De acordo com o dicionário Michaelis, o termo “virtude” significa “inclinação para o bem”, “força de caráter”, “qualidade ou atributo”, “capacidade de realização em que se emprega grande eficiência” e “incentivo para que se tenha disposição para algo”. Então, será que organização e virtude são aliadas? É justamente sobre isso que vamos refletir no texto de hoje. A seguir, entenda como a organização pode melhorar o seu dia a dia!
Afinal, o que é virtude?
Como citamos anteriormente, virtude diz respeito a uma atitude que vem da essência do ser humano e tende a ter uma sujeição para promover o bem. Então, é o mesmo que a qualidade ou um atributo positivo de algo ou alguém. Por exemplo: em uma entrevista de emprego, geralmente, o contratante pergunta qual é a sua qualidade ou o que você sabe fazer na área em que atua. Se você é da área de comunicação, talvez fale que é bom com escrita, tem facilidade em falar em público, é criativo e sabe trabalhar em equipe.
Sendo assim, ao responder, o candidato disse quatro características boas que possui e que podem ser um diferencial para conquistar a vaga. Então, seguindo em conformidade com esse raciocínio, podemos dizer que a organização também é uma virtude? A resposta é simples: sim!
Exemplos de virtude
Virtude cardeal
Como exemplo prático, podemos pensar em questões no âmbito religioso. Essa palavra é comumente utilizada em diversas crenças para definir o caráter bondoso de alguém. No caso da virtude cardeal, segundo o pensamento de Platão, há quatro qualidades básicas que devem representar o estado de espírito de um ser humano que pratica o bem:
- prudência;
- justiça;
- fortaleza e;
- temperança.
Ou seja, a pessoa deve saber as consequências de suas atitudes, prezar pela justiça social, permanecer firme e forte na vida e, por fim, ser comedido.
Outras vertentes também trazem significados ao termo. Para a Igreja Católica, existem três fundamentos: fé, esperança e caridade. Na Bíblia Sagrada, há uma passagem que fala sobre o fruto do espírito, que compõem: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, bondade, mansidão e domínio próprio.
Virtude na filosofia
Em suma, a palavra virtude teve origem na Grécia Antiga e foi estudada por Platão e, depois, por Aristóteles. Esse segundo pensador dividiu as virtudes em duas categorias básicas:
- intelectual (revela a sabedoria de um indivíduo);
- moral (diz respeito ao caráter do ser humano).
Para o filósofo grego, a virtude está no meio das coisas. Como assim? Por exemplo: a coragem é uma atitude que está entre a covardia (medo e acanhamento) e a temeridade (ousadia excessiva e imprudente). No caso dos estudos filosóficos contemporâneos, é possível encontrar estudos sobre virtude em outras áreas do conhecimento, como ética e epistemologia.
Sinônimos de virtude
Entre os sinônimos de virtude, há os termos a seguir, conforme o significado indicado pelo dicionário Michaelis:
- Valor: “preço que se atribui a algo”; “qualidade pela qual se calcula o merecimento de algo ou alguém”; “importância de algo”; “conjunto de qualidades excepcionais que atraem respeito e consideração” e “qualidade daquilo que tem legitimidade ou validade”.
- Qualidade: “atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza”; “maneira de ser”; “essência”; “natureza”; “traço positivo inerente que faz alguém ou algo se sobressair em relação aos demais” e “excelência e talento”.
- Atributo: “aquilo que é característica de alguém ou de alguma coisa”; “qualquer qualidade positiva”; “sinal distintivo” e “dado quantitativo ou qualitativo que diferencia um indivíduo de um grupo”.
- Dom: “qualidade especial ou habilidade inata para fazer algo”; “aptidão”; “habilidade”; “talento” e “característica que diferencia um indivíduo dos demais”.
5 dicas para melhorar a organização no dia a dia
1. Divida suas tarefas por ordem de prioridade
Dividir as tarefas conforme a ordem de prioridade é essencial para melhorar a organização do seu dia a dia. Ao listar todas as pendências em uma lista, manual ou digital, fica mais fácil visualizar as demandas do trabalho e da vida pessoal e, assim, dividir o que será feito primeiro e por último.
2. Deixe seu ambiente limpo e organizado
Em segundo lugar, viver em um ambiente limpo e organizado é maravilhoso. O ambiente externo tem influência no sistema nervoso do ser humano e, quando o local está totalmente de cabeça para baixo, a produtividade tende a cair e ter um desempenho comprometido.
3. Faça uma tarefa de cada vez
Um dia de cada vez e uma tarefa por vez! Quando a agenda fica lotada de trabalho, a tendência é entrar em desespero e ficar ansioso para terminar tudo o quanto antes. Contudo, esse imediatismo é prejudicial para a virtude da organização.
Correr para finalizar tudo só vai te atrapalhar. Afinal, o estresse fica alto e as atividades podem não ter um grau de qualidade habitual. Então, planeje-se, organize uma lista de tarefas e faça uma coisa por vez.
4. Evite o acúmulo de trabalho
Acumular trabalho é estressante, gera ansiedade e prejudica a produtividade. Então, para evitar esse tipo de situação desconfortável, elabore um planejamento para a sua vida pessoal e profissional, divida as tarefas conforme o grau de importância e siga as datas estipuladas para cada uma.
Além disso, evite as famosas frases: “amanhã eu termino” ou “amanhã eu vejo isso”. Esse tipo de pensamento não vai te ajudar a melhorar a organização do dia a dia. Ao contrário, só vai piorar, pois, outras demandas podem surgir no meio do caminho, o que vai gerar um montante desnecessário de tarefas.
Saiba manter a organização pessoal da sua rotina
A organização é uma virtude essencial para o trabalho e também para a rotina da sua vida pessoal. Afinal, não adianta ser disciplinado na carreira profissional. Porém, ter a realidade pessoal totalmente virada de cabeça para baixo. Por isso, uma boa alternativa é fazer um curso de Organização Pessoal para, finalmente, organizar a vida, ter uma melhor administração de tempo, melhorar a produtividade e ser mais eficiente.
Por fim, o que você achou desse artigo? Deixe nos comentários a sua opinião. E não se esqueça de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais. Além disso, tenha acesso a mais conteúdos como este na página do Instagram do Organize na Prática. E em nosso canal do YouTube!
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do Evernote!
- Que tal aprender a organizar os processos de forma rápida e prática? Então, acesse nosso treinamento e aprenda as melhores rotinas para a sua empresa!
- Organize sua vida com o curso de organização pessoal. E aprenda o exato passo a passo para aumentar a sua produtividade.
- Está com dificuldades para organizar a sua agenda? Não se preocupe! Pois, nós temos o curso ideal para você.
- Quer aprender a organizar as atividades da equipe? Então, tenha acesso a mais informações sobre o nosso curso. E aprenda como otimizar os fluxos de trabalho. Mesmo que você nunca tenha usado uma ferramenta de gestão.
- Curso de organização: aprenda a se organizar melhor e render até 2x mais!