Nos últimos anos, o termo personal organizer esteve super em alta, em especial entre as celebridades. A boa notícia é que eles não prestam serviços apenas para as estrelas, afinal, a organização é uma necessidade de todos nós. Mas, a pergunta é: será que você precisa de um organizer? Ou já sabe se organizar com ferramentas como o Evernote, por exemplo?
Você já deve ter escutado sobre como os organizers ajudam na organização e concentração. Mas, a ideia do que esse profissional faz pode ainda ser vaga. Por isso, decidimos fazer este artigo para te explicar tudo sobre o que os personal organizers fazem e como eles podem te ajudar. Então, fique com a gente!
A origem do personal organizer
Em resumo, o exercício profissional de personal organizer surgiu nos Estados Unidos, quando um grupo de mulheres se reuniu em 1983. Elas eram moradoras de Los Angeles e já atuavam com organização pessoal, porém queriam formar uma associação.
Beverly Clower, Stephanie Culp, Ann Gambrell, Maxine Ordesky e Jeanie Shorr fundaram, ainda em 1983, a Association of Professional Organizers (APO). A partir de 1984, a associação se formaliza e passa a contar com 16 membros.
Em 1986, a APO muda seu nome para National Association of Professional Organizers (NAPO) e faz sua primeira conferência anual. De acordo com os dados de 2019, a NAPO hoje conta com mais de 4 mil membros associados.
A popularização do personal organizer
Apesar dessa profissão já existir há um bom tempo, a popularização desse profissional é bem recente. Iniciou-se como um capricho de algumas celebridades e milionários. Mas, hoje já é algo bastante acessível para as mais diversas realidades econômicas.
O sucesso é tanto que o mercado já conseguiu consolidar alguns nomes de referência na área. Uma delas é a japonesa Marie Kondo, que juntamente com o marido desenvolveu em 2015 um método de organização conhecido como KonMari.
A jovem japonesa começou a atuar como organizer com apenas 19 anos. E atualmente já teve seu método apresentado em séries e programas de TV, além dos livros que ela mesma lançou. Muitos personals inclusive se certificam e utilizam o método dela nos seus trabalhos.
Mas quais os motivos por trás da popularização desse profissional? Existem pelo menos alguns que podemos citar. Além da popularização por meio das celebridades, a vida contemporânea em si acabou exigindo o acompanhamento desse profissional. Veja alguns dos motivos para o crescimento do mercado de organização:
- Cotidiano da vida contemporânea;
- Dificuldade em manter uma rotina de organização;
- Necessidade de aproveitar bem os espaços;
- Bem como a necessidade de armazenar diversos documentos.
O que é um personal organizer?
Fazendo uma tradução livre do inglês, o personal organizer é aquele que presta um serviço personalizado de organização. Nesse sentido, ele possui o conhecimento necessário para te ajudar com a organização da sua casa, escritório ou demais espaços. O personal organizer pode atuar em diversas áreas de organização, por exemplo:
- Armários;
- Residências;
- Mudanças;
- Escritórios;
- Documentos em geral;
- Livros;
- Coleções diversas.
Normalmente, o personal organizer tem uma conversa com o cliente para poder perceber quais são suas necessidades. Então, a partir dessa conversa faz um planejamento para a organização do espaço em questão. Assim, é calculado quanto tempo vai ser necessário para realizar o trabalho.
O personal organizer pode ajudar, por exemplo, a organizar uma mudança de residência. Nesse caso, ele trata de todos os detalhes pertinentes. Isto é, desde a contratação do caminhão de mudanças, passando pela embalagem e desempacotamento das coisas, até a ordenação prática e funcional de tudo.
Como funciona o trabalho de um personal organizer?
O trabalho de um personal organizer não é de arrumação, mas sim de organização. Na arrumação, os itens são simplesmente guardados; já na organização, as coisas são colocadas em seus devidos lugares, seguindo técnicas definidas com o objetivo de otimizar os espaços e reduzir o tempo de procura .
Para manter a ordem já estabelecida, o personal organizer pode promover o treinamento de empregados e do próprio cliente, para que todos possam se adaptar e manter o novo sistema de armazenamento proposto.
