Um local de trabalho com organização irá ajudá-lo a otimizar as suas atividades e trará inúmeros benefícios, como o aumento do seu desempenho profissional, motivação, melhora na gestão do tempo e ainda diminuirá o estresse. Comece a organizar a vida por onde trabalha!
Dicas de organização para o seu local de trabalho
1. Arrume e digitalize papéis
A organização no seu local de trabalho deve começar com os seus arquivos e papéis. Além de ocuparem muito espaço físico, eles são fáceis de perder e, com o tempo, tornam-se algo cumulativo. O ideal é digitalizar o que for possível e jogar fora o que não tem mais utilidade.
Se quiser organizar a vida profissional, você não pode perder tempo procurando documentos, relatórios e outros documentos. Caso haja organização, os papéis que precisa devem ser encontrados em poucos segundos. Outra dica para arrumá-los é etiquetá-los e guardá-los em pastas, assim, fica bem mais fácil de encontrar o que for procurar.
2. Limpe o seu computador
Como cada vez mais a nossa vida está voltada para o espaço virtual, a organização do seu local de trabalho não estará completa se não limpar também o seu computador.
A lógica é a mesma dos papéis, elimine tudo que não tiver mais utilidade. Aproveite também para fazer cópias do que é mais importante e, depois, mova para discos de backup. Dessa forma, além de organizar a vida profissional e virtual, o seu computador ficará mais rápido e as chances de você perder algo importante são mínimas.
3. Não acumule nada no local de trabalho
Se quer organizar a vida, um dos primeiros passos é deixar de ser um acumulador. Para o seu local de trabalho, vale o mesmo! Então, deixe o mínimo possível de coisas na sua mesa, assim, com certeza, terá mais organização.
Não deixe de conferir sempre quais papéis e itens não têm mais utilidade para jogar fora. Aqueles que serão usados devem ser arquivados sempre que puder. Só deve ficar na mesa do seu local de trabalho o que é usado com muita frequência.
4. A organização começa no dia anterior
Organizar a vida é bem mais fácil quando nos preparamos com calma e antecedência. Por isso, arrume o que for usar um dia antes. Deixe em ordem a sua agenda e o que você for levar de casa para o seu local de trabalho. Isso impedirá que esqueça algo.
Além disso, antes de sair, coloque na mesa do seu local de trabalho papéis e itens que for utilizar no dia seguinte. Dessa forma, você tem certeza que nada está faltando. Por mais que seus arquivos e computador estejam organizados, isso evita que imprevistos aconteçam. Caso eles ocorram, terá tempo para pensar em uma solução.
5. Priorize as suas atividades
Faça uma coisa de cada vez e priorize as suas tarefas. Comece pelo que é mais importante e evite urgências, aqueles “pequenos incêndios” que surgem no trabalho. Eles fazem com que inicie algo novo antes de terminar o que estava fazendo antes.
Liste as suas atividades por ordem de relevância e estipule um tempo para cada um delas, para evitar que as suas demandas prendam você mais horas do que o previsto em seu local de trabalho.
Se mexer em vários papéis e arquivos ao mesmo tempo, as chances da sua organização e produtividade irem por água abaixo são grandes. Logo, perderá muito tempo tentando arrumar constantemente o seu local de trabalho e organizar a vida.
Organização na Prática
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