Ter uma organização home office é fundamental para conseguir mais produtividade e conforto. Tendo em vista que seu trabalho é no mesmo ambiente que seu lar, a organização é muito importante.
Nesse sentido, para conseguir trabalhar sem que haja estresse e desconforto, a criação de uma rotina e a organização para agilizar as responsabilidades são essenciais. Além disso, com um ambiente equilibrado, você vai manter muito mais a sua concentração.
Acredite, é muito mais satisfatório sentar na sua mesa ou escrivaninha para trabalhar e sentir que seu espaço está limpo, seus horários estão organizados e você tem apenas o essencial ao seu alcance.
Sendo assim, continue a leitura para saber por que pode ser tão difícil implementar a organização na sua rotina de home office e ver dicas de como organizar o home office para trabalhar com mais tranquilidade e foco!
Por que é tão difícil se organizar no home office?
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 11% dos trabalhadores ativos no Brasil, após a pandemia, exercem suas atividades profissionais de forma remota.
Um outro levantamento feito pelo Instituto Ipsos, antes da pandemia, já mostrava que trabalhar de casa seria a meta de pelo menos 49% dos brasileiros que já estão empregados e 55% dos desempregados.
Entretanto, com a correria do dia a dia e sem mudança de ambiente, o home office pode se tornar cada vez mais estressante e desgastante.
Pense que você não gasta mais tempo indo e voltando do trabalho, não sai para almoçar, não conversa com nenhum colega pessoalmente e isso pode gerar uma maior dependência do trabalho.
Ou seja, você, por estar acomodado em sua casa, acaba colocando o home office em primeiro lugar, trabalhando mais e atendendo demandas até mesmo fora do seu horário.
É normal querer adiantar o máximo de coisas possível e esquecer que sua mente precisa descansar estando 100% do tempo em casa, já que é o mesmo ambiente onde você tem seu lazer, como assistir televisão.
Por isso acaba sendo tão difícil manter uma organização em seu home office. Como qualquer hábito, é difícil adicionar uma coisa que você não está acostumado em sua rotina.
Isso acontece porque quando nosso cérebro se depara com atividades repetitivas, ele passa a gastar menos energia para realizá-las. Assim, nosso corpo volta para sua zona de conforto, salvando energia para outra atividade.
Um home office organizado é um hábito que vai ajudar o seu corpo a ficar mais produtivo e existem várias estratégias para conseguir realizar esse feito. Dito isso, veja a seguir as melhores dicas de como organizar home office!
Dicas de organização no home office
Além de cuidados com a higiene e hábitos gerais da casa, existem outras práticas que podem ajudar na organização do home office, de modo que isso realmente faça efeito na sua produtividade e ajude na sua concentração.
Confira:
1. Escolha o ambiente ideal
Antes de tudo, é importante que você escolha um local ideal em sua casa que vai servir como seu escritório. Opte por um lugar que não haja circulação de pessoas, caso você não more sozinho, e interrupções constantes.
Esse espaço precisa oferecer facilidade para você, tudo o que precisar deve estar à mão. É sempre bom escolher lugares arejados e bem iluminados, se possível.
2. Invista em móveis organizadores
Complementando nossa ideia anterior, é importante que você saiba onde tudo está guardado. Móveis como arquivos, porta-trecos e prateleiras simples ajudam a evitar que você perca objetos. Itens como caixas e cestos também podem servir para deixar as coisas que você mais usa por perto. Assim, você poupa espaço e tempo.
3. Separe as funções
Cuidado para não misturar sua vida pessoal e sua vida profissional. Isso é um erro muito comum no home office e também exige organização. Separe o seu escritório das demais funções e atividades da casa. Por exemplo, evite lavar pratos, copos e outros itens que não fazem parte da sua rotina de trabalho.
4. Limpe seu ambiente de trabalho
Tire pó do seu canto de trabalho, evite comer perto das suas ferramentas de trabalho e sempre que precisar faça uma limpeza geral, retire tudo de cima da mesa e limpe a superfície com um pano úmido, se puder.
Evite acumular muitas coisas no local onde você faz seu home office. Papéis espalhados e semelhantes podem atrapalhar sua concentração. Para aqueles que trabalham manuseando muitos documentos físicos, é interessante apostar em bandejas, pastas, arquivos, entre outros elementos de organização, para que tudo fique bem organizado e afaste a bagunça. Utilize com consciência gavetas e prateleiras, para que você não apenas mova a bagunça para outro lugar.
5. Invista no seu conforto
Como o home office é um lugar onde você vai passar muitas horas, saiba que seu conforto, falando da questão da ergonometria, é muito importante. Claro, não é necessário exageros e luxo, mas invista em uma boa cadeira, que seja compatível com seu peso e altura. Isso faz muita diferença para quem fica sentado por horas.
De qualquer forma, é complicado ser produtivo quando se está desconfortável. Fora que fazer o home office acomodado de maneira não apropriada pode chegar a provocar problemas físicos, como dores nas costas e pescoço.
6. Tenha apenas o necessário por perto
Claro que porta-canetas são funcionais, mas cuidado ao colocar itens demais em cima da sua mesa. Como já mencionamos, só o essencial e importante deve ficar ao seu alcance.
É comum fazer uma limpeza geral e no fim da semana ter acumulado várias coisas novamente, mas é só se esforçar que a organização acaba virando um hábito e fica fácil.
Caso o local do seu home office fique dentro do seu quarto, é quase inevitável que as coisas se misturem, mas evite colocar na sua mesa de trabalho qualquer item que não pertença ao local, isso vale também para objetos de recordação.Agora você já tem dicas de ouro de como criar uma organização home office. Na prática, algumas dificuldades devem surgir, mas não se preocupe, desenhe a organização do seu home office como uma meta e dê um passo de cada vez, assim, os resultados virão.
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