como organizar seu dia

Como organizar o meu dia?

Organizar o tempo ao decorrer do dia pode ser uma tarefa difícil para quem ainda não tem o costume de planejar seus próprios afazeres. É comum existir uma lista interminável de situações a serem resolvidas e trabalhos a serem entregues. Até as tarefas mais essenciais como o horário de comer, do banho, das horas de sono e de lazer podem ficar bagunçadas.

como-organizar-seu-dia
Confira dicas para organizar seu dia | Foto: unsplash.com

Dessa forma, separamos quatro dicas sobre como organizar melhor sua rotina, administrar o tempo e cumprir todas as atividades ao longo do dia. Confira!

Como organizar o meu dia? Divida as tarefas

Em primeiro lugar, uma maneira produtiva de organizar sua rotina é separar as tarefas em nível de prioridade. Isto é, desde as mais urgentes até as secundárias e opcionais.

Essa divisão auxilia na organização de quais são os deveres que, inicialmente, devem ter maior atenção. Isso ajuda a intercalar uma atividade mais difícil e outra mais fácil, para não “forçar” muito o cérebro. Além disso, é importante estabelecer metas e prazos para cada exercício e não realizá-los somente de última hora.

Faça pausas

Apesar de ser gratificante manter o foco e cumprir metas, também é fundamental ter um tempo para relaxar e descansar a cabeça dos afazeres. Sendo assim, ter boas horas de sono, alimentar-se bem e separar um momento de lazer é relevante para manter a saúde física e mental. Além, é claro, de renovar as energias, o humor e a disposição para seguir com sua rotina.

Como organizar sua rotina? Utilize métodos

Existem métodos variados para auxiliar no foco. Um dos mais famosos é o Pomodoro, que consiste em determinar um tempo de 25 minutos para concentração e de 5 minutos para descanso, e repeti-los por três ou quatro rodadas. Ainda é possível prolongar o tempo de relaxamento entre 15 e 30 minutos, a depender da sua necessidade.

Para entender um pouco mais sobre esse método, leia também: Otimize e aumente sua produtividade com a Técnica Pomodoro – Passo a Passo!

técnicas-para-uma-rotina-organizada
Algumas técnicas podem ajudar a focar em suas tarefas | Foto: unsplash.com

Essas técnicas são importantes, pois, evitam a procrastinação e melhoram a concentração. Além disso, outras estratégias envolvem o uso de aplicativos como o Forest, por exemplo. Com ele, você pode estipular um tempo para estar focado e construir uma “floresta virtual” enquanto não usa o celular. Assim, caso vire sua atenção para desbloquear o dispositivo, suas árvores no aplicativo “morrem”.

Organização física e digital

Em conclusão, manter o espaço físico organizado é uma forma de evitar distrações e estabelecer um ambiente saudável e limpo para executar suas tarefas. Isso facilita a divisão dos documentos importantes e as chances de perder seus papéis são menores. Outra forma de organizar seus comprovantes e trabalhos já feitos é utilizar a tecnologia para guardar os diversos formulários em um só lugar. Isso facilita a localização e mantém a organização e segurança dos itens, por exemplo.

Por fim, organizar a vida é essencial para manter a felicidade e a satisfação. Portanto, foque nas prioridades e celebre uma conquista de cada vez.

Se você sente dificuldades para manter a organização e precisa de ajuda, a Organize na Prática é a solução! É possível melhorar seus resultados e aumentar a produtividade em poucas semanas a partir de cursos sobre rotina e processos prontos e otimização de processos e implementação de sistemas.

Clique aqui e saiba mais!

Além disso, que tal ter acesso a mais conteúdo? Clique aqui e siga o Organize na Prática no Instagram!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Evernote na Prática – Organize a sua vida!
  2. Google Agenda – Organize a sua agenda de forma prática!
  3. Página de Treinamentos – Aprenda a se organizar melhor e a render até 2 vezes mais!