organização - vida pessoal e trabalho podem caminhar juntos

Organização: vida pessoal e trabalho podem caminhar juntos?

Muitas pessoas sentem dificuldade para organizar o tempo e principalmente para equilibrar a vida pessoal com a vida profissional. Para se planejar melhor, é fundamental entender os benefícios disso para a sua saúde mental e física. A organização faz parte do equilíbrio. Sendo assim, confira a importância e os benefícios de uma vida mais organizada!

Lazer e organização da agenda
Organizando sua agenda, passeios ao ar livre podem ser mais recorrentes | Foto: Kouji Tsuru

Ter uma vida mais organizada está diretamente relacionado com a sua produtividade no trabalho e nos estudos. Além disso, pode diminuir consideravelmente os seus níveis de estresse e ansiedade. Ao planejar seu próximo dia ou a sua semana, você conseguirá ter mais foco nas tarefas principais e separar um tempo para o merecido descanso. Afinal, rotina não é chato: tire isso da sua cabeça!

Ser organizado vai muito além de utilizar uma agenda ou um planner, é também desenvolver estratégias para realizar atividades que não são muito prazerosas: terminar aquele projeto do trabalho, estudar aquela matéria difícil ou simplesmente ler algo interessante, mas que sempre gera preguiça. Com algumas dicas simples, você conseguirá ter mais organização, otimizar processos e, mesmo assim, não abrir mão de momentos de lazer sozinho, com a família ou com os amigos.

1. Organização não é dom

Quem diz que organização está relacionado com um dom, talvez prefira inventar uma desculpa do que sair da zona de conforto. A dedicação supera qualquer talento. Por isso, não desista dos seus objetivos, mesmo que eles pareçam muito difíceis. 

2. Organização x perfeccionismo

vida pessoal e trabalho podem caminhar juntos
Você não precisa ter um guarda-roupa perfeito, somente organizado | Foto: Alyssa Strohmann

Ser organizado não significa ser perfeccionista. Aliás, o perfeccionismo é autodestrutivo. Se você deseja ter liberdade, experimente desapegar de objetos que já não são mais necessários e dê espaço para novos itens e novas experiências. Não se esqueça: são com os erros que você irá crescer nos âmbitos pessoal e profissional. Não pense em perfeição, mas em compromisso.

3. Antecedência

Separar a roupa que você vai usar no dia seguinte, o que irá comer no café da manhã e os materiais necessários para o trabalho pode fazer com que você acorde mais disposto e menos preocupado. Afinal, você acordará sem aquele pensamento de: “Tenho que fazer isso logo…”. 

Por fim, que tal aprender as melhores práticas para ter uma vida mais organizada e eficiente? Clique aqui e conheça os treinamentos do Organize na Prática, todos voltados para a organização de rotinas e processos.

Além disso, tenha acesso a mais conteúdo como este no Instagram do Organize na Prática, e no canal do YouTube!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Evernote na Prática – Organize a sua vida!
  2. Google Agenda – Organize a sua agenda de forma prática!
  3. Página de Treinamentos – Aprenda a se organizar melhor e a render até 2 vezes mais!