Personal organizer, será que eu preciso de um?

Você já deve ter ouvido falar no termo “personal organizer“.

A figura do personal organizer surgiu nos Estados Unidos e foi há relativamente poucos anos que no Brasil começamos a ouvir sobre o trabalho desse profissional.

Fazendo uma tradução livre, o personal organizer é aquele que presta um serviço personalizado de organização. O personal organizer pode atuar em diversas áreas de organização, como por exemplo

  • armários
  • residências
  • mudanças
  • escritórios
  • documentos em geral
  • livros
  • coleções diversas

Normalmente, o personal organizer tem uma conversa com o cliente para poder perceber quais são suas necessidades e a partir dessa conversa faz um planejamento para a organização do espaço em questão. É calculado quanto tempo vai ser necessário para realizar o trabalho e a cobrança pode ser feita por hora ou por pacote fechado.

Evernote Personal organizer
Evernote Personal organizer

Assim, o personal organizer pode ajudar, por exemplo, a organizar uma mudança de residência. Ele trata de todos os detalhes pertinentes, desde a contratação do caminhão de mudanças, passando pela embalagem e desencaixotamento das coisas, até a ordenação prática e funcional de tudo.

Note que o trabalho de um personal organizer não é de arrumação, mas sim de organização. Na arrumação, os itens são simplesmente guardados; já na organização as coisas são colocadas em seus devidos lugares, seguindo técnicas definidas com o objetivo de otimizar os espaços e reduzir o tempo de procura .

Para manter a ordem já estabelecida, o personal organizer promove o treinamento de empregados e do próprio cliente, para que todos possam se adaptar e manter o novo sistema de armazenamento proposto.

Dependendo do cliente, o personal organizer fará visitas de manutenção para ver se a organização continua ou se alguma ajuda faz-se necessária. Essas visitas podem ser anuais, semestrais, até mesmo mensais.

Como já mencionado, o personal organizer pode sistematizar os documentos, recibos, finanças, enfim toda a parte de papéis que pode haver no escritório ou na casa do cliente. Através de metodologias específicas, só é guardado o que realmente precisa ser guardado e qualquer documento pode ser encontrado em segundos. Você que acompanha o site Evernote na Prática já sabe que o Evernote é o local ideal para guardar todos os documentos.

Para além de organizar roupas, livros e documentos, o personal organizer pode ajudar a pessoa a disciplinar sua própria vida, sua rotina diária. Ele procurará entender quais são as necessidades do cliente em relação aos seus familiares, seus empregados, por exemplo, e irá ajudar a estabelecer uma rotina adequada, fácil de seguir e que tenha objetivos definidos.

Pode-se perguntar: por que preciso de um personal organizer?

Bem, se você é como a maioria das pessoas, que trabalha, estuda, tem uma família para cuidar, compromissos múltiplos para atender, sente que não tem tempo para nada, então a resposta é: sim, um personal organizer pode ser muito útil para você. De preferência um que conheça bem o Evernote. 🙂

Deixando a organização de seu guarda-roupa, de sua casa, ou de suas finanças a cargo desse profissional, irá perceber que terá muito mais tempo livre para pensar e produzir coisas que são importantes em sua vida.

Os benefícios trazidos pelo serviço de um personal organizer são muito, podemos mencionar alguns deles:

  • tudo se torna muito mais prático e funcional, já que poderá encontrar suas roupas, sapatos ou seja lá o que for, em pouquíssimo tempo;
  • com o fim da bagunça, a sensação de alívio é enorme, fazendo com que o tempo passado em família ou no trabalho seja muito mais produtivo e tenha mais qualidade;
  • alguns especialistas afirmam que quando organizamos nossas coisas e o ambiente que nos cerca, também organizamos nossa vida. Isso porque a  pessoa passa a ter mais tempo para cuidar de si mesma, cuidar da saúde, ler livros e publicações úteis para sua carreira, estabelecer e colocar em prática metas e objetivos para sua vida;
  • em termos econômicos, só temos a ganhar. Dificilmente iremos correr o risco de pagarmos uma conta ou um tributo em atraso, simplesmente porque sequer nos lembrávamos onde estava a fatura. Não compraremos uma roupa desnecessariamente, para depois percebermos que já tínhamos uma idêntica no fundo do guarda-roupa. Pode parecer pouco, mas tudo somado, pode provocar um rombo em nosso orçamento ao final de 1 ano;
  • A pessoa passa a sentir que tem mais controle de sua vida, e assim passa a ter mais auto-estima. O acúmulo de coisas pode causar estresse e ansiedade. Com tudo devidamente organizado, isso tende a diminuir ou até mesmo sumir.

Já conseguiu perceber a importância de um personal organizer em sua vida?

Decida organizar-se e conte com a ajuda desse excelente profissional para isso. Pode sentir logo os benefícios de uma vida simples e irá sentir-se motivado a dar vôos maiores, em busca da sua auto realização e das metas que são realmente importantes para você.

Mas um Personal Organizar é muito para mim…

Se você acha que um personal organizer é muito para você, comece dando pequenos passos você mesmo. Decida mudar e comece organizando os seus documentos e jogando fora papéis velhos que não servem para mais nada.

Eu tenho uma tática para as pessoas que se sentem mal em jogar os papéis velhos no lixo (eu sei que no fundo o sentimento é de precisar um dia dos papéis), a tática é simples, basta digitalizar no Evernote, você elimina o papel físico e deixa guardado no Evernote caso precise um dia.

Não esqueça de organizar de acordo com etiquetas e em cadernos para fácil identificação futura.

Quando você fizer isso, irá sentir uma sensação de alívio muito boa.

Jogar coisas físicas velhas traz bem estar, e o melhor ainda é saber que a informação estará guardada pronta para ser resgatada a qualquer momento.

Se você quiser saber mais como aproveitar o Evernote para organizar a sua vida, conheça mais detalhes aqui.

Organizar a Vida Digital na Prática

Sabia que você pode ser mais produtivo organizando as informações que lida diariamente (vida digital)? Seja na vida pessoal como profissional todos nós precisamos ter mais organização. Conheça nosso treinamento para ajudar você a ter mais produtividade do básico ao avançado.

Faça a sua inscrição e tenha acesso imediato. Você vai se surpreender com o que é possível fazer com o Evernote.

Veja o que dizem

Evernote - Comentários


Mauricio Aizawa
Mauricio Aizawa

Empresário, professor e fundador da Organize na Prática (organizenapratica.com.br), empresa de treinamentos e consultoria com foco em produtividade pessoal e empresarial. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo pelo Insper. • Profissional certificado pela Evernote para implantação do Evernote Business. • Mais de 15 anos de experiência com implementação de sistemas corporativos e otimização de processos na área de relacionamento com clientes, gestão empresarial, automação de marketing e business intelligence.