Dependendo do cliente, o personal organizer fará visitas de manutenção para ver se a organização continua ou se alguma ajuda faz-se necessária. Essas visitas podem ser anuais, semestrais, até mesmo mensais.
O personal organizer pode sistematizar os documentos, recibos, finanças, enfim, toda a parte de papéis que pode haver no escritório ou na casa do cliente. Através de metodologias específicas, só é guardado o que realmente precisa ser guardado e qualquer documento pode ser encontrado em segundos. Você que acompanha o site Evernote na Prática, já sabe que o Evernote é o local ideal para guardar todos os documentos.
Para além de organizar roupas, livros e documentos, o personal organizer pode ajudar a pessoa a disciplinar sua própria vida e rotina diária. Ele procurará entender quais são as necessidades do cliente em relação aos seus familiares, seus empregados, por exemplo, e irá ajudar a estabelecer uma rotina adequada, fácil de seguir e que tenha objetivos definidos.
O personal organizer no Brasil
O crescimento do mercado de organização não foi uma tendência apenas nos Estados Unidos ou no Japão. Por aqui, também já existem vários profissionais, alguns com certo renome na área, além das movimentações para a criação de associações parecidas com as norte-americanas que visassem valorizar o exercício desses indivíduos.
Nesse sentido, a Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (ANPOP) foi idealizada ainda no ano de 2006. Contudo, apenas em 2013 começou a atuar efetivamente, e no ano de 2019 já contava com cerca de 300 membros associados.
O que é preciso para ser um personal organizer?
Em nosso país, o exercício da profissão de personal organizer não é regulamentado. Isso significa que não há necessidade de possuir qualquer diploma para atuar na área ou obrigatoriedade de filiação a um órgão fiscalizador, como ocorre com outras profissões.
Ainda que não existam exigências para se tornar personal organizer, é preciso dizer que os indivíduos com certificações e especializações conseguem se colocar melhor no mercado, aumentando as chances de se destacar perante a concorrência.
Um dos certificados mais buscados pelos aspirantes a personal organizer, e também um dos mais requisitados pelo mercado, é a certificação KonMari. No entanto, obter essa qualificação é um tanto caro, devido à necessidade de participar de eventos fora do país.
Mas também existem certificações nacionais que são mais baratas. O importante é que o profissional tenha comprometimento, concentração, conhecimentos em organização e capacidade de orientar o cliente da melhor forma possível na reestruturação da rotina e na arrumação.
Será que eu preciso de um personal organizer?
Bem, se você é como a maioria das pessoas, que trabalha, estuda, tem uma família para cuidar, compromissos múltiplos para atender, sente que não tem tempo para nada, então a resposta é: sim, um personal organizer pode ser muito útil para você. De preferência, um que conheça bem o Evernote.
Deixando a organização de seu guarda-roupa, de sua casa, ou de suas finanças a cargo desse profissional, você irá perceber que terá muito mais tempo livre para pensar e produzir coisas que são importantes em sua vida.
Benefícios em contratar um personal organizar
Os benefícios trazidos pelo serviço de um personal organizer são muitos, podemos mencionar alguns deles:
- Tudo se torna muito mais prático e funcional, já que poderá encontrar suas roupas, sapatos ou seja lá o que for, em pouquíssimo tempo;
- Com o fim da bagunça, a sensação de alívio é enorme, fazendo com que o tempo passado em família ou no trabalho seja muito mais produtivo e tenha mais qualidade;
- Alguns especialistas afirmam que quando organizamos nossas coisas e o ambiente que nos cerca, também organizamos nossa vida. Isso porque a pessoa passa a ter mais tempo para cuidar de si mesma, cuidar da saúde, ler livros e publicações úteis para sua carreira, estabelecer e colocar em prática metas e objetivos para sua vida;
- Em termos econômicos, só temos a ganhar. Dificilmente iremos correr o risco de pagarmos uma conta ou um tributo em atraso, simplesmente porque sequer nos lembrávamos onde estava a fatura. Não compraremos uma roupa desnecessariamente, para depois percebermos que já tínhamos uma idêntica no fundo do guarda-roupa. Pode parecer pouco, mas tudo somado pode provocar um rombo em nosso orçamento ao final de 1 ano;
- A pessoa passa a sentir que tem mais controle de sua vida, e assim passa a ter mais autoestima. O acúmulo de coisas pode causar estresse e ansiedade. Com tudo devidamente organizado, isso tende a diminuir ou até mesmo sumir.
Quanto custa contratar um personal organizer?
Essa é a pergunta que você deve estar se fazendo. Provavelmente, você deve estar pensando em um valor astronômico, mas na verdade esses profissionais são bem acessíveis. O primeiro fato que temos que te informar sobre, é que o valor da contratação pode variar.
Isso acontece porque esses profissionais podem ser contratados por hora, projeto ou diária. A forma de pagamento escolhida vai depender da preferência do profissional e das exigências na realização do projeto desejado pelo cliente.
Apesar de não existir um valor fixo para a contratação, é possível analisar a média das cobranças. Segundo o site especializado em vagas de emprego Cronoshare, o preço por hora no Brasil varia entre R$ 80 e R$ 300. A oscilação no valor depende da experiência do profissional e da região onde ele atua.
Já outro levantamento, este realizado pela Rádio Gaúcha em 2017, mostrou os preços cobrados pelos organizers por cada projeto executado. Segundo os dados colhidos, os valores do serviço são os seguintes:
- Organização de dormitório, armário e closet: de R$ 520 a R$ 870;
- Organização de depósitos: de R$ 300 a R$ 700;
- E organização de cozinha: de R$ 300 a R$ 400;
- Treinamento de pessoal: de R$ 300 a R$ 500.
Percebeu a importância do personal organizer?
Em suma, a grande vantagem de contratar um personal organizer e de ter uma rotina constante de organização é aproveitar melhor o seu tempo e o seu espaço. Pense em quantas vezes você já perdeu horas à procura de algo que estava perdido no meio da sua bagunça.
Outro fator é que, na correria do dia a dia, muitas vezes é impossível arranjar tempo para conseguir organizar as coisas. Dessa forma, ter a ajuda de um especialista é importante. Pois, ele será capaz de te ensinar técnicas e práticas de organização.
Mas um Personal Organizer é muito para mim
Se você acha que um personal organizer é muito para você, comece dando pequenos passos individualmente mesmo. Decida mudar sua rotina de organização. Como assim? Comece arrumando os seus documentos e jogando fora papéis velhos que não servem para mais nada.
Existe uma tática para as pessoas que se sentem mal em jogar os papéis velhos no lixo (eu sei que no fundo o sentimento é de precisar um dia dos papéis). Mas, a tática é simples: basta digitalizá-los no Evernote. Dessa forma, você elimina o papel físico e deixa guardado no Evernote caso precise dele um dia.
Não se esqueça de organizar de acordo com etiquetas e em cadernos para fácil identificação em uma busca futura. Quando você fizer isso, irá sentir uma sensação de alívio muito boa. Jogar coisas físicas velhas traz bem-estar, e o melhor ainda é saber que a informação estará guardada pronta para ser resgatada a qualquer momento.
Organize a sua vida na Prática
Uma dica para começar a organizar sua vida na prática, é o Curso de Organização Pessoal da Organize na Prática. Nele, você será apresentado a técnicas de otimização de rotina, para assim produzir, trabalhar ou estudar melhor. Clique no link e conheça já!
Gostou do conteúdo sobre personal organizer? Acompanhe nosso blog e receba mais conteúdos sobre organização e otimização de rotinas.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar com o Evernote!
- Aprenda como organizar sua vida pessoal e profissional com o Evernote.
- Quer aprender a organizar as tarefas da equipe? Então, acesse o curso gestão de projetos com Asana. Aprenda a otimizar as etapas do processo em poucas horas.
- Está com dificuldades para organizar sua agenda? Não se preocupe! Pois, nós temos o treinamento ideal para você.
- Curso de organização: aprenda as melhores práticas para render até 2x mais.