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Organização mental: o que é isso?

A organização e a produtividade no ambiente do trabalho ou na vida pessoal não estão somente relacionadas ao espaço físico e aos itens materiais. Mas, também à maneira em que enxergamos a vida. Organizar os pensamentos é importante para manter o foco em questões cotidianas, aumentar o rendimento de suas atividades e trabalhar a saúde mental e o alívio do estresse diário. Nesse sentido, entender o que é a organização mental é importante.

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Saiba mais sobre a organização mental | Foto: unsplash.com

Somente entre março e setembro de 2020, após o início da pandemia, a busca por psicólogos on-line cresceu 32%, de acordo com dados da empresa GetNinjas. Pensando nisso, a organização mental é uma estratégia que melhora sua concentração em tarefas rotineiras. Além disso, ela está relacionada com a produtividade para quem quer tempo.

A seguir, saiba mais sobre conteúdo, e entenda como ele está relacionada ao foco!

O que é organização mental?

Em resumo, a organização mental existe para que você organize sua mente e busque por uma função, finalidade e objetivo em suas ações. Apesar de parecer fácil, essa limpeza vai muito além de ajustar o ambiente em que vivemos. Por isso, é necessário pensar sobre aquilo que é importante para sua saúde mental.

O resultado dessa organização é:

  • melhorar o seu bem-estar físico e mental;
  • facilitar a concentração e o foco em outros afazeres;
  • bem como, melhorar pontos que antes eram problemas. Tais como: a falta de memória, a procrastinação e o cansaço.
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A organização mental auxilia no foco e na produtividade | Foto: unsplash.com

Como organizar a mente?

Em suma, existem algumas maneiras de fazer essa limpeza mental para retomar sua motivação no cotidiano. Confira a seguir algumas dessas maneiras:

  1. Identificar, com clareza, suas metas e objetivos é uma forma de incentivar a organização mental.
  2. A atenção plena e o encorajamento de parar de adiar suas tarefas são processos que facilitam a concentração para suas atividades e impulsionam a produtividade ao longo do dia.
  3. Além disso, os momentos de descanso e prazer são essenciais para aliviar o estresse da rotina. Assim, é possível evitar a repetitiva função de cumprir trabalhos e atividades que tornam o dia a dia mais cansativo.
  4. Manter bons relacionamentos e criar novos hobbies é importante para quebrar o ritmo corrido que adquirimos durante a semana. Ou seja, é necessário que exista um tempo de distração em meio ao processo de atenção para que o corpo e a mente possam espairecer. Assim, tornando o ambiente mais positivo.

Essas foram algumas formas de organizar psicologicamente os momentos da sua rotina. Bem como, evitar o estresse enquanto mantém a concentração nas tarefas importantes. Afinal, a organização mental é uma forma de transformar seu estilo de vida cotidiano e melhorar a saúde psicológica, que pode ter sido afetada em meio a picos de exigência para fazer um trabalho exaustivo.

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MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Evernote na Prática – Organize a sua vida!
  2. Google Agenda – Organize a sua agenda de forma prática!
  3. Página de Treinamentos – Aprenda a se organizar melhor e a render até 2 vezes mais!