Despertador e procrastinação - qual a relação

Despertador e procrastinação: entenda a relação

De acordo com uma publicação da Pneumosono, Centro de Distúrbios do Sono, existem alguns problemas quando dormimos mais depois que o despertador toca: o sono adicional é dividido, então não será de qualidade. Isto é, o corpo começa um novo ciclo do sono, mas não há tempo suficiente para completá-lo. Assim, existirá uma maior sonolência durante o dia e maior lentidão cognitiva motora, o que ocasiona procrastinação e falta de produtividade.

Despertador e procrastinação - qual a relação
Programe o seu relógio biológico | Foto: Claudia Mañas

Ter uma organização do sono é fundamental para planejar a rotina e conseguir cumprir com todas as atividades propostas. Ter sempre um horário para dormir faz com que você acorde quase sempre no mesmo período. Com isso, você conseguirá construir aos poucos o seu relógio biológico e não dependerá do despertador. Se você precisa levantar cedo, durma mais cedo: simples assim.

Despertador e procrastinação: Relógio biológico

como dormir melhor e parar de procrastinar
Durma melhor e pare de procrastinar | Foto: Jeff W

Em resumo, ao dormir, a temperatura corporal diminui e a produção de hormônios como o cortisol aumenta. Essa diminuição de melatonina e aumento de cortisol são prejudicados quando opta-se pela “soneca”. Ou seja, todo o processo natural é interrompido. Sendo assim, se você quer mesmo determinar o seu relógio biológico, estabeleça horários e tente cumpri-los com precisão. Com o passar do tempo, você já estará acostumado. 

Rendimento diário

A memória, o rendimento e a capacidade para tomar decisões importantes podem sofrer prejuízos quando você decide ficar mais um pouco na cama. Nessas horas, nem banhos frios resolvem. Por isso, uma mudança gradativa de hábitos é fundamental.

Se, ao longo do dia, você se sentir cansado, por exemplo, saiba que um cochilo de aproximadamente 30 minutos não é prejudicial. Entretanto, você deve observar seu organismo: existem pessoas que não podem dormir durante o dia, pois sentem dores de cabeça e muita “moleza” após o sono, o que prejudica todas as outras tarefas.

Como dormir melhor e evitar a procrastinação?

Agora que você já sabe como a procrastinação pode te afetar, confira algumas dicas para conseguir dormir com mais facilidade e mais tranquilidade:

  • Aposte em chás calmantes, como camomila ou erva-cidreira;
  • Tente ficar longe do celular ou de outras telas luminosas antes de dormir;
  • Encontre uma atividade que te acalme: meditação ou leitura, por exemplo;
  • Evite alimentos muito gordurosos e nada saudáveis para o jantar.

Alguns aspectos como trocar o dia pela noite e cochilar no final do dia no sofá também podem prejudicar os benefícios do sono. Preze pela sua qualidade de vida! 

Por fim, uma rotina organizada também pode te ajudar a dormir melhor e mais tranquilo.

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MATERIAIS DE REFERÊNCIA

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