Quando lidamos com uma empresa é fundamental adotar a organização empresarial em seu dia a dia. Isso porque, todos os dias, nos deparamos com milhares de tarefas, e imagina uma pessoa sozinha realizando todas as funções de um grande escritório. Isso é impossível!
Por isso, organiza seu ambiente de trabalho, dividindo tarefas e funções, implementando cargos, criando algumas obrigatoriedades e qualquer outro ponto que possa cooperar com sua organização empresarial. Mas a questão que fica é: o que é organização empresarial? Qual a importância disto para sua empresa? E mais, existem benefícios em se realizar uma organização empresarial?
Pensando nisso, a seguir, explicaremos o que é organização empresarial e diremos qual a importância disto e seus benefícios. E mais, ainda listamos os tipos de organização empresarial ideias para facilitar a vida no escritório.
O que é organização empresarial?
A organização empresarial pode parecer óbvia, no entanto, este é um assunto complexo e que exige muita atenção. Isso porque a organização empresarial não é bem um método taxado ou descritivo, pois ele engloba todas as áreas de um negócio, compreendendo desde as decisões mais simples até as mais complexas. É possível descrever a organização empresarial como uma análise minuciosa de todos os setores de uma empresa, observado seu funcionamento para idealizar melhorias e aperfeiçoamentos.
Além disso, a organização empresarial também trabalha com a integração dos setores de uma empresa. Essa integração é necessária uma vez que, ao unir os setores, a análise fica mais simples e pode ser feita de forma mais criteriosa, além de incentivar um trabalho mais cooperativo e eficiente.
É por meio da organização empresarial que uma empresa consegue se destacar no mercado. Isso porque uma empresa organizada é uma empresa que rende muito mais, que possui boas estratégias e um time em harmonia. Tudo isso por meio de uma formatação hierárquica, que se consegue após analisar seus setores. Criar uma estrutura hierárquica facilita na distribuição de tarefas dentro de uma empresa, tornando os processos melhores e mais rápidos, atendendo o cliente com eficiência e garantindo a qualidade de seus produtos e serviços. Bons produtos e bons serviços, aliados com clientes satisfeitos, se converte em lucro, o objetivo de toda empresa.
Uma boa organização empresarial auxilia na organização das equipes, no compartilhamento de informações, no aprimoramento de produtos e serviços, na qualidade de setores, no corte de custos e no aumento de lucros.
Qual a importância de uma organização na empresa?
Como foi dito, a organização empresarial é uma análise e estruturação de todos os setores que envolvem uma empresa. Seu objetivo é organizar e estruturar todos os seus serviços, para que juntos eles garantem um trabalho eficiente, bons projetos e serviços, clientes satisfeitos e obtenham lucro. A organização empresarial acredita em uma empresa cooperativa, mas que determine para cada funcionário suas funções, atividades e seus objetivos dentro daquele “maquinário”.
Pensando no objetivo desse método e em sua definição, é possível afirmar que a organização empresarial é importante para que um negócio se mantenha organizado e bem estruturado. A partir das análises, é possível definir o papel de cada certo, garantindo, assim, que todas as necessidades da empresa sejam atendidas, mas que ninguém fique sobrecarregado.
Além disso, é a partir da organização empresarial que os setores conseguem administrar as informações referentes a empresa, como detalhes de projetos, dados de clientes, entre outros. Com informações organizadas e compartilhadas, cada um dos setores pode acessar tais informações e aplicá-las em seu trabalho. Sem essa organização, os setores não se comunicam e determinados processos não podem se realizar, não há atrasos.
Outro ponto é que uma empresa sem estrutura hierárquica pode se tornar caótica, uma vez que as funções não ficam definidas, não há supervisores e analistas, não há controle e nem atividades estabelecidas. Compreender seu papel e posição em uma empresa é fundamental, pois assim consegue fazer o que lhe é dito como função e se dirigir a pessoa que poderá lhe ajudar e analisar seu serviço.
Sendo assim, uma empresa sem organização empresarial não consegue organizar informações e dados, estabelecer uma estrutura e suas funções, realizar atividades simples e oferecer produtos e serviços de qualidade para seus clientes.
Os benefícios da organização em um âmbito empresarial
Já dissemos que a organização empresarial é fundamental para uma empresa. Contudo, ela possui benefícios que vão além de sua funcionalidade, pois envolvem a dinâmica dos funcionários, sua satisfação e até mesmo a posição de seu negócio no mercado.
Os principais benefícios da organização empresarial são:
- Redução de custos: Com acesso fácil e rápido a informações, é possível realizar o trabalho mais rápido, evitando custos com projetos, além de evitar custos com horas extras e mais mão de obra ou matéria prima. Além disso, é possível identificar gastos desnecessários, uma vez que se tem uma visão ampla da empresa.
- Boas tomadas de decisões: Quando se tem acesso às informações de todos os setores e uma visão ampla do negócio, é possível tomar boas decisões. Isso porque economiza tempo em análise e se investe tempo em ideias. Além disso, as decisões são tomadas em menor tempo, deixando seu trabalho e seu setor mais rápidos, assim como a empresa.
- Melhoria nos projetos: Com informações atualizadas sempre disponíveis e um trabalho em conjunto eficiente, os projetos se tornam melhores, pois são bem pensados, bem desenvolvidos e bem executados.
- Promove o diálogo: Uma vez que para se manter uma empresa organizada é preciso troca de informações, o diálogo começa a ser desenvolvido. Os setores começam a se conhecer e a compreender suas atividades e funções, facilitando a comunicação durante o trabalho.
Quais os tipos de organização empresarial podem ser aplicados?
Agora que já sabe o que é organização empresarial, qual sua importância e seus benefícios, é preciso saber que existe mais de um tipo de organização empresarial. Cada um dos tipos de organização empresarial atende um tipo de empresa e suas demandas, por isso, antes de adotar seu método de organização empresarial, confira o melhor para seu negócio. Os tipos são:
Organização linear
O modelo linear é um dos modelos mais tradicionais e antigos de organização empresarial. Ele segue uma estrutura hierárquica bem definida, em que cada cargo é um cargo, e as funções estão divididas entre cada um deles. Nesse caso, esses cargos não se misturam muito, assim como suas atividades. Cada um faz sua parte na empresa para que um produto ou serviço final saia da melhor forma possível.
Além disso, o nível de responsabilidade vai mudando conforme mudam os cargos. Quanto menor for seu cargo, mais o número de funções, enquanto maior for seu cargo, menor o número de funções.
Organização funcional
Nesse caso, não são hierarquias que dividem as funções dos funcionários, mas sim as áreas dessa empresa. Por exemplo, cada setor cuida de uma coisa, como por exemplo um cuida do marketing, outro do financeiro, outro das vendas e assim por diante. Sendo assim, quem trabalha no marketing não trabalha no financeiro e não realiza tarefas desse setor.
Assim como a organização empresarial linear, é possível definir as tarefas e dividi-las nesse tipo de organização, com cada um fazendo seu trabalho.
Organização linha-staff
Essa organização empresarial é uma mistura dos outros dois tipos de organização empresarial. Ele combina uma estrutura organizacional semelhante ao da organização linear com a divisão em setores da funcional. Exemplo, o setor administrativo-financeiro de uma empresa, nesse caso, será responsável por tomar decisões sobre investimentos, planejamento estratégico e gastos da empresa. Mas também cuidará de outros setores, ajudando-os a organizar o orçamento disponível, mas sem interferir de fato na área. Sendo assim, esse setor poderia aconselhar outro a investir em um determinado produto, por exemplo, mas o setor pode recusar tal conselho e investir seu dinheiro em outra coisa. Agora que você sabe tudo sobre organização empresarial, está na hora de começar o controle empresarial de sua empresa!
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do app Evernote. Tudo isso de forma prática e rápida!
- Quer aprender a organizar a sua agenda de forma prática e fácil com o Google Agenda? Então, conheça nosso curso de Google Agenda. E facilite a sua gestão na empresa!
- Curso de organização: aprenda a se organizar melhor. E ainda, como render até 2 vezes mais no seu trabalho.
- Se precisar de uma ajuda, fale com a nossa equipe de consultoria.