Diminua a ansiedade com organização_saiba o que fazer e como começar

Diminua a ansiedade com organização: saiba o que fazer e como começar

Um estudo publicado na SAGE journals demonstrou que lugares muito desorganizados podem ocasionar compulsão alimentar, estresse e outros problemas emocionais. Se você acha que organização e ansiedade não podem estar relacionadas, saiba que organizar a vida pode te trazer muitos benefícios a curto e longo prazo, tanto em âmbito pessoal, como profissional.

como diminuir a ansiedade através da organização
Ter um quarto mais organizado pode diminuir os sinais de ansiedade | Foto: Zoe van Poetsprins.nl

Se o indivíduo sempre se encontra em ambientes bagunçados, pode ser que esteja passando por outros problemas, como ansiedade e até depressão. Outra possibilidade é uma desorganização em excesso na rotina, quando “falta tempo” para organizar o ambiente de trabalho, de estudos e de descanso. Na verdade, a escassez não é de tempo, mas sim de planejamento.  

Como se organizar em 3 passos

A bagunça transmite uma série de informações ao cérebro, como se existisse uma falta de capacidade para se organizar. Além disso, é um sinal de procrastinação. Pessoas que procrastinam muito as atividades a serem feitas tendem a ser mais desorganizadas. Se você se encontra nessa situação, sabe que precisa melhor e quer logo começar, atente-se às dicas a seguir:

1. Separe um momento para a organização

Normalmente, é mais difícil organizar a casa dividindo a tarefa em partes pequenas, por exemplo, por gavetas ou por curtos períodos de tempo. Separe um final de semana ou algum dia em que você esteja mais tranquilo para fazer a “faxina” e ficar “livre” de uma vez.

2. Doe

Segundo a autora Marie Kondo, autora do livro “A Mágica da Arrumação”, mais da metade daquilo que guardamos não tem utilidade. Ao levar isso em conta, deixe em casa somente aquilo que você usa. Não tenha medo de jogar fora o que for necessário e doe roupas e outros objetos que se encontram em boa aparência, mas que você não utiliza com frequência.  

Uma sugestão para descartar objetos é pensar se você precisou deles nos últimos seis meses. Outra é se você gosta ou não do item em questão. Se não usou no último semestre, doe ou descarte. Se não gosta mais dele, também descarte. Afinal, cada fase é única e você não é obrigado a gostar das mesmas coisas.

3. Separe por categorias

Pense em separar as suas coisas por categorias: roupas, sapatos, acessórios, livros (revistas e jornais), cosméticos, materiais escolares, produtos de limpeza, entre outros. Uma dica é utilizar caixas organizadoras dentro dos armários. Assim, você poderá criar subcategorias importantes de seleção.

Por exemplo: dentro da categoria roupas, separe uma caixinha para as meias, outra para meias mais grossas e assim por diante. Pensando em evitar que a bagunça volte, coloque etiquetas ou outros métodos de sinalização: guarde tudo no mesmo lugar, sempre.

Ansiedade x organização

Seguindo os três itens acima, com certeza você estará mais leve e menos preocupado. Ou seja, muito menos ansioso e mais livre para fazer atividades prazerosas, como ler aquele livro que tanto gosta ou assistir a uma série imperdível. Lembre-se de separar um momento para você: tanto para organizar a sua casa ou ambiente escolhido, quanto para curtir a organização logo em seguida. Afinal, nada melhor do que concentrar naquele parágrafo interessante, em um ambiente limpo, aconchegante e sem interrupções.

Não deixe que outras pessoas interfiram nas decisões de manter, doar ou jogar fora dos seus objetos. Alguém pode até contribuir, mas as decisões finais deverão ser suas. Escolha uma música que goste para a hora da limpeza e para o momento final de relaxamento.

Como manter a organização

Mais importante do que arrumar tudo, é conseguir manter toda essa organização. Se você separou os itens por categorias e subcategorias, saiba respeitá-las: coloque tudo em seu devido lugar. Se, mesmo assim, algo ainda te incomoda e você não está completamente satisfeito no ambiente em que se encontra, procure uma ajuda psicológica. Ela será fundamental para tratar a ansiedade de forma correta e otimizada. 

Quer dicas extras e um treinamento completo para organizar a sua vida? Então, clique aqui e conheça os cursos oferecidos pela Organize na Prática.

Por fim, o que você achou desse conteúdo? Deixe nos comentários a sua opinião. E não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Além disso, tenha acesso a mais conteúdos como este na página do Instagram do Organize na Prática, e no canal do YouTube!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Comece por aqui e aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com o Evernote!
  2. Que tal aprender a organizar os processos de forma prática? Então, clique aqui e aprenda as melhores rotinas!
  3. Está com dificuldades para organizar a sua agenda? Não se preocupe! Pois, nós temos o treinamento ideal para você. Clique aqui e saiba mais.
  4. Clique aqui e aprenda um passo a passo prático de como fazer mapas mentais. E aprenda um jeito novo de organizar as suas ideias.
  5. Página de Treinamentos. Clique aqui e aprenda a se organizar melhor e render até 2x mais!