Se você está em busca de crescimento constante para os seus negócios, logo, você precisa entender a importância da estratégia de organização para a sua empresa. Independente se ela for micro ou pequena, os cuidados são os mesmos. Nesse sentido, trouxemos neste artigo 5, incríveis, dicas de organização para te ajudar no processo. Confira a seguir e boa leitura!

1. Dicas de organização: Crie um CRM e melhore o relacionamento com clientes

sistema CRM gratuito

Toda empresa que visa um crescimento constante precisa se preocupar com a forma como lida com os seus clientes. Bem como encontrar estratégias para fortalecer este relacionamento.

Uma empresa desorganizada e que não presta um bom atendimento ao cliente, certamente está fadada ao fracasso.

É importante encontrar ferramentas para automatizar e padronizar os processos voltados para o atendimento ao cliente. No entanto, o que não se deve automatizar é o atendimento. Afinal, clientes fiéis são a alma do seu pequeno – e promissor –  negócio.

Para facilitar os processos você pode criar um CRM de forma muito rápida e prática. Mesmo que você ainda perca tempo fazendo o atendimento especializado, dando atenção devida aos clientes, é importante utilizar ferramentas que irão aumentar a produtividade e agilizar o atendimento.

Um sistema de CRM eficaz pode proporcionar não só agilidade no atendimento, como também aumentar a produtividade da sua equipe. E se você não tem uma equipe destinada ao atendimento, e faz por conta própria, é neste momento que você deve investir nesta proposta.

É possível criar um CRM para manter as informações dos clientes centralizadas em uma única plataforma. Além disso, você consegue encontrar todas as informações em segundos. Assim, agregando valor e eficiência aos atendimentos. E mantendo os seus clientes satisfeitos com a empresa ao qual confiaram.

Quer aprender a criar um sistema CRM gratuito? Clique aqui e acesse esse outro conteúdo. Nele falamos como é possível criar um sistema gratuito e melhorar o relacionamento com seus clientes e prospects.

2. Dicas de organização: padronize os orçamentos

Uma empresa, independentemente do seu porte, lida com diversas informações diariamente. E nem sempre é fácil organizá-las.

São e-mails de orçamentos e propostas, dúvidas, solicitações, feedbacks, agendamentos, entre outras. E com a falta de organização, você acaba perdendo muito tempo para encontrar o que você precisa e quando precisa. Não é mesmo?

Mas, você sabia que é possível padronizar os processos de coleta de dados e organizar as informações através de um aplicativo fácil e muito intuitivo?

Sim, é possível e nós vamos te mostrar como.

Certamente, você já ouviu falar sobre o aplicativo Evernote. Muitas pessoas o utilizam apenas como forma de guardar informações. Isto é, como um bloco de notas eficiente. No entanto, Evernote oferece inúmeras possibilidades para te ajudar na organização da sua micro ou pequena empresa. Entre elas:

  • Categorizar informações através de etiquetas;
  • Organizar e-mails de orçamentos e propostas;
  • Pesquisar informações em poucos segundos;
  • Criar cadernos para diferentes setores da empresa;
  • Compartilhar e colaborar notas;
  • Organizar a agenda de clientes de forma simples;
  • Digitalizar contratos e orçamentos em poucos minutos e organizar as documentações em um único ambiente, e muito mais.

3. Realize uma gestão financeira em minutos

investir em gestão financeira para organização da empresa

Toda micro ou pequena empresa precisa administrar pagamentos, emissão e recebimento de notas fiscais, organizar e padronizar processos de cobranças. Essa é uma tarefa fundamental. No entanto, pode tomar um tempo ainda maior se não for feito de forma eficiente.

Você tem dificuldades em separar as finanças da pessoa física e da pessoa jurídica? Sente que precisa ter um controle ainda maior sobre suas receitas e despesas?

Dessa forma, indicamos para você o aplicativo Minhas Economias. Ele é visto como um excelente recurso para controle financeiro pessoal e profissional. Ou seja, com ele é possível fazer:

  • Planejamento financeiro;
  • Categorizar as despesas e as receitas;
  • Adicionar lembretes de contas a pagar e receber;
  • Importar arquivos – notas fiscais, recibos de pagamentos – para manter todas as informações em um só lugar;
  • Registrar um objetivo financeiro caso você queira adotar um sistema de metas em sua empresa. Entre outras possibilidades.

4. Dicas de organização: Gerencie a sua produção em um só lugar

Aqui vai uma das dicas de organização mais importantes. Principalmente para empreendedores que sentem dificuldade em gerenciar a produção e acompanhar o desempenho de seus colaboradores.

Por mais reduzida que seja a equipe, acompanhar as metas e gerenciar a produtividade não é uma tarefa fácil.

Afinal, com tantos prazos, metas e informações, muitas empresas acabam se perdendo na hora de gerenciar os processos. E este é um erro que pode prejudicar – e muito – os resultados.

Além disso, com prazos apertados, muitos não sabem o que fazer para aumentar a produtividade. Bem como reduzir o tempo gasto em algumas tarefas.

Mas, nós temos uma solução tecnológica para você. Isto é, precisamos agradecer as evoluções tecnológicas que surgiram com a proposta de otimizar o tempo e tornar a nossa rotina muito mais produtiva.

Alguns aplicativos foram desenvolvidos justamente para nos ajudar a gerenciar as tarefas e automatizar processos. Sendo assim, confira três aplicativos incríveis:

Trello

Primeiramente, caso você trabalhe com marketing ou queira conhecer uma ferramenta para gerenciamento de conteúdo, ou de projetos, o Trello é excelente.

Em resumo, utilizando a metodologia Kanban, o Trello foi desenvolvido com a proposta de gerenciar projetos e trazer facilidade para a rotina de milhares de pessoas.

Também é um excelente aplicativo para trabalho em equipe.

Clique aqui e leia todos os benefícios do Trello.

Pipefy

Em segundo lugar, este aplicativo também é excelente para te ajudar a gerenciar a produção. Pipefy também foi desenvolvido a partir da metodologia Kanban e pode te ajudar nos mais diferentes processos. Tais como:

  • Processos de atendimento ao cliente e pós-venda;
  • Recrutamento e seleção de pessoas;
  • Gerenciamento de processos;
  • Acompanhamento de metas;
  • Estratégias de marketing, e muito mais.

Asana

Por fim, Asana é um dos aplicativos mais escolhidos para auxiliar na organização e na gestão.

Com este sistema você consegue criar projetos, acompanhar o andamento deles. Além disso, consegue verificar prazos e acompanhar o desenvolvimento da equipe.

Incrível, não é mesmo?

Clique aqui e crie sua conta gratuita no Asana, e comece a usar agora mesmo.

5. Aposte em um plano de marketing

dicas de organização - plano de marketing

Por último, e não menos importante, uma das dicas de organização mais essenciais. Afinal, uma empresa que busca crescimento e foca em resultados deve investir em um plano de marketing.

Você sabe como divulgar os seus produtos? Se a resposta for sim, então esta dica é para otimizar ainda mais as suas estratégias.

Já falamos aqui sobre o Evernote, certo? Nesse sentido, ele é um excelente espaço de trabalho para coletar ideias, materiais promocionais e organizar feedback de mídias sociais.

Além disso, ao utilizar a extensão Evernote Web Clipper para salvar conteúdos de páginas ou salvar e-mails de propostas você torna a rotina muito mais produtiva.

Em conclusão, para te ajudar em suas estratégias e ações de marketing, utilize o Trello ou o Asana para acompanhar e analisar os resultados. Bem como para estruturar suas estratégias para que tudo saia conforme o esperado.   

Estas simples dicas de organização irão te poupar inúmeras horas e trazer mais eficiência para sua rotina.

Por fim, o que você achou deste artigo? Deixe um comentário. Aproveite para compartilhar o conteúdo com mais pessoas.

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram e acompanhar vídeos incríveis no YouTube

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Modelo de plano de marketing gratuito – Clique aqui para baixar
  2. Crie um Sistema CRM gratuito com o Evernote  – Clique aqui para saber mais
  3. Curso – Organize a Rotina Pessoal e Profissional com o Evernote 
  4. Guia Evernote para Iniciantes – Clique aqui e receba o material gratuitamente.
  5. Torne-se mais produtivo através da organização e criação de rotinas – Clique aqui e tenha acesso a nossa página de treinamento.