Em decorrência das inovações tecnológicas, o departamento de recursos humanos tem sofrido, nas últimas décadas, uma série de transformações. Mas, a tecnologia veio para somar positivamente e trazer novas possibilidades de otimização e padronização. Principalmente no que diz respeito ao processo de recrutamento e seleção. Nesse sentido, confira neste artigo uma dessas possibilidades.

Tecnologia, Recursos Humanos e Recrutamento e Seleção

como melhorar os processos de recrutamento e seleção

Primeiramente, antes de passarmos para a parte prática deste artigo, vamos entender a influência da tecnologia no departamento de Recursos Humanos.

Em resumo, a tecnologia na gestão de recursos humanos vem mudando o cenário das empresas. Bem como elas lidam com os seus colaboradores e com os candidatos.

Novos sistemas são aplicados para otimizar o tempo, facilitar o alcance das metas, reduzir custos e melhorar os processos.

Através de sistemas inteligentes, as empresas conseguem automatizar e padronizar os processos em diversos departamentos. Dessa forma, proporcionando uma experiência incrível para seus colaboradores, e até mesmo para os futuros colaboradores.

Além disso, investir em um sistema inteligente pode facilitar os processos de atração e retenção de talentos na organização. Nesse sentido, tornando o processo de recrutamento e seleção mais assertivo.

Outro benefício que podemos observar com a transformação digital é a melhora na produtividade do departamento através da automação de tarefas repetitivas e que podem ser facilmente controladas através de inteligência artificial e dados.

Leia também: Automação de Processos: Entenda o que é e como usar

Certamente, adotar estratégias tecnológicas para melhorar os processos garante benefícios expressivos para o ambiente interno da organização. Além disso, também melhora a imagem da empresa, criando um diferencial competitivo no mercado.

Tendo isto em vista, confira no tópico seguinte como otimizar os processos de recrutamento e seleção através de uma ferramenta que tem crescido cada vez mais no mercado.

Como otimizar os processos de recrutamento e seleção

processo de recrutamento e seleção

Há diversas formas de otimizar os processos de recrutamento e seleção de uma empresa. Entre elas, a que vamos apresentar hoje para você é o Pipefy.

O número de usuários do Pipefy tem crescido consideravelmente em 2020. Principalmente porque a sua proposta é de facilitar a rotina da empresa em diversos âmbitos.

Em resumo, trata-se de uma plataforma fácil de usar e bastante intuitiva. Disponível para download em Android e iOS, e também a versão web, é um aplicativo para gerenciamento de tarefas e criação de fluxos de trabalho.

Além disso, inspirado no sistema Kanban, você consegue ter uma visão completa de todos os processos da empresa. Assim, agregando valor, produtividade e podendo acompanhar o desenvolvimento dos seus funcionários.

Veja a seguir duas principais possibilidades que o Pipefy oferece para padronizar e otimizar os processos de recrutamento e seleção.

Acompanhe visualmente todo o processo de recrutamento e seleção

Todo processo de recrutamento e seleção envolve uma série de etapas para tornar a contratação mais assertiva.

No Pipefy, você consegue estruturar todas estas etapas de modo que você consiga acompanhá-las visualmente.

Você pode criar o seu processo a partir de um modelo ou começar totalmente do zero.

Primeiramente, para criar um processo a partir de um modelo, basta acessar a sua tela do Pipefy, clicar em “Adicionar novo Pipe”. Como na imagem abaixo.

criar-novo-pipe

Depois disso é só clicar em “Recursos Humanos” no menu que aparecerá do lado esquerdo, e escolher o template que mais servirá você. Em seguida, basta clicar no template e depois seguir as próximas instruções.

templates Pipefy

O Pipefy é uma plataforma muito intuitiva e fácil de usar. Todos os cards incluídos no processo, assim que você escolhe um template, dão instruções para você usar o Pipefy da melhor forma possível.

Recebimento de currículos de forma organizada e eficiente

Muitas empresas criam e anunciam oportunidades e recebem os currículos através do e-mail do RH. Este processo além de ser trabalhoso, pois a equipe fica a cargo de olhar cada currículo individualmente, também desperdiça um tempo que poderia ser investido em outras etapas do recrutamento e seleção.

Sendo assim, o Pipefy tem mais esta solução para padronizar e otimizar o recebimento de currículos.

Este recebimento pode ser feito através de formulários. Ou através do próprio e-mail do RH, porém de forma muito mais organizada e automatizada.

Criando e compartilhando um formulário para recebimento de currículos em 5 passos

Para criar um formulário de recebimento de currículos é muito simples. Basta seguir o passo a passo a seguir:

1 – Com o seu processo aberto, clique em “+” no canto inferior direito da tela. Como na imagem a seguir:

criar-formulários-Pipefy

2 – Irá aparecer as informações básicas e principais já formatadas no formulário. Para adicionar um novo campo, como de “Carta de Apresentação”, por exemplo, role a tela e clique em “Adicionar campo no formulário”.

2-criar-formulários-Pipefy

3 – Depois é só escolher o tipo de resposta que você deseja obter. Para o caso do exemplo acima, escolha “texto longo”. Confira:

3-criar-formulários-Pipefy

4 – Por fim, é só preencher com as informações e selecionar os campos conforme a necessidade. Como “preenchimento obrigatório” ou se você quiser adicionar uma descrição do campo para orientar os candidatos, por exemplo. Então, é só clicar em salvar e compartilhar.

4-criar-formulários-Pipefy

5 –  Para compartilhar o seu formulário, basta clicar em “compartilhe”. O Pipefy te dará duas opções:

  • Um link para você enviar para quem interessar, como em redes sociais da empresa, por exemplo, e;
  • Um código para você incorporar o formulário à página ou site da empresa.
como criar formulários no Pipefy

Muito simples, não é mesmo?

E assim que os candidatos preencherem o formulário, automaticamente os dados entrarão na estrutura do Pipefy. Dessa forma, estarão prontos para serem analisados pela equipe para passarem, ou não, para a próxima etapa.

Aprenda na prática como otimizar os processos de recrutamento e seleção

Em conclusão, além do processo de recrutamento e seleção que pode ser otimizado, o Pipefy oferece a possibilidade de integração de processos.

Isto é, integre o Pipefy com sistema de folha de pagamento, ERPs, banco de dados de colaboradores, entre outros. E deixe a tecnologia fazer o trabalho repetitivo.

Leia também: Entenda isso antes de escolher um sistema para sua empresa

Quer aprender tudo isto que você leu, na prática?

Confira no vídeo a seguir como otimizar os processos de recrutamento e seleção, na prática:

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MATERIAIS DE REFERÊNCIA 

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  2. Organize as Tarefas da Equipe com Agilidade – Clique aqui para otimizar o fluxo de informações
  3. Otimize os Processos da Empresa – Clique aqui para triplicar a eficiência
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