, através do DataOps você recebe a chance de integrar alguns processos internos de seu empreendimento. Por isso, procure evitar ao máximo o uso de códigos e fórmulas diferentes em suas atividades, mantendo um alto grau de padronização. Isso certamente deixará o trabalho dos times mais fácil na hora de identificar e solucionar erros no sistema.
Em um mercado cada vez mais competitivo e que abraça os avanços tecnológicos de forma permanente, sua empresa precisa se adaptar a essa nova realidade monitorando os processos para ter resultados melhores. É aí que o DataOps se consolidou como nova opção para os negócios.
Para entender melhor como usar a tecnologia de DataOps a fim de obter melhores resultados em sua empresa, a Organize na Prática tem treinamentos disponíveis para vários ramos de empreendimentos. Saiba mais clicando aqui!
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Curso de Organização: aprenda a organizar sua rotina pessoal e empresarial, na prática!
- Além disso, se precisar de uma ajuda, fale com a nossa equipe de consultoria